ATENÇÃO: Ar-condicionado do carro pode causar sonolência e até desmaio, garante especialista
Ar-condicionado é uma mão na roda em dias quentes, ainda mais nesse país tropical e bonito por natureza, mas ele esconde um perigo desconhecido por muitos, principalmente os instalados em automóveis.
Ao que parece, se livrar do calorzinho na estrada pode ser um perigo para sua vida, pois o equipamento pode deixar o motorista com sono e, em casos extremos, até fazê-lo desmaiar!
Quem deu esse alerta foi o Dr. Dirceu Rodrigues, diretor da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) em entrevista ao site Quatro Rodas.
O especialista explica que isso acontece porque, quando o sistema de recirculação do ar-condicionado está ligado, o carro não deixa nenhum ar entrar ou sair.
Ou seja, o oxigênio que tem dentro do veículo vai sendo consumido até sobrar apenas gás carbônico – e isso acaba provocando sonolência nas pessoas.
E não é só no carro que esses sintomas podem aparecer
Segundo a Quatro Rodas, uma pesquisa feita em São Paulo comparou a saúde de pessoas que trabalhavam em ambientes com ventilação artificial com a saúde das que trabalhavam em locais com ventilação natural.
Resultado: o pessoal do ar-condicionado sofria muito mais com sonolência (além de irritação nos olhos e nariz) do que a galera que trabalhava no vento fresco.
Então, o que devemos fazer?
Se você estiver dirigindo há muito tempo com o botão de recirculação acionado e começar a dar aquela pescada, sendo que dormiu bem, muito provavelmente significa que o oxigênio dentro do carro está acabando.
O indicado, segundo Dr. Rodrigues, é abrir as janelas e tomar um ar fresco para acordar.
Após deixar bastante ar “novinho” circular por todo o carro, você pode ligar novamente o ar, sem problemas, segundo o especialista. Mas atente-se a repetir a dica sempre que se sentir sonolento ou estiver a muito tempo com as janelas fechadas.