• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Ao regar suas plantas no canteiro, cante ‘Parabéns para você’

O truque ajuda a saber a quantidade exata de água, inclusive da horta.

Você tem plantinhas em canteiros e nunca sabe ao certo se está regando pouco ou se está colocando água demais nelas? E se houvesse uma forma ridiculamente simples (e engraçada) de contar o tempo exato que deve durar as regas?

Carol Costa, jardineira, escritora e criadora site Minhas Plantas, compartilhou no YouTube uma dica absurdamente simples para não errar na hora de regar as plantas em canteiro: cantar “parabéns para você” – sim, aquela musiquinha clássica de aniversários.

Vamos explicar direitinho. No vídeo Carol detalha algumas coisas:

  • É melhor usar um esguicho;
  • Deixar o braço parado (sem fazer movimento de vai e vem);
  • Cantar “parabéns para você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida” (em velocidade normal, sem pressa);
  • Repetir o processo a cada metro de extensão do canteiro (dar um passo longo para o lado).

Parabéns para você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida.

De acordo com a jardineira, esse é o melhor método de saber o tempo certo da rega sem precisar ficar contando os segundos – e se perdendo na contagem.

Importante: no vídeo, Carol alerta que o tempo pode variar de acordo com a  profundidade do canteiroo dela tem um palmo e o truque funciona. Para testar no seu canteiro é só observar quando a “piscininha” na superfície demora a ser absorvida. Quando isso acontecer, é sinal de que a planta está ficando saturada de água e a rega pode ser interrompida.

Depois que ajustar a quantidade de “parabéns” necessária para o seu canteiro, conforme a poça de água, você não precisa mais se preocupar tanto em olhar a terra enquanto rega.

Carol explica que quanto mais raso o canteiro, mais é necessário regar, porque há pouca terra para segurar a umidade. Segundo ela, a regra vale também para hortas plantadas diretamente no chão (ou seja, fora do vaso).

Seguindo essas dicas, as regas podem ser feitas semanalmente e, ainda assim, as plantinhas ficarão saudáveis. Ah, e não precisa cantar alto, não. A dica é só para mentalizar a duração que a rega deve ter.

 

Veja o vídeo completo:

Fonte(s): YouTube - Minhas Plantas
Daiane Oliveira
Jornalista, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui