

Como Aproveitar Cascas de Frutas: confira dicas e vantagens!
Ah, a casca das frutas, essa parte incrível que muitas vezes a gente acaba descartando sem pensar duas vezes. Mas acredite, ela tem lá seus benefícios!
Se você tem algum receio de consumir casca de frutas, saiba que dá pra fazer isso de um jeito seguro, desde que as frutas sejam higienizadas corretamente pra se livrar de agrotóxicos.
Com a limpeza correta, você consegue aproveitar ao máximo as vantagens desses alimentos, sem despedícos! Saiba quais são.
Quais os Benefícios das Cascas de Frutas?
- Nutrientes: as cascas são frequentemente carregadas de nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais. Muitas vezes, esses tesouros estão escondidos bem ali, então por que não aproveitar?
- Fibras: se você tá buscando um jeito de aumentar a quantidade de fibras na sua dieta, as cascas podem ser suas grandes aliadas para auxiliar na digestão e na sensação de saciedade.
- Antioxidantes: muitas cascas são ricas em antioxidantes, aquelas substâncias que ajudam a combater os radicais livres no corpo e a manter as células saudáveis. Uma verdadeira festa de brilho e juventude!
- Sabor e Textura Extra: algumas cascas podem adicionar sabor e textura únicos às suas receitas. Como a casca de uma maçã ou de um limão pode dar um toque especial a um prato.
- Menos Desperdício: vamos combinar, a gente já desperdiça tanta comida por aí, né? Usar as cascas é uma forma de reduzir o desperdício e fazer a nossa parte pelo planeta.
- Variedade na Cozinha: quando você começa a explorar as possibilidades das cascas na cozinha, abre um mundo de criatividade. Você pode até surpreender com pratos deliciosos como um suco de casca de manga!
Claro, nem todas as cascas são comestíveis ou têm o mesmo nível de benefícios.
Continue lendo só para ter certeza de que você tá aproveitando o melhor de cada fruta.

Quais Cascas de Frutas Podem Ser Consumidas?
Tem um monte de cascas de frutas que podem ser consumidas de boa, e trazem um montão de vantagens! Dá uma olhada na lista:
- Maçã: a casca da maçã é cheia de fibras e antioxidantes. Comer a maçã com casca oferece mais vitamina K, A, cálcio e potássio.
- Pera: assim como a maçã, a casca da pera também é rica em fibras, antioxidantes e potássio.
- Uva: a casca delas contém resveratrol, um antioxidante que já ganhou fama por suas propriedades antioxidantes que podem ajudar a combater os radicais livres e contribuir para a saúde cardiovascular. Tem que comer sem cuspir a casca!
- Cítricos (laranja, limão, tangerina…): as cascas de frutas cítricas têm um saborzinho incrível e também vêm com antioxidantes. Mas ó, vai devagar, porque elas podem ser um tanto amargas.
- Manga: olha aí, a estrela do suco de manga! A casca pode ser consumida e tem fibras e antioxidantes também, só não é tão suave quanto a polpa, né?
- Pêssego: essa fruta tem uma casca peludinha, mas é comestível e também traz fibras e vitaminas A e E.
- Kiwi: sabe aqueles pelinhos na casca do kiwi? Eles entram no nosso corpo e agem como agentes secretos cheios de fibras, além dos antioxidantes, magnésio e vitamina C.
- Abacaxi: a casca do abacaxi é meio durinha, mas é rica em vitamina C e cálcio, o suco e chá dessa casca ficam uma delícia!
- Banana: a casca da banana contém tripofano, uma substância que ajuda a melhorar o humor, e pode ser preparada com temperinhos, como se fosse uma “carne desfiada”.

Aí, mais uma vez, a gente precisa lembrar sempre de lavar bem essas belezinhas antes de mandar ver. Agora vai lá, se joga nas casquinhas e aproveita essa festa de sabores e nutrientes!
O que Fazer com as Cascas de Frutas?
As cascas podem ser aproveitadas de várias maneiras. As cítricas e cascas de abacaxi podem ser usadas pra fazer chás.
Cascas de maçã, manga, uva e kiwi podem entrar nos sucos tranquilamente, agregando sabor, textura e nutrientes.
Também dá pra fazer compotas com as cascas fininhas, como a de uva, pera e pêssego. Além, é claro, das vitaminas! Você pode bater a casca dessas frutas com leite pra ter vitaminas mais nutritivas.
E quando optar por não cosumir as cascas de frutas, lembre que é possível fazer adubo orgânico! Quando as cascas não estiverem em bom estado, a compostagem é uma alternativa.