• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sem Crise!

Empregada doméstica: Existe um aplicativo de celular especial para você conhecer os seus direitos

Com direito a calculadora de salários e rescisão contratual.

Na década de 30, a ativista negra Laudelina Campos de Melo criou o primeiro Sindicato das Domésticas do Brasil.

Décadas depois, a história de luta dessa mineira surge como inspiração para um app que se mostra uma importante ferramenta para trabalhadoras domésticas lutarem pelos seus direitos.

Criado pela THEMIS, um ONG que luta contra a discriminação das mulheres no sistema de justiça, e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, o app, que foi batizado de “Laudelina“, fornece informação e meios reais para as trabalhadoras e trabalhadores conhecerem e exigirem seus direitos.

Tudo isso é possível através das ferramentas disponibilizadas, como um manual com informações sobre os direitos trabalhistas da classe, uma calculadora de salários e rescisão contratual, lista de grupos de proteção mais próxima e uma rede de contatos de outros trabalhadores e sindicatos da região.

Veja abaixo o vídeo explicando o app, apresentado pela ativista Preta-Rara:

A sacada do aplicativo é dar acesso a todas essas informações para pessoas que, antes da tecnologia, não conseguiriam consultar um advogado ou tomar conhecimento de seus direitos. Segundo pesquisa, 30% não são registrados, sendo que 86% desses trabalhadores possuem celular, ou seja, as coisas podem realmente mudar.

O aplicativo, que foi ao ar timidamente em 2016, após ganhar o Prêmio Desafio de Impacto Social Google, vem ganhando novos impulsos desde o final de 2017, e próxima meta do projeto é visitar os sindicatos para ensinar os trabalhadores como usar a tecnologia.

Para baixar gratuitamente, clique aqui (apenas Android).

Fonte(s): Laudelina - Facebook, Revista Trip, THEMIS, ONU
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui