• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

30 Animações e filmes infantis com protagonistas negros/as (pretos/as)

Também estão listados desenhos animados com protagonistas indígenas, latinos e asiáticos.

Jessica Alves Publicado: 10/09/2020 15:49 | Atualizado: 10/09/2020 17:41

Quantas animações e filmes infantis com protagonistas negros/as (pretos/as) você já assistiu? A representatividade é muito importante. Para diversificar os conteúdos dos pequenos, veja a lista com desenhos animados para família toda.

 

Por mais pretinhas e pretinhos protagonistas em desenho animado

O mundo cinematográfico inclui diversos desenhos que nos fizeram embarcar no mundo da imaginação. Como não lembrar da “Branca de Neve e os 7 anões” ou até mesmo rir das trapalhadas dos “Flintstones”?

Mas algo em comum nessas animações, que marcaram e ainda marcam gerações, é o papel principal ser atribuído às pessoas de pele branca.

É importante chamar a atenção para a representatividade e diversidade, quando buscamos uma sociedade realmente igualitária. Pois saiba que existem, sim, produtos audiovisuais com pretas e pretos com protagonismo.

A lista a seguir é para todos as mamães, papais, tios, avós e família. Nos baseamos na thread de animações e filmes infantis com protagonistas negros, divulgada pelo projeto “Lista Preta“, no Twitter. A página discute cultura preta e suas representações no mundo cinematográfico, música e outras artes.

Quem está por trás do projeto “Lista Preta”

O “Lista Preta” surgiu em dezembro de 2018 e conta com cinco colaboradores: Alexandre Santana, Atailon Matos, Clara Marinho, Matheus Vital e Jander Theóphilo.

“A ideia surgiu quando, no Twitter, vi uma lista com 100 filmes LGBTs com protagonismo branco. Tinha na lista dois filmes com atores negros e a imensa maioria dos indicados eram com protagonismo branco.

Eu senti falta de pessoas que indicassem, principalmente no Twitter que é a plataforma que eu mais uso, conteúdo com protagonismo negro nas redes”, nos conta Alexandre Santana, idealista do projeto.

Dessa forma, a equipe passou a desenvolver listas que tivessem representação preta. A primeira foi a de “Filmes LGBTs com protagonismo negro“.

“Fez muito sucesso essa lista, mais do que eu esperava, e a partir daí eu desenvolvi o projeto e fui tocando”, lembra.

Excelente iniciativa que vale acompanhar! Agora sim, vamos conferir a lista com dicas de 30 animações e filmes infantis com protagonistas pretos. Vale dizer que também estão sendo listados os conteúdos com indígenas, latinos e asiáticos.

A ordem dos conteúdos indicados está organizada de maneira aleatória.

 

1. Kiriku e a Feiticeira

“Kiriku e a Feiticeira” é um filme de animação de 1998 produzido pelo francês Michel Ocelot. A história tem como personagem principal Kiriku, um menino superdotado que no ventre da mãe exigiu nascer.

Diferente de outros bebês recém-nascidos, Kiriku tem características especiais: sabe andar, correr e até falar. O menino é ainda corajoso e guerreiro, pois defende a sua aldeia da feiticeira cruel Karabá. Para quem deseja mergulhar nessa história com a garotada, o longa-metragem está disponível no YouTube.

 

2. A Princesa e o Sapo

A história retrata a personagem Tiana, que desde criança, sonha em ser dona de um restaurante. Na esperança de conseguir dinheiro para conquistar esse objetivo, ela aceita trabalhar na festa de Charlotte, sua amiga de infância. No entanto, um incidente ocorre: Tiana vira um sapo.

Com direção de John Musker e Ron Clements, o filme “A princesa e o sapo” pode ser assistido por meio de serviços de streaming como: Prime Video, Globoplay e Netflix.

 

3. Zarafa

Uma história que traz temas importantes como preconceito e escravidão, Zarafa tem como um dos personagens um menino chamado Maki, de apenas 10 anos. Maike é sequestrado de sua aldeia por traficantes de escravos e, quando consegue fugir, ele conhece Zarafa, uma girafa com quem tem várias aventuras.

O filme está disponível no YouTube e também no Globoplay.

 

4. Três Espiãs demais

Além de ser uma dica para quem busca filmes e animações com protagonistas negros, essa é também para quem gosta de investigação. Ao lado de Sam e Clover, Alex forma as “Três Espiãs Demais”, um trio divertido que luta para vencer crimes internacionais.

A personagem em destaque (de amarelo na imagem) tem ascendência negra, hispânica e europeia. A série pode ser assistida na Netflix e alguns episódios também são encontrados no YouTube.

 

5. Doutora Brinquedos

Não podíamos nos esquecer da “Doutora Brinquedos”. Inteligente e muito habilidosa, a garotinha Dottie, de 6 anos, tem o dom de consertar bonecas e ursos de pelúcia com o uso do estetoscópio.

A animação está disponível no canal Disney, no YouTube e no canal a cabo Disney Junior.

 

6. O Mundo de Greg

“O Mundo de Greg” é outra animação divertida não apenas para a garotada, mas também para os adultos. A história tem o personagem Greg e seus amigos Kelsey e JP que juntos sempre se aventuram em um deserto dominados por tribos de crianças.

Quer assistir? Está disponível no site Cartoon Network.

 

7. Òrun Àiyé: A criação do mundo

O filme “Òrun Àiyé: A Criação do Mundo” mostra a narrativa do vovô Bira, para sua neta Luna, sobre a criação do universo a partir da perspectiva do candomblé e suas vertentes. O longa-metragem tem direção de Jamile Coelho e Cintia Moreira.

Para mais detalhes sobre a exibição, acompanhe a página do filme no Facebook.

 

8. SOS Fada Manu

Quer conhecer outra protagonista preta em animações infantis? “SOS Fada Manu”. A garota é aprendiz de fada e quer assumir o lugar da avó, fada prestes a se aposentar. No entanto, ao pular os ensinos, Manu vive situações que ela vai precisar consertar.

A animação é exibida nos canais NBR e Gloob.

 

9. Motown Magic

Série de televisão infantil muito divertida, Motown Magic retrata Ben, um menino de 8 anos. Inteligente e com muita imaginação, Ben usa o pincel mágico para transformar a cidade onde vive.

Motown Magic está disponível na Netflix.

 

10. Milly, Molly

Produzido e exibido pelo Disney Channel, “Milly, Molly” é uma animação que retrata duas amigas de 8 anos que vivenciam novas aventuras que trazem grande aprendizado.

Para quem deseja assistir, a série é exibida na Discovery Kids e alguns episódios são encontrados no YouTube

 

11. Cada Um Na Sua Casa

Pense no planeta lotado de extraterrestres… Pensou? É assim que a Terra está no filme “Cada um na sua casa”. As criaturinhas chamadas Boov buscam um lugar para habitar e passam a viver com os seres humanos, sem que esses possam os veem. Porém, a jovem Tip encontra o alien Oh, que foi excluído do seu grupo.

Nasce uma grande amizade entre os dois que juntos vivem momentos divertidos e atrapalhados. “Cada um na sua casa” pode ser visto no GloboPlay.

 

12. As aventuras de Tip e Oh

E se o filme “Cada Um Na Sua Casa” já é legal, imagina passar mais tempo com Tip e Oh na tela? Lançada em 2018, a série “As Aventuras de Tip e Oh” tem quatro temporadas.

Ela está disponível na Netflix.

 

13. Guilhermina e Candelário

A história tem como os protagonistas: a garota extrovertida Guilhermina e o garoto inteligente Calendário, ambos de 8 anos. Eles são irmãos e vivem várias descobertas em uma praia colombiana.

Produzida pela Fosfenos Media e Señal Combia em 2012, “Guilhermina e Candelário” é uma série de animação que pode ser assistida na TV Brasil.

 

14. As Aventuras de Amí

Criativa e também inquieta, o filme tem como protagonista Amí, uma garotinha de apenas 8 anos. Apesar da pouca idade, ela não gosta de ser tratada como criança pequena e, através da imaginação, Amí vive novos desafios ao lado do amigo chamado Tim e do cachorro Balú.

A animação é exibida na TVE Bahia.

 

15. Super Choque

Virgil Hawkins é um jovem dotado de poderes eletromagnéticos, após ter sido exposto a um gás desconhecido. Muito inteligente e corajoso, ele usa a habilidade para salvar as pessoas, tornando-se o “Super Choque”.

O desenho é exibido no canal infantil Tooncast.

 

16. Homem-aranha no Aranhaverso

Para quem gosta de animações com heróis, há também “Homem-aranha no Aranhaverso”. A animação retrata o jovem do Brooklyn, Miles Morales que tornou-se o Homem-Aranha após ser atingido por uma teia radioativa.

A divertida e incrível história (para adultos também!) está disponível no canal a cabo HBO.

 

17. Nella, uma Princesa Corajosa

Destemida e muito confiante, Nella é uma princesa fora do comum que protege o reino dos seus pais. A princesa-cavaleira tem a ajuda do cavaleiro Sir Garrett e da charmosa unicórnio Trinket, juntos eles descobrem vários mistérios.

A série é exibida no canal Nick Jr.

 

18. Bino e Fino

Irmãos gêmeos, Bino e Fino vivem em uma cidade da África subsaariana. Com a amiga borboleta Zeena, eles buscam aprender a história da sua região, além de estudar aspectos sobre o mundo.

A animação está disponível no Youtube.

 

19. Min e as mãozinhas

Criado pelo diretor Paulo Henrique dos Santos, “Min e as mãozinhas” é uma animação para crianças com deficiência auditiva.

A história foi o primeiro desenho em libras disponibilizado no YouTube e tem como personagem central Yasmin, uma menina surda, apelidada carinhosamente como “Min”.

 

20. Bia Desenha

“Bia Desenha” é uma animação que retrata a menina Bia, de 5 anos, e o seu primo Raul, de 6 anos. Eles moram em uma periferia da região metropolitana de Recife e se encontram para desenhar e brincar.

Disponível na TV Brasil.

 

21. Amphibia

Amphibia, sem dúvidas, é uma série para crianças que amam o mundo mágico da fantasia. A animação tem a personagem Anne Boonchuy, uma adolescente de 13 anos que entra em uma verdadeira aventura depois de roubar uma caixa de música e ser transportada para a Amphibia.

Quem quer assistir ao desenho pode encontrá-lo no canal Disney XD.

 

22. Futebol de Rua

A série “Futebol de rua” tem vários personagens negros que se divertem com a prática desse esporte. A história bastante animada, mostra crianças que participarão pela primeira vez da Copa do Mundo de Futebol de Rua.

Ela é exibida no canal Cartoon Network.

 

23. Moana, um mar de aventuras

Com uma mistura de comédia e aventura, Moana está na lista. Apesar do debate sobre sua origem, o que sabemos é que a personagem é da Polinésia. Moana Waialik, é uma menina corajosa e aventureira que busca entender a história dos seus ancestrais. Para isso, ela enfrenta vários desafios em uma viagem em mar aberto.

O filme é encontrado no Prime Vídeo e também pode ser adquirido no YouTube.

 

24. Lilo e Stitch

Uma das mais conhecidas animações da Disney, Lilo e Stitch é um filme que inclui ficção científica e muito humor. A história inicia quando Lilo, uma menina de 5 anos com ascendência indígena, resolve adotar um cachorro, que na verdade é o alienígena Stitch, um fugitivo da polícia interplanetária.

O filme é exibido em plataformas como: TeleCine, Prime Vídeo e também pode ser adquirido no YouTube.

 

25. A lenda de Korra

Uma continuidade do Avatar: A lenda de Aang, a série “A lenda de Korra” revela a habilidade de Korra, uma jovem avatar que tem o poder de dominar os elementos: água, fogo, ar e terra. Apesar de não existe nenhuma declaração quanto sua etnia, é notável como a pele da protagonista é mais escura do que de outros personagens.

Capítulos da série estão disponíveis no YouTube.

 

26. Princesa Elena de Avalor

A personagem Elena de Avalor, primeira princesa latina do estúdio Disney, é uma adolescente bondosa e autoconfiante. Em suas aventuras, Elena conta com a ajuda de seu amigo Mateo, do duque Esteban e dos seus familiares: os avós Tito e Cici, e a irmã Isabel.

Encontre a série na Disney Channel.

 

27. Niko e a espada da luz

História que reúne magia e poder, “Niko e a espada da luz” é uma série que retrata a batalha de Niko, jovem que luta contra o feiticeiro Nar Est para libertar o seu povo da prisão.

A série está disponível no Prime Video.

 

28. Super Monstros em Ação

A série “Super Monstros em Ação” tem vários personagens, uma delas é Zoe Walker, uma garotinha inteligente e brincalhona. Ela é um zumbi de pele azul com cabelos coloridos. Já na forma humana, ela tem cabelo cacheado com dois lacinhos que o enfeita.

A série está disponível na Netflix.

 

29. Homens de Preto

E, se você gosta também de animações com histórias de policiais futuristas, os “Homens de preto” é uma opção excelente. Os agentes K e J lutam para deter criaturas que querem ficar no planeta Terra.

O desenho está disponível no site “Animes BR” e alguns episódios são encontrados no YouTube.

 

30. Kiva Can Do

Com uma criatividade de surpreender, Kiva, uma garotinha de 7 anos, tem o dom de criar qualquer coisa e a habilidade de aparecer em qualquer lugar. Junto com o seu melhor amigo Saul e o cachorro de estimação Angus, ela dá voz à imaginação sem limites.

O desenho é exibido no Nick Jr.

 

– Gostou das dicas? Então já faz a pipoca, reúne a criançada e escolha para se divertir uma das indicações!

Fonte(s): Twitter/@listapreta
Jessica Alves
Jornalista, mulher e preta. Amante da escrita, de doces e salgados. Gosta de fazer atividade física, mas prefere falar sobre.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui