• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Armazenar gengibre no congelador é muito mais econômico

Além de durar mais, ainda é mais prático de usar e não altera em nada a experiência.

Bruno Oliveira Publicado: 30/11/2022 10:04 | Atualizado: 30/11/2022 10:05

O gengibre é uma raíz deliciosa para algumas pessoas e que na maioria das vezes é usada em pequenas quantidades, para dar aquele toque especial. Porém, muitas vezes só encontramos pedaços grandes desse vegetal na feira ou mercado.

E aí, como armazenar o gengibre sem estragar? Neste artigo, vamos te explicar tudo isso e de quebra te ensinar a melhor forma de descascar gengibre. Simbora!

 

Como armazenar o gengibre corretamente

Para começar, diferente do que se possa imaginar, o melhor lugar para armazenar gengibre é dentro do congelador e não na geladeira.

Um dos principais motivos disso é que, enquanto na geladeira o gengibre se mantém conservado por menos de um mês, no freezer esse tempo pode até triplicar e o alimento vai preservar todas as suas propriedades. O sabor pode ficar levemente mais amargo, mas apenas paladares mais sensíveis percebem a diferença.

Além disso, atente-se que neste artigo estamos referindo ao pedaço da raiz do gengibre in natura, ou seja, no caso do gengibre em conserva ou processado, o tempo de preservação do alimento na geladeira ou congelador pode ser diferente.

 

As diferenças entre o gengibre guardado na geladeira e o congelado

As diferenças aparecem quando o gengibre é ralado em um ralador convencional:

  • Lascas vs. Farelos: enquanto o da geladeira, quando ralado, se transforma em lascas, o do congelador vira um farelinho, ideal para receitas que você quer trazer o sabor do gengibre, mas não a sua textura.
  • Não vira gelo: quando armazenado no congelador, o gengibre não vira uma pedra de gelo. Ou seja, se você tem medo de guardar no congelador porque acha que vai ter mais trabalho para processar o alimento depois, pode comemorar!
  • Cor: ao comparar o gengibre guardado na geladeira daquele que foi armazenado no congelador é na cor do alimento.

 

Quais os benefícios de preservar o gengibre no congelador

Guardar o gengibre no congelador tem seus benefícios, entre eles:

  • Não precisa esperar descongelar para usar;
  • O alimento é preservado por mais tempo;
  • Facilita o seu uso em alguns tipos de receitas;
  • É mais fácil de descascar.

 

A melhor forma de descascar o gengibre

Essa dica é uma das mais práticas que já ensinamos aqui no Almanaque SOS, tanto que você vai precisar apenas do seu gengibre e uma colher limpa.

 

Basta segurar a raiz firmemente com uma mão, enquanto a outra vai raspando a superfície do alimento com a colher. Facim facim!

 

Dito isso, se a casca do seu gengibre tiver sido bem higienizada, saiba que você pode comê-la tranquilamente, visto que boa parte das propriedades do gengibre também estão concentradas na casca.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas opiniões sobre a dica com a gente nas nossas redes sociais:

“Eu gosto de pegar umas pontinhas do gengibre e enterrar, assim ele cresce e eu sempre tenho gengibre em casa.”, disse Catharine Gianpietro em nosso Instagram.

“Gente ralem gengibre na salada de folhas fica muito bom!”, sugere Janaína Gonçalves em nosso TikTok.

“Obrigada pela informação, sempre perdia o gengibre na geladeira, ficava seco.”, comenta Maiza Lacerda em nossa página no Facebook.

“Adorei saber disso. Agora o gengibre aqui ficará congeladinho. Suco de melancia com gengibre = delícia! Suco de abacaxi e gengibre = maravilha! Recomendo.”, sugere Paula D’Bor em nosso canal no Youtube.

Se você acha que já sabe tudo sobre o gengibre, confira nosso artigo desvendando o mito sobre tirar cravos com gengibre em pó.

 

Fonte(s): eCycle
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui