Arte com Resina: faça um quadro decorativo com garrafa!
O perfil especializado em dicas domésticas e artesanato The Gooch, publicou um vídeo no TikTok ensinando como fazer arte com resina.
De acordo com o vídeo, basta usar uma moldura, quebrar uma garrafa e vidro e aplicar resina misturada por cima e você tem um quadro decorativo lindo.
Como o Almanaque SOS não ia perder a oportunidade de fazer um artesanato de resina que parece ser tão simples, decidimos testar: Será que Funciona?
Teste: Como Fazer um Quadro com uma Garrafa Quebrada
Materiais:
- 1 Moldura
- 500ml de Resina Epóxi Tipo A
- 500ml de Resina Epóxi Tipo B
- 1 Garrafa de Vidro
- 1 Paninho
- 1 Martelo
- 1 Espátula de Madeira
- Luvas, Máscara e Óculos de Proteção*
*O equipamento de proteção é necessário pois a resina é um produto químico tóxico e potencialmente perigoso! Use com cuidado e evite a presença de crianças durante o processo.
Passo a Passo
O primeiro passo foi remover o vidro da moldura e colocar o fundo no lugar. O ideal é que você sele a parte traseira do quadro com uma fita resistente. Continue lendo para saber o porquê.
Colocamos a garrafa em cima da moldura, cobrimos com um pano e quebramos com firmeza e delicadeza ao mesmo tempo, esse é um trabalho cuidadoso
Organizamos os cacos da garrafa pra ficar bem bonito e misturamos as resinas tipo A e B de acordo com as instruções da embalagem.
Lentamente, despejamos a resina por cima dos cacos e espalhamos bem por toda a superfície da moldura. Agora era só esperar secar por, pelo menos, 24 horas e nossa peça em resina estaria pronta!
Resultado: Fazer um Quadro Decorativo Com uma Garrafa Funciona?
Resposta rápida: sim, mas precisa de alguns cuidados!
Botamos a mão na massa e testamos essa ideia de fazer um quadro decorativo com uma garrafa e, acredite, deu super certo! O processo em si é bem criativo e o resultado final é realmente único.
Mas olha, não podemos deixar de frisar que segurança é a chave aqui.
Quando você está lidando com vidro e resina, é como estar numa espécie de laboratório científico – não esqueça os óculos, máscara e luvas, tá?
Aqui vai outra dica importante: essa brincadeira não é para crianças, não! Os cacos de vidro da garrafa podem ser perigosos, e a resina também tem seus riscos.
Ela pode ser tóxica se não for manuseada corretamente, então deixe a garotada longe disso.
Ah, e tem um detalhe: lembre-se de selar bem o fundo do quadro. A gente não quer que a resina vaze e mele tudo, né? Até porque isso poderia ser um desastre, ou será que foi?
Quais cuidados tomar
Foi um desastre. Nós não pensamos que a resina poderia vazar e melar tudo, mas foi exatamente isso que aconteceu.
A sorte é que o Dario deixou um paninho no chão para evitar que sujasse tudo. O resultado? A resina grudou no pano e ele endureceu, virando praticamente uma pedra.
O mesmo aconteceu com o papel que ele deixou para apoiar no fundo da moldura.
Limpar tudo isso foi bem mais difícil do que fazer a própria peça de resina. Mas nós tínhamos um aliado do nosso lado: a acetona.
Caso a resina vaze e endureça em superfícies indesejadas, basta aplicar um pouco de acetona por cima, deixar agir um pouquinho e remover o excesso com uma espátula.
Ou seja, apesar de ter dado uma trabalheira, conseguimos remover tudo com o poder da ciência!
O que precisamos saber sobre a resina
1. O que é resina?
Resina é um material parecido com um gel ou líquido viscoso que a gente encontra na natureza ou que pode ser produzido em laboratório.
Geralmente, ela é formada por um monte de moléculas pequenininhas que se juntam e ficam todas agarradinhas, formando uma substância sólida ou meio sólida, tipo um plástico duro.
2. Quais tipos de resina existem?
Tem vários tipos de resina por aí, e elas podem ser feitas a partir de plantas, como a resina da árvore do incenso, ou até mesmo de processos químicos, onde a gente mexe com moléculas e cria essa substância.
3. O que pode ser feito com resina?
Com resina, você pode soltar a criatividade e fazer joias, chaveiros, marcadores de página e decorações únicas como o quadro que a gente mostrou neste artigo.
Objetos abstratos, mesas com efeitos de mármore, objetos encapsulados até peças em 3D e geodos de resina coloridos. A imaginação é o limite!
Fora isso, as resinas ainda têm um monte de usos diferentes, desde fazer plásticos e tintas até serem usadas em clínicas odontológicas para alguns procedimentos dentários.
4. Qual é o tipo de resina certa para artesanato?
Para artesanato, a resina epóxi, que a gente usou no quadro decorativo, é a mais indicada. Ela é versátil e permite criar uma variedade de peças.
Dito isso, produza sua arte de resina com cuidado, seguindo sempre as instruções da embalagem, usando equipamento de proteção e trabalhando sempre em local ventilado.
5. Qual é a melhor resina para iniciantes?
Para quem está começando, a resina epóxi de cura lenta é uma ótima escolha.
Ela dá mais tempo para trabalhar, o que é ótimo para evitar correrias. Ela também é mais fácil de eliminar bolhas de ar e fazer um acabamento mais suave.
Além disso, algumas marcas oferecem kits para iniciantes, que já incluem tudo o que você precisa para começar. Isso facilita bastante, já que você não precisa se preocupar em comprar todos os materiais separadamente.
Então, se você tá dando os primeiros passos nesse mundo da resina, vai de resina epóxi de cura lenta e compre um kit para iniciantes.
O que a galera achou desse teste
Os seguidores do Almanaque SOS amaram nossa arte com resina e comentaram nas nossas redes sociais:
“Parece obra de arte feita pela Pheobe Buffay (Friends) kkk não esqueço da boneca no quadro a Gladys “, disse Flavia Carol em nosso Instagram.
“Não é 51 mas é uma boa ideia. Parabéns “, brinca Selma Matsubara em nossa página no Facebook.
“Eu sendo pobre colocar uma coisa dessa na sala, vão me chamar de louca “, brinca Glendha Pereira em nosso canal no Youtube.
Se você quer mergulhar ainda mais no mundo do artesanato, confira nosso artigo te ensinando como fazer uma vela aromática com gelo!
O que aprendemos com esse teste
- É possível fazer uma obra de arte com uma garrafa quebrada.
- É possível remover o excesso da resina endurecida com acetona.
- É preciso ter cuidado com os cacos de vidro e toxicidade da resina ao fazer o quadro decorativo.
- A resina pode ser usada em vários tipos de trabalho, desde artesanato até tratamento dentário.
- A resina epóxi de cura lenta é a ideal para iniciantes.