• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como fazer Vasos de Cimento em casa; é mais fácil do que imagina!

Para decorar sua casa ou vender por aí.

Seja em casa ou no trabalho, nosso cantinho merece ser aconchegante, agradável, por isso ter objetos que ajudam na decoração e ainda são feitos por você é sempre um charme a mais.

Se você quiser ter uma peça decorativa feita por suas próprias mãozinhas, a youtuber Nanny Ribeiro publicou um vídeo ensinando como fazer estilosos vasinhos de concreto. Você vai se surpreender, é realmente muito fácil de fazer.

Além de servir para alegrar sua casa, você poderá fazer os vasinhos de concreto para presentear alguém ou até mesmo vender, rendendo uma graninha extra. Veja só!

 

Passo a Passo

Você vai precisar de:

  • 1 litro de Água (aproximadamente)
  • 1 Pazinha de jardinagem (ou uma colher)
  • Pincel de Parede tamanho médio
  • Vaselina ou Óleo de Cozinha
  • Cimento Graute ou Grout (de alta fixação)
  • Recipiente (para fazer a mistura)
  • Duas vasilhas de plástico (servirão como molde, será preciso que uma delas seja bem menor que a outra)
  • Lixa de Parede
  • Fita Crepe
  • Tinta da sua preferência
  • Feltro Autoadesivo
  • Pedrinhas (ou algo que faça peso)
  • Tesoura

Como fazer:

Despeje o cimento no pote reservado para o seu preparo. Esse tipo de cimento é mais simples de usar, basta colocar a água devagarzinho e ir mexendo até ficar uma massa homogênea.

A quantidade de cimento que deve ser feito depende do tamanho dos vasinhos que você pretende fazer, ou melhor, do tamanho das suas vasilhas molde. Para fazer um vaso de tamanho médio, a autora da dica usou mais ou menos três dedos do pote de sorvete de cimento.

A autora afirma que a massa não pode ficar dura e nem mole demais. Mas ao mostrar a consistência ideal (GIF abaixo), dá para perceber que é mais para o mole.

Quanto mais mole ficar essa mistura, menos bolhas se formará quando o cimento secar e seu vasinho ficará perfeitinho, sem defeitos nas laterais.

Depois da massa pronta, pegue o pincel e passe a vaselina ou o óleo de cozinha por dentro da vasilha maior  e por fora da vasilha menor.

Como essas vasilhas serão os moldes e entraram em contato direto com o cimento, untando dessa maneira evitará que o cimento grude no plástico.

Jogue a massa na vasilha maior, atente-se para não encher. Despeje o necessário para completar apenas 1/3 dela.

Agora coloque a vasilha menor no centro da vasilha maior, e com a ajuda de pedrinhas ou algum outro peso, afunde e mantenha a pequena quase submersa no cimento.

Por isso não devemos encher a vasilha maior de cimento. Se ela estiver com muita massa, na hora de afundar a vasilha menor, tudo pode transbordar. E muito cuidado para não afundar demais. A vasilha pequena não deve encostar no fundo da vasilha grande. Se isso acontecer, as chances de seu vaso ficar sem fundo são grandes.

Espere a massa secar por 48 horas. Quando estiver seco, é hora desenformar. Retire as pedrinhas de dentro do pote.

Como o plástico é flexível e tudo foi untado com vaselina ou óleo de cozinha, não precisará fazer força para desinformar. Vire o vaso de boca para baixo em cima de um pano e retire a vasilha de plástico.

Para retirar a vasilha de dentro, com cuidado puxe-a pelas beiradas com. Não será uma tarefa muito trabalhosa.

Seu vasinho esta quase pronto. E olha que interessante, o vaso pega o formato da vasilha, então pense nisso na hora de escolher o molde para criar sua peça. Quanto mais desenhos em relevo tiver, melhor.

Use a lixa de parede nas bordas do vaso para dar um acabamento, pois fica uma camadinha esbranquiçada.

Como não tem limite para a criatividade, você também pode pintar o seu vaso. Para facilitar, utilize fita crepe para fazer o desenho da pintura que pretende fazer. Forma geométrica é sempre uma boa pedida.

Como o concreto pode riscar a superfície de onde irá colocá-lo, a dica dada no vídeo é usar feltros autoadesivos, corte 4 pedacinhos e coloque na base do seu vaso.

Se não encontrar esse autoadesivos, uma outra dica é colar um pedaço de feltro comum mesmo, ou então, um tecido mais grosso.

Você pode colocar plantas ou outros objetos. Para plantar direto no vaso, será preciso fazer alguns furinhos com a furadeira para dar vazamento à água, ou coloque os próprios vasinhos que já vem com a planta.

Uma boa dica dada no vídeo é forrar com um jornal para reter um pouco da umidade.

Prontinho, agora sim seu vaso está prontinho. Muito fácil de fazer e uma “tela em branco” para toda sua criatividade!

De acordo com a Nanny, jamais tente fazer seu vaso usando recipientes de vidro como molde. Segundo ela, mesmo untado, o vidro irá grudar no cimento e será impossível desinformá-lo sem quebrar.

Nos comentários muitas pessoas apresentaram dúvidas quanto ao cimento utilizado, confundindo-o com a argamassa, aquele produto usado para colocar pisos e azulejos. A autora explicou que eles não são o mesmo produto. O cimento grout pode ser encontrado em lojas de material de construção.

Ainda nos comentários descobrimos que há como fazer os vasinhos usando cimento normal. Para cada uma medida de cimento, acrescente duas medidas de areia e acrescente a água, até chegar nesse ponto mais mole da massa.

 

Veja o vídeo com a dica completa:

Fonte(s): Nanny Ribeiro - Youtube
Joyce Miller
Publicitária. Ama música, cinema, pessoas, árvores, cachoeira e seu All Star azul.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui