iOS 10: Veja como “apagar” apps nativos e bloqueados do iPhone
Se existe uma coisa mais chata que ter atualizar o sistema operacional, são aqueles aplicativos de fábrica do seu iPhone. Por que, senhor? Por que?!
Só que agora tudo parecer ter mudado, a Apple revelou que é possível apagar essas pragas… ou quase isso.
O iOS 10 foi lançado em beta para desenvolvedores com uma possibilidade que sempre foi requisitada. Agora os donos dos dispositivos podem desinstalar aqueles 23 aplicativos nativos do sistema, como o FaceTime, Notas, entre outros. No novo sistema, os apps podem ser baixados na App Store, e por isso apagá-los se tornou uma função disponível.
Mas a realidade não é bem essa. O vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, esclareceu que os usuários não podem de fato apagar os apps por completo. O executivo explicou que ao excluí-los, eles serão removidos da tela inicial do aparelho, porém, os códigos binários permanecerão no celular. Ou seja, apagá-los não vai fazer a memória do seu telefone aumentar. Poxa vida.
Por questões de segurança, e da própria estrutura do iOS, os apps continuam de alguma forma no software. A versão beta pública do iOS 10 será lançada em julho, e o lançamento oficial será mais adiante, então muita coisa pode mudar até lá. Apenas usuários de iPhone 5, e superiores, iPod Touch 6º geração, e alguns modelos mais recentes do iPad, poderão aproveitar do novo sistema.