• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Apostila gratuita de Geometria é disponibilizada por professor formado pelo ITA

Base para os estudantes do Ensino Médio e curso pré-vestibular.

Querido estudante do Ensino Médio, a gente bem sabe que essa fase de estudar para o vestibular e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma pedreira. Para alguns, tudo fica mais difícil com as disciplinas de exatas. Mas há uma luz no fim do túnel!

Um professor formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) teve uma iniciativa louvável e lançou uma apostila de graça sobre geometria plana.

Despretensiosamente, o professor Lafayette publicou o conteúdo para download no Twitter. A partir daí, foram milhares de compartilhamentos. Em poucos dias, Lafayette diz que o material foi baixado mais de 15 mil vezes.

“Fiquei EXTREMAMENTE feliz. Um material desses dá muito trabalho pra produzir (estimo umas 200 horas), foi feito nos com o mesmo cuidado dos livros que fiz sob encomenda ou para vender. Quando tomei a decisão de não cobrar por ele, eu queria mesmo vê-lo sendo usado por milhares de pessoas, e não só algumas dezenas”, nos contou o professor.

Esse é o primeiro volume de uma série de três livros que o professor pretende lançar. O objetivo final é permitir que o leitor encare o terceiro ano ou cursinho tendo base; uma base que geralmente não há tempo hábil de trabalhar em sala de aula nessas turmas.

Páginas da Apostila

O professor Lafayette se formou em Engenharia de Computação pelo ITA em 2004. Mas o apreço pela educação e pelo ato de ensinar é muito mais antigo. Quando se formou, o educador já dava aulas no CASD, um cursinho social mantido pelos estudantes do ITA. Depois de ser acolhido por diversos cursos pré-vestibulares e escolas, Lafayette se tornou autor de livros didáticos de matemática.

Foi nesse contexto que o educador decidiu escrever a apostila voltada para os estudantes que tinham dificuldade de assimilar conteúdos básicos de geometria plana.

“Fui percebendo que é bem normal carregar dúvidas da matéria do começo do ensino médio, talvez até um ano antes disso. E essas dúvidas fazem falta o tempo todo quando os estudantes tentam ver conteúdos mais aprofundados”, explica.

Foi então que Lafayette começou a estruturar o material. Segundo o professor, a apostila pode ser equiparada a um livro, já que tem toda uma metodologia explicada de forma detalhista, além de oferecer resoluções de exercícios.

O material não tem nenhum alvo específico de renda nem de público. De acordo com o educador, ele pode ser lido tanto por alunos de escolas públicas como particulares, porque começa do zero e evolui com muito cuidado.

Páginas da Apostila

Desafios na elaboração do material

Não pense que fazer um material com essa complexidade é moleza. Lafayette diz que teve que readequar diversas vezes o projeto, para atingir o objetivo principal de servir como base para os estudantes no Ensino Médio e no curso pré-vestibular. Mas a final, o que é básico?

“Quanto mais escrevia, mais sentia que algum outro tema era necessário. Por exemplo, o primeiro capítulo escrito, agora é capítulo 02. Só depois senti que deveria colocar um tópico anterior”, exemplifica o professor.

Mas o que animou mesmo Lafayette foi a possibilidade de disponibilizar o material totalmente de graça.

“Lembra meu começo, lá no CasdVest (curso social). A empolgação também está no fato de poder fazer algo exatamente como eu queria, para ensinar alguém que nunca aprendeu geometria”.

Agora, o grande desejo do professor é que o conhecimento se multiplique, de forma que milhares de pessoas tiverem lido e resolvido o livro de capa a capa. E você, tá esperando o que para baixar esse material?

Clique aqui para baixar a apostila grátis de geometria

Gustavo Torniero
Jornalista curioso no âmbito profissional e nas horas vagas. Escreve conteúdos otimizados para motores de busca e já publicou reportagens em veículos de comunicação, foi sócio e apresentador do Programa Zuada, para cerca de 900 cidades ao redor do Brasil e é ativista na área de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. É cego, mas isso fica por último porque é só um detalhe.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui