Amnésia: um filme que você não vai esquecer (Vale 9,9)
Amnésia, título brasileiro para Memento (que quer dizer lembrança), é um filme de 2000 escrito e dirigido pelo diretor dos últimos três filmes fodas do Batman, Christopher Nolan. Se você ainda não assistiu este filme, corre: você não vai esquecê-lo JAMAIS.
Um dos cartazes de Amnésia (2000)
O filme conta a história de Leonard (Guy Pearce), que devido a um empurrão bem dado pelo bandido que estuprou (e matou) a sua mulher, bateu com a cabeça no espelho, resultando não em um galo, mas em uma lesão no cérebro que não permitia mais ele de gravar memórias curtas. Ou seja, ele lembra de tudo antes do acidente, mas não consegue mais fixar novas memórias na cabeça.
Por causa de sua condição, Lenny (que íntima) precisa de alguma forma organizar sua vida, para caçar o filha da put* que tirou sua matou querida mulher. Para não esquecer de nada:
– Ele faz tatuagens pelo corpo…
Vou tatuar a lista de supermercado, quem sabe não esqueço mais
– Tirou fotos para não esquecer dos lugares e pessoas…
Se ele tivesse um smartphone seria mais fácil
– E faz anotações também.
O foda é escrever algo e não se lembrar depois porque o escreveu
O irado do filme é que ele começa do fim (WTF!?). Então, você já sabe como o filme acaba (WTF!?²). Mas isso não estraga a surpresa não, isso o deixa ainda melhor! O roteiro, muito bem feito e construído pelos irmãos Nolan (fizeram Batman também). Só não dá perder nenhum momento do filme. Piscou, já era.
O que você vai cansar de ouvir no filme é sobre Sammy Jankins. Leonard é meio fissurado nesse cara, porque (ele acha) que os dois tem uma condição de vida parecida. Então, para lembrar-se da sua situação, ele lembra de Sammy Jankins.
As vezes ele esquece que é tatuagem e tenta tirar, tsc tsc
Não vou contar como o filme termina.. ou começa. Assista o trailer, convide os amigos e tome energético antes pra não dormir no meio do filme. Acredite, você nunca mais vai esquecê-lo. Diferente do Lenny, coitado.
NOTA
9,9… porque nada é perfeito nesse mundo.
GÊNERO
Suspense dramático (inventei um novo?)
ACOMPANHÔMETRO
Vale a pena chamar os amigos, você vai querer alguém pra discutir sobre o filme depois.
HUMORÔMETRO
Não importa muito, você só não pode estar com sono.
VALE A PIPOCA?
Vale pipoca, coca, twix… tudo!
PRÊMIOS
Recebeu 34 indicações, incluindo:
Oscar de Melhor Roteiro Original (Christopher e Jonathan Nolan) e Melhor Edição (Dody Dorn).
Globo de Ouro de Melhor Roteiro (Christopher e Jonathan Nolan).
Levou 46 prêmios, incluindo:
MTV Movie Awards (prêmio muito importante) de Melhor Novo Diretor para Christopher Nolan.
TRILHA SONORA
A trilha sonora é organizada da mesma maneira que a história do filme, de trás para frente. É realmente muito boa e se encaixa nos momentos exatos do filme. O responsável foi David Julyan, que também trabalhou com Nolan em Following (primeiro filme dele). Achei um canal no youtube que contêm todas as músicas originais do filme. Na trilha também tem músicas de artistas como Radiohead, Bjork e David Bowie.
EU QUERO!
Busquei nessa web de meu Deus, e só achei para comprar em sites de venda p2p (tipo mercado livre), ou em sites internacionais. Mas no youtube, assim como outros filmes antigos (clássicos), dá pra assistir online, a qualidade nunca é lá essas coisas, afinal, quem quer mesmo o filme, tem que gastar uma graninha ou fazer umas paradas ilícitas (piratebay, torrents). Assista o filme online na integra: