Já ouviu aquele ditado “comprar gato por lebre”? Se você já matou sua lariquinha devorando um sanduba de frango no Subway, saiba que isso aconteceu com você.
Uma pesquisa realizada pelo programa de TV canadense CBC Marketplace constatou que metade do frango usado na rede de fast food, na verdade, nem frango é.
Programa de TV do Canadá testou amostras de frango de fast-food
O estudo, que foi realizado dentro do laboratório da Universidade de Trent, no Canadá, analisou 6 dos mais populares sanduÃches de frango da região, como os sandubas do McDonald’s, Wendys e outros restaurantes que não temos aqui no Brasil.
Segundo Matt Harnden, pesquisador de DNA, as carnes compradas em açougues devem conter 100% de DNA do frango, mas os processos de cozimento e utilização de temperos podem afetar essa porcentagem. Ou seja, é normal que as carnes de sanduÃche não tenham 100% do DNA animal.
Os sanduÃches testados no primeiro teste ficaram bem próximos deste número (variando entre 84,9% e 89,4%), com exceção dos dois sanduÃches de frango do Subway, que ficaram muito abaixo disso.
A segunda chance
Após tomarem conhecimento desses valores, os cientista optaram por realizar um segundo teste, para comprovar o resultado obtido no primeiro. Fizeram uma biópsia com os dois tipos de frango usados pelo restaurante: foram coletados 5 amostras da carne de frango usada no sanduÃche com recheio em tiras e 5 amostras do sanduÃche de frango assado.
O resultado foi assustador: o frango assado possui 53,6% de DNA do animal; a versão em tiras tem apenas 42,8%, ou seja, mais da metade do franguinho não é frango!
SanduÃche do Subway Frango em tiras
Por favor, que não seja carne de gato!
Quem já estava ficando com o estômago revirado só de pensar em qual animalzinho eles colocaram no lugar da ave, pode se tranquilizar. Os testes realizados apontam que o restante do DNA, em ambos os casos, é de soja.
Segundo o estudo, as duas amostras tinham mais de 50 ingredientes em sua composição, dando em média, 16 ingredientes em cada pedaço analisado. Além disso, segundo os especialistas, o franguinho do Subway apresentou 25% menos proteÃna que um frango comum.
A resposta do restaurante
O Subway acabou contestando esses resultados e, em nota enviada à emissora de TV, declarou que nos sanduÃches analisados eles utilizam apenas 1% (ou menos) de soja, unicamente para estabilizar a textura e umidade do alimento.
A rede também afirmou, nesta mesma nota, que só oferece aos seus clientes itens feito com 100% de carne de frango.