Argo (Vale 8) #PraAssistir
“Argo” será, talvez, o grande nome do Oscar 2013. Do Globo de Ouro 2013 ele já foi, levando para casa os prêmios de melhor filme do ano (drama) e melhor diretor. Mas, mesmo a crítica especializada dizendo que é um dos melhores filmes dono, com a consagração de Ben Affleck e blablablá, eu direi: é apenas um bom filme, um filme de americano, com americano para americano ver.
Argo conta a história de um agente da CIA (interpretado por Ben Affleck, que além de diretor, também é o ator principal do filme) em um grande acontecimento na história das relações internacionais: em 1979 os iranianos estavam revoltados com os americanos, pois ele haviam dado asilo político ao xá Reza Pahlevi, cuja ditadura cruel no Irã foi derrubada por uma revolução.
Com muita revolta e violência, a população invade a embaixada dos EUA no Irã, faz uma série de reféns no local mas, com sorte, 6 americanos conseguem fugir e se escondem na embaixada canadense. E então entra o personagem de Affleck: para resgatar o grupo de americanos, é criada uma aventura mirabolante: a CIA inventa a produção de um filme de ficção chamado “Argo” que será filmado no Irã e cabe ao personagem de Affleck fingir ser da equipe para entrar no país e tentar fugir com os americanos.
Ou seja, há no filme uma grande mistura de gêneros: há o drama dos personagens presos no Irã, o documentário de ser algo que aconteceu de verdade em nosso mundo, a ficção do próprio filme sendo produzido e a comédia disso tudo junto – porque, digamos, é um plano bem bizarro.
Novamente repito: é um bom filme. Há cenas geniais, o roteiro é muito bom e Affleck está muito bem na direção do filme (embora sua atuação seja mais do mesmo). Mas isso era de se esperar dele: é o terceiro filme dele, depois de dois excelentes filmes “Medo da Verdade” e “Atração Perigosa”, não se esquecendo do Oscar que Affleck ganhou ao lado de Matt Damon pelo roteiro de “Gênio Indomável”. Sim, Affleck aos poucos vai se firmando como um dos melhores diretores dessa nova safra do cinema.
No entanto, “Argo”, por mais que seja bom, não é um filme que você sai do cinema com aquela sensação de “puta que pariu que filme surpreendente”. Não! Eu assisti ao filme e pensei “okey, é aquele tipo de filme que o Oscar gosta e os americanos piram”. Eu aposto que ele vai levar a melhor no Oscar e ganhar como melhor filme. Uma pena, há tantos filmes melhores.
Mas, minha nota foi 8 porque é de fato um filme bem produzido. Um cinema pipoquinha para levar a namorada – ou a pretendente, ou só a peguete, ou whatever – e contar que quem indicou o filme foi o SOS Solteiro (assim você fala com propriedade!). É isso!
Assista ao trailler:
O DVD de Argo já está à venda aqui. É um filme que vale a pena ter em casa se você curte cinema!
Se você é daqueles que prefere ler ao livro que sempre tem mais detalhes, fique à vontade; aqui.
Acompanhômetro
Assista acompanhado, como já dito acima.
Humormetro
Tem ação, suspense, drama, comédia e um quê de desenho animado.
Vale a pipoca?
Sim
Prêmios
Ganhou como melhor filme e melhor direção (Ben Affleck) no Globo de Ouro 2012. Nos Oscar concorre a 7 estatuetas: melhor filme, melhor ator coadjuvante (Alan Arkin), melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora original, melhor montagem, melhor edição de som e melhor mixagem de som. Argo também faturou outras premiações realizadas mundo afora.
Trilha Sonora
Combina com o filme, divertida nas cenas divertidas e tensa nas cenas tensas.
Nota
Paulo Basile – @paulinhobasile – Jornalista, quase publicitário, especialista em mídias digitais e geek de carteirinha. Conectado 24 horas por dia, passo mais tempo na web que com minha família. De olho em todas as novidades que rolam na rede, nesta coluna você vai receber dicas geniais de como facilitar sua vida com a ajuda da tecnologia, seja ela em seu smartphone, notebook, tablet ou no pager (dá para ser nostálgico e tecnológico ao mesmo tempo!)