São muitos os motivos que podem deixar a gente naquela vibe negativa. Mas, mesmo em “tempos difÃceis para os sonhadores“, é preciso reencontrar o equilÃbrio e a paz em nosso coraçãozinho.
Por isso conversamos com Antonio Prates e Taty Nascimento, especialistas em desenvolvimento pessoal e criadores do canal Vida com Método, para nos ajudar a ficar zen e em alto astral.
Veja as dicas para dar um “chega pra lá” no pessimismo!
***
1. Eduque o seu olhar
Mesmo as situações mais difÃceis guardam coisas positivas. A gente só precisa aprender a detectar o lado bom. Junto com grandes derrotas, aprendemos lições valiosas! Por exemplo, perdeu o busão? Que tal ver essa situação como uma oportunidade de ler um pouquinho mais daquele livro que está sempre na bolsa, hein?
“Lutar contra a ‘vibe’ negativa é fundamental para que você mantenha seus nÃveis de energia em alta e não se deixe abater pelas dificuldades que, cá entre nós, sempre existirão.”, explicam os criadores do projeto Vida Com Método
2. Cuidado com as más companhias
É aquele papo do diga-me com quem andas…sabe? Se você estiver cercado de gente pessimista, a energia delas vai acabar te contaminando. Segundo Taty Nascimento, nós somos a média das cinco pessoas com quem mais convivemos.
Então, optar pela companhia de gente feliz e descomplicada vai te ajudar a não entrar numa bad vibe.
“Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive. As pessoas com quem decidimos conviver influenciam diretamente no que nós decidimos fazer”, explica a especialista.
Para ver mais sobre o assunto, veja este vÃdeo do canal.Â
3. Seja flexÃvel e let it go…
Se a situação desagradável aconteceu, não dá mais para mudar! Em vez de ficar cego de ódio, invista sua energia em aprender a se adaptar à nova realidade e criar oportunidades de sair da lama, aconselham os especialistas.
Deixe os sentimentos ruins irem embora, vai ser muito mais útil! Afinal, como diz Antonio Prates no vÃdeo de apresentação do canal, “a felicidade não é um destino, é um método de vida.”
4. Filtre suas fontes de informação
Com tantas opções para se manter bem informado, você pode e deve escolher bem de onde vem o conteúdo que recebe. Apenas tome cuidado com a alienação.
“Uma mesma notÃcia pode ser passada de diferentes formas e a maneira como ela chega até você fará muita diferença no seu estado emocional”, afirmam os criadores do canal Vida com Método.
5. Conheça o seu propósito de vida
Se você tem um objetivo ou um sonho, qualquer dificuldade deverá ser encarada como apenas mais um desafio a ser superado. Coloque a mira no que você quer e vá em frente, aconselha Prates.
Ainda segundo o especialista, se você não sabe qual é seu propósito, deverá encontrar respostas para algumas perguntas, como “o que você ama fazer?”, “o que você faz bem?”, “quais coisas você faz que é pago para fazer?” e “o que o mundo precisa que seja feito?”.
Para ver mais sobre o assunto, veja este vÃdeo do canal.
6. Permita que coisas boas se aproximem de você
A forma como reage à s coisas influencia no retorno que você vai ter. Quando se deparar com um fracasso, nada de pensar “isso só acontece comigo“. A jogada é permanecer de coração aberto e não se fechar nesse sentimento de derrota, revelam os profissionais.
“As mesmas coisas acontecem com todo o mundo, só que alguns preferem levar na esportiva e outros na paranoia.”
7. Encare os problemas sem medo
De nada adianta estar em uma situação difÃcil e só ficar reclamando. Afinal, “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come“, mas se você encarar, o bicho foge! Enfrente seus medos e bote-os para correr.
Para te ajudar a criar coragem, o desenvolvedor de pessoas Antonio Prates conta uma pequena parábola nesse vÃdeo sobre a oportunidade que um rei dava aos seus prisioneiros e o quanto o medo do desconhecido afetou a vida deles.
8. Transmute suas emoções
Transforme as emoções pesadas em sentimentos mais leves. Segundo os especialistas, fazendo isso você dá uma filtrada na negatividade e não fica preso no fundo do poço.
“Um exercÃcio infalÃvel para não cair na vala do pessimismo é substituir as emoções pesadas por seus opostos, tentando dosar a intensidade deles. Por exemplo, o ciúme pode ser trocado por zelo; o ódio, que é uma emoção destrutiva, pode ser substituÃdo por raiva (que pode ter uma conotação mais construtiva); a reclamação pode ser trocada pela colaboração e por aà vai.”, afirma o casal de especialistas.
9. Evite desabafos nas redes sociais
Se estiver em um dia ruim, não vá para as redes sociais. Antes de espalhar a energia pesada que você sente, tente colocar em prática alguma das dicas anteriores. Você vai impedir que o seu sentimento negativo se espalhe por aà (e pode evitar também um arrependimento futuro), aconselham os profissionais.
“Eu enfrento o desafio de ser, verdadeiramente, uma influência positiva na vida das pessoas”, afirma Taty Nascimento.
10. Pare, respire e reflita
Tá dando tudo errado e você nem sabe qual o próximo passo para sair dessa situação? Não dê nenhum por enquanto. Use esse tempo para refletir e traçar um plano de ação. Respire!
“Todos temos dias ruins e não há nenhum problema nisso. Só não deixe que este estado emocional se prolongue e te paralise.”, aconselham Antonio Prates e Taty Nascimento.