Como fazer Vinho na Panela de Pressão elétrica; acredite, é possível!
Segundo pesquisas realizadas na mesa do bar, 9 em cada 10 solteiros tem medo da panela de pressão. Mas, a partir deste artigo, as coisas podem mudar.
David Murphy, um pesquisador de alimentos de New Jersey, Estados Unidos, chocou a internet ao compartilhar uma receitinha de vinho caseiro feito na panela de pressão elétrica.
A panela de pressão elétrica não é mais novidade no mercado, já existem diversas opções de modelos, com uma infinidade de funções diferentes. A Instant Pot é mais uma delas.
Criada em 2015 por Robert Wang, um chinês especializado em Ciências da Computação, essa panela elétrica, que em tradução livre significa algo como “panela instantânea“, é uma panela híbrida, pois além de panela de pressão, ela também funciona como uma panela de cozimento à vapor, cozimento lento, frigideira, aquecedor de alimentos, panela de arroz e até iogurteira.
Diante de tantas funcionalidades, está panela acabou se tornando a queridinha dos estadunidenses, sendo um dos produtos mais vendidos na promoção Prime Day, da Amazon, em 2017 e seu livro de receitas, apresentando uma variedade inimaginável de pratos, também foi um dos mais vendidos neste mesmo ano.
Para se ter uma ideia do sucesso, o grupo do Facebook dos amantes da Instant Pot já contam com mais de um milhão e trezentas curtidas.
Sendo rotulada como uma panela quase milagrosa pela rede, não demorou para surgirem piadinhas sobre a eficiência do produto e foi uma dessas zoeiras que inspirou Murphy a desenvolver uma receita de vinho na panela.
– “Por que ninguém descobriu como colocar uvas na panela elétrica e transformá-las em vinho? É como se ninguém tivesse tentado ainda.”
Foi então que o pesquisador de alimentos, com apenas três ingredientes base, começou seus experimentos usando a Instant Pot para produzir vinho.
Murphy usou apenas três ingredientes para a receita, levedura de vinho, sumo de uva e açúcar. De acordo com entrevista cedida à Vice, ele revela que, devido à ajustes na temperatura para fazer a fermentação adequada da bebida, tudo só foi possível graças a função “iogurteira” disponível na “Instant Pot”.
“Então, minha ficha caiu. A ‘Instant Pot’ tem uma função para fazer iogurte, que possibilita usar menos calor durante o preparo. Antes que me desse conta, já estava comprando uma dessas panelas na Amazon, correndo pra loja com os ingredientes e testar minha teoria… e funcionou!” – conta o pesquisador.
Merlot feito em casa
Em apenas 48 horas, a panela realizou seu trabalho e fez o vinho, porém, ainda foi necessário engarrafar a bebida e deixá-la descansando em um ambiente escuro e frio por no mínimo 8 dias antes do consumo.
Para o criador, a bebida em seu resultado final não ficou uma coisa que se diga “minha nossa, que vinho!“, mas ficou agradável como um vinho de mesa, com aromas mais vivos e um sabor semelhante ao Merlot, um vinho balanceado e suave.
“As uvas no suco tornaram-se mais vivas e se transformaram em algo mais palatável. Você pode sentir aromas de cerejas escuras ou de chocolate puro, você pode experimentar sabores mais complexos.” – contou David Murphy.
Quero fazer!
Com este experimento, Murphy espera inspirar outros “cozinheiros” ao redor do mundo, incentivando-os a se arriscarem mais na cozinha e quem sabe, começarem a produzir seu próprio vinho que até poderia ser vendido por cerca de 12 dólares – cerca de 40 reais.
Se você realmente ficou animado com essa possibilidade, o pesquisador de alimentos não deu uma de egoísta e publicou em seu blog o passo a passo completo para que os interessados em adentrar no mundo do vinho possam produzir sua própria bebida em casa.
Porém, para nós brasileiros há alguns empecilhos nesse rolêzinho. O primeiro deles talvez seja o mais fácil de resolver. Toda a receita está em inglês, para os que não manjam do idioma pode ser uma barreira, mas Google Tradutor tá aí exatamente para isso, né?
Outro problema é a panela. Como a gente viu, toda a produção do vinho, segundo o próprio Murphy, só foi possível devido a função “iogurteira” da panela. As panelas de pressão elétricas aqui do Brasil ainda não possuem essa função e a “Instant Pot”.
Claro que você ainda poderá comprá-la em sites estrangeiros (veja como clicando aqui) mas prepare o bolso pois só a panela, em sua versão mais simplezinha (ela possuí várias versões e tamanhos) sai por U$65, cerca de R$200, aqui.
Vale ressaltar que existem algumas receitas que fazem iogurte na panela elétrica, usando apenas a função “aquecer” do produto, que é bastante comum, tanto nas panelas de arroz como nas panelas de pressão – ambas elétricas. Ou seja, se você quiser arriscar com um das dessas, pode ser que role um resultado promissor!
Boa sorte e lembre-se: BEBA COM MODERAÇÃO.
VICE, Food and Service, Inglês Goumet, Gizmodo, Daily Mail, Today