• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Os melhores Sites e Aplicativos para editar fotos e vídeos (lista atualizada!)

Apps realmente úteis para quem quer deixar as imagens brilhando, literalmente.

Ederson Oliveira Publicado: 22/11/2019 12:21 | Atualizado: 16/11/2020 14:59

Nessa lista ATUALIZADA, você vai encontrar os melhores aplicativos, programas e sites para editar ou organizar suas fotos e vídeos, seja no celular ou computador. A maioria deles é gratuito e alguns nem precisam ser instalados!

 

Em terra dos feeds organizados, quem sabe editar imagens é rei! Nem sempre é uma tarefa fácil tirar uma boa fotografia sem precisar de edição.

Os aplicativos de imagem para smartphone ajudam a dar uma qualidade maior nas suas fotos, seja para corrigir luz ou adicionar filtros que criam um conceito bacana.

O fotógrafo paulista, Tom Filho, compartilhou uma lista de 22 aplicativos que ele usa na hora de editar suas belas fotografias e que vão descomplicar sua vida, mesmo se você não for um expert. A gente deu uma olhadinha e, realmente, são altamente indicados!

ATUALIZAÇÃO!

Para deixar essa lista ainda mais completa, adicionamos mais 21 dos aplicativos, programas e sites mais legais e completos para fazer excelentes edições de fotos e vídeos fugindo das alternativas pagas.

 

1. Pixlr

Esse site é perfeito para você que precisa das funcionalidades do Photoshop, mas não quer pagar o alto preço que ele custa. Todas as ferramentas são online e não precisa de nenhum cadastro para utilizar.

Clique aqui para acessar a ferramenta (no celular ou no computador).

Interface do Pixlr.

 

2. Sumopaint

Essa ferramenta é uma grande aliada na hora de editar suas imagens, possuindo várias funcionalidades muito semelhantes as do Photoshop. Um diferencial do Sumopaint é a possibilidade de utilizar a versão online, pelo navegador do celular ou do PC, ou baixar o programa para o computador. As duas funcionam muito bem!

Clique aqui para acessar.

Interface do Sumopaint, muito parecida com a do Photoshop.

 

3. Photopea

Precisa de um site que emule o Photoshop, para editar suas fotos de maneira profissional, mas sem gastar dinheiro com isso? O Photopea é outra opção online (não precisa instalar nada). Todas as ferramentas que você precisa estão lá, gratuitamente.

Acesse clicando aqui.

Área de trabalho do Photopea. Muito parecida com a do Photoshop, né?

 

4. Gravit

O Gravit é uma opção perfeita para quem usa o Illustrator ou o CorelDRAW. É um serviço online; basta criar uma conta no site e começar a usar, no celular ou no computador! Ele dispõe das funcionalidades de camadas, é possível adicionar textos ou figuras e utilizar predefinições. A versão básica é totalmente gratuita.

Clique aqui para acessar.

Interface do Gravit, serviço alternativo ao Adobe Illustrator ou CorelDRAW.

 

5. MiniTool Movie Maker

Esse é um software de edição de vídeo muito útil para quem busca as funcionalidades do Final Cut Pro. Além das ferramentas tradicionais, ele ainda possui modelos predefinidos para ajudar quem está com pressa na edição. O melhor: é grátis!

Basta baixar o programa clicando aqui.

Reprodução: MiniTool Movie Maker

 

6. HitFilm Express

Essa dica é pra quem é fã do Adobe Premiere, mas não quer gastar comprando o programa. O HitFilm é uma ferramenta gratuita de edição de vídeo que pode ser usada como alternativa ao programa pago da Adobe. Ele funciona para edições simples, mas também para tratamentos mais profissionais.

Basta clicar aqui para baixar o programa.

Interface do HitFilm Express, programa gratuito de edição de vídeo.

 

7. Snow

Esse aplicativo pode ser um grande aliado na hora de editar suas postagens para o Instagram ou TikTok. Ele tem muitos filtros disponíveis e vários adesivos (stickers) para incrementar o seu vídeo ou sua foto.

Uma funcionalidade dele que está em muito em alta é transformar um retrato em anime! Então aproveite, já que o aplicativo é gratuito.

Efeito disponível no app Snow.

 

8. Meitu

Além de filtros e de ajustes gerais, esse aplicativo gratuito possui pinceis que podem acrescentar muito estilo e personalidade às suas fotos. Um desses pincéis mágicos permite que você coloque texto na direção que quiser, bastando deslizar o dedo pela tela. Gratuito.

 

9. Remove.bg

Precisa retirar o fundo de uma foto de maneira rápida e prática? Basta acessar o site Remove.bg e fazer o upload. Ele rapidamente elimina o fundo e faz o download para o seu dispositivo. Aproveite, é grátis!

 

10. Snapseed

Esse é um dos aplicativos gratuitos mais completos para tratamento de fotos. Você pode alterar a temperatura da foto, tratar retratos, adicionar HDR, melhorar o nível de detalhes, entre muitas outras funcionalidades

Uma opção bem interessante é a possibilidade de remover objetos não desejados das fotos. Basta clicar em “correção” e selecionar o que deseja eliminar.

 

11. Let’s Enhance

Esse site melhora muito a qualidade de fotos ruins, podendo ser uma grande ajuda quando você precisa usar uma imagem que não está tão boa assim. É importante saber que você pode tratar até 6 fotos de maneira gratuita, depois é preciso assinar o serviço. Então, escolha bem as fotos!

Clique aqui para experimentar.

 

12. CapCut

Quer editar vídeos sem aplicativos complexos? Essa é a sua dica. O CapCut permite realizar edições de maneira intuitiva e rápida. Possui várias funções, com alterar a velocidade, sobrepor imagens, além de efeitos e sons disponíveis. Ele é gratuito.

É possível sobrepoor imagens e vídeos usando o CapCut.

 

13. Avantan

Muitas funções e filtros: esse é o Avatan. Esse editor reune, além das configurações básicas de imagens, opções como retoques, remodelagem, clareamento dos dentes em retratos, stickers, filtros e muitos visuais diferentes. Um efeito bem bacana é uma simulação de luz de uma janela, agregando muito charme para a sua foto.

Filtro de iluminação de janela, disponível no Avatan.

 

14. Enlight Quickshot

Já pensou em não ter que se preocupar mais com céus feios e cinzentos nas suas fotos? Use o Enlight Quickshot para adicionar diversos modelos de nuvens e céu nas suas fotos. O aplicativo é gratuito!

 

15. Inshot

Videomaker, a sua vez chegou! Esse aplicativo tem diversas opções criativas para incrementar a sua edição de vídeos, tudo prático e rápido. Você pode adicionar legendas, músicas, adicionar transições, adesivos, cortes e vários outros elementos. O app é gratuito.

 

16. PhotoGrid

Esse aplicativo, entre muitas funções, é ideal para dividir a tela entre vários vídeos ou imagens. Dessa maneira é possível juntar vários conteúdos de um mesmo tema em um único vídeo ou foto. É gratuito!

Opções de divisão das fotos, disponíveis no PhotoGrid.

 

17. kineMaster

Quer editar videos pelo celular sem perder a profissionalidade? O KineMaster possui todas as funcionalidade que você vai precisar. É possível trabalhar com multicamadas, adicionar dublagens e música de fundo, retirar o fundo com Chroma Key e muito mais.

É grátis se você não se importar com a marca d’água no vídeo, mas é possível assinar o serviço para retirá-la.

Efeito chroma key feito com tinta verde, uma das muitas possibilidades do KineMaster.

 

18. FilmoraGo

Esse editor de vídeos possui ferramentas que atraem tanto videomakers profissionais quanto amadores. É possível adicionar filtros, adesivos, emojis e vários outros efeitos artísticos. O app é gratuito, com opção de comprar recursos adicionais.

Efeitos disponíveis no FIlmoraGo.

 

19. Avatan

Esse aplicativo gratuito possui muitas funções úteis, entre filtros, ajustes manuais e efeitos. Uma possibilidade bacana é a remodelagem do rosto, com opções de afinar ou alargar o nariz, além dos olhos, sobrancelhas e boca. Vale a pena conferir.

Efeito de ajuste de nariz, disponível no Avatan.

 

20. Bazaart

Sabe quando você tira várias fotos com um amigo, mas em nenhuma delas os dois estão bem? Pois é. O app Bazaart pode te ajudar! Ele permite sobrepor duas imagens, escolhendo uma foto em que você está bem e outra em que seu amigo arrasou. Ele junta as duas em uma só e, assim, os dois ficam ótimos. Ele também possui várias outras opções de modificações artísticas para as fotos.

 

21. Life Lapse

Esse aplicativo é perfeito para criar efeitos de time-lapse, tanto em movimento quanto parado. Também é possível criar um vídeo estilo boomerang facilmente. Além de prático é gratuito.

 

A lista a seguir foi montada pelo fotógrafo paulista, Tom Filho. Vale dizer que algumas das indicação do especialista não são gratuitas.

22. KiraKira+

O KiraKira é um aplicativo que deixa tudo com brilho. Talvez você já tenha visto esse efeito iluminado em alguma publicação das Kardashians. O app capta pontos de luz e dá esse efeito brilhante.

KiraKira é encontrado por R$ 3,90 na loja do iOS, mas tem a versão versão genérica e também para Android. Dica extra para quem quer economizar a memória do celular, é a versão KiraKira+ em filtro no Instagram. É só salvar o filtro nos seus favoritos e usar quando quiser:

 

23. Remini

Sabe aquela foto que você está ótimo, mas a resolução está péssima? Então, o Remini é um aplicativo gratuito sensacional e imperdível, porque restaura a qualidade de fotos antigas ou com baixa resolução. Para usar, basta carregar a imagem desejada que o app faz todo o trabalho em segundos. É disponibilizado três créditos diários para você melhorar suas imagens.

Possui versão Android e iOS.

 

24. Unum

Está é uma ferramenta ideal para quem trabalha com o Instagram. No Unum você pode organizar seus feeds, receber lembretes de publicações futuras e acompanhar as métricas de desempenho do seu perfil, como melhor horário para publicar e hashtags mais usadas.

O app é gratuito e possui versão para Android e iOS.

 

25. Lightroom

Podemos dizer que esse é o queridinho das blogueiras. O Lightroom é bem popular entre os influenciadores e fotógrafos. O app possui diversas ferramentas, mas para quem não tem muita habilidade com edição só a opção “auto”, já salva. Além disso, nele você encontra filtros prontos e também comercializados por criadores.

Versão gratuita para Android e iOS.

 

26. Storyz

O Storyz permite que você crie efeitos de movimentos nas suas fotografias. É bacana utilizar em imagens que tem mar ou objetos que se mexem, como uma roda gigante, por exemplo.

Este aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.

 

27. Vcus

Vcus é aplicativo utilizado secretamente pelas blogueiras. Ele permite criar vídeos curtos com transições bem diferentonas e músicas.

O app ainda não está disponível para Android, mas é gratuito para iOS.

 

28. VaporWave

Bem como o nome sugere, é um app para criar imagens com estética conceitual, com diversas figurinhas numa pegada anos 80 e 90, filtros neon vibes, VHS e outros.

Versão gratuita para Android e iOS.

 

29. Videoleap

Está é certamente a melhor ferramenta pra edição de video no smartphone. Este aplicativo permite que você edite vídeos com quase todos os recursos de programas para computador.

Aplicativo gratuito com ferramentas limitadas no iOS.

 

30. Vídeo Splitter

Melhor aplicativo para gravar vídeos na câmera do celular e postar nos stories. Ele divide os vídeos certinhos em 15 segundos.

App disponível para iOS.

 

31. Impresso

O Impresso é ideal para criar stories com templates minimalistas bem bacanas.

Disponível gratuitamente para iOS.

 

32. Werble

O Werble permite que você crie efeitos em movimentos e figurinhas, como asas que se mexem.

Aplicativo disponível para iOS.

 

33. Perfect365

Este aplicativo te proporciona uma pele perfeita com remoção de marcas, manchas e acnes. Nele também é possível fazer maquiagens e dar um up no visual.

O melhor é que o app está disponível gratuitamente para Android e iOS.

 

34. Patternator

Com este aplicativo você pode criar padrões para planos de fundo (papel de parede) divertidos com suas próprias fotos.

Disponível gratuitamente para Android e iOS.

 

35. Focos/AirBrush

Tanto o Focos quanto o AirBrush podem ser usados para desfocar o fundo das fotos. O AirBrush é mais completão, possui filtros, ferramentas para apagar espinhas e até clarear os dentes.

AirBrush pode ser utilizado tanto no Android, quanto no iOS.

Já o Focos possui apenas versão para iOS.

 

36. TouchRetouch

Este aplicativo é perfeito para apagar objetos e até mesmo aquelas pessoas indesejáveis nas fotos. Como um passe de mágica, você seleciona e item e ele desaparece!

A versão para iOS custa R$ 7,90. Já a versão para Android, custa R$ 6,99.

 

37. Vídeo Teleprompter

Este é uma mão na roda para quando quem precisa gravar um vídeo com texto. Quando for gravar qualquer tipo de conteúdo, você pode utilizar esse app como um teleprompter. Assim como na TV, as letrinhas vão subindo enquanto você lê.

Versão gratuita para iOS e Android.

 

38. Picnic

O Picnic é um aplicativo gratuito que possui filtros e troca o céu. Isso mesmo! Sabe aquelas fotos com o dia nublado? Este app dá um ar mais alegre no cenário. É muito fácil de usar!

Disponível para iOS e Android.

 

39. 8mm/Isupr8

Estes aplicativos criam um glamour e conceito vintage em suas fotos e vídeos. As imagens ficam bem parecidas com aquelas antigas mesmo (ok, a imagem destacada abaixo não ajudou muito, mas vale a pena para quem pode investir).

O 8mm está disponível para iOS no valor de R$ 10,90.

O Isupr8 é compatível com Android e custa R$ 3,29.

 

40. Unsplash

Unsplash é banco de imagens gratuito, ideal para buscar fotos para plano de fundo e etc.

Disponível para iOS e online.

 

41. Air Transfer

Está é uma ferramenta gratuita, ideal para transferir arquivos entre o celular e computador, sem reduzir a qualidade das imagens.

Disponível para iOS.

 

42. Over

No Over você pode unir imagens com palavras e criar artes gráficas e templates incríveis (vale a pena demais!).

Versão gratuita para Android e iOS.

 

43. R4VE

Na mesma pegada do VaporWave, este aplicativo garante edições bem loucas e conceituais com figuras e stickers neon e diferentes.

Disponível gratuitamente para Android e iOS.

 

*O artigo original foi produzido pela jornalista Monique Duarte.

Fonte(s): Twitter - @heytominie
Ederson Oliveira
Biólogo, sempre disposto a bater um papo de boteco sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, livros e afins.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui