• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como fazer Vinho na Panela de Pressão elétrica; acredite, é possível!

Em oito dias, com apenas 3 ingredientes!

Segundo pesquisas realizadas na mesa do bar, 9 em cada 10 solteiros tem medo da panela de pressão. Mas, a partir deste artigo, as coisas podem mudar.

David Murphy, um pesquisador de alimentos de New Jersey, Estados Unidos, chocou a internet ao compartilhar uma receitinha de vinho caseiro feito na panela de pressão elétrica.

Hora do vinho

A panela de pressão elétrica não é mais novidade no mercado, já existem diversas opções de modelos, com uma infinidade de funções diferentes. A Instant Pot é mais uma delas.

Criada em 2015 por Robert Wang, um chinês especializado em Ciências da Computação, essa panela elétrica, que em tradução livre significa algo como “panela instantânea“, é uma panela híbrida, pois além de panela de pressão, ela também funciona como uma panela de cozimento à vapor, cozimento lento, frigideira, aquecedor de alimentos, panela de arroz e até iogurteira.

Diante de tantas funcionalidades, está panela acabou se tornando a queridinha dos estadunidenses, sendo um dos produtos mais vendidos na promoção Prime Day, da Amazon, em 2017 e seu livro de receitas, apresentando uma variedade inimaginável de pratos, também foi um dos mais vendidos neste mesmo ano.

Para se ter uma ideia do sucesso, o grupo do Facebook dos amantes da Instant Pot já contam com mais de um milhão e trezentas curtidas.

Sendo rotulada como uma panela quase milagrosa pela rede, não demorou para surgirem piadinhas sobre a eficiência do produto e foi uma dessas zoeiras que inspirou Murphy a desenvolver uma receita de vinho na panela.

Why hasn't someone figured out how to put grapes in the crockpot and have it turn into wine? It's like no one tries anymore.

– “Por que ninguém descobriu como colocar uvas na panela elétrica e transformá-las em vinho? É como se ninguém tivesse tentado ainda.”

Foi então que o pesquisador de alimentos, com apenas três ingredientes base, começou seus experimentos usando a Instant Pot para produzir vinho.

Murphy usou apenas três ingredientes para a receita, levedura de vinho, sumo de uva e açúcar. De acordo com entrevista cedida à Vice, ele revela que, devido à ajustes na temperatura para fazer a fermentação adequada da bebida,  tudo só foi possível graças a função “iogurteira” disponível na “Instant Pot”.

“Então, minha ficha caiu. A ‘Instant Pot’ tem uma função para fazer iogurte, que possibilita usar menos calor durante o preparo. Antes que me desse conta, já estava comprando uma dessas panelas na Amazon, correndo pra loja com os ingredientes e testar minha teoria… e funcionou!” – conta o pesquisador.

Foto do vinho produzido por Murphy

Merlot feito em casa

Em apenas 48 horas, a panela realizou seu trabalho e fez o vinho, porém, ainda foi necessário engarrafar a bebida e deixá-la descansando em um ambiente escuro e frio por no mínimo 8 dias antes do consumo.

Para o criador, a bebida em seu resultado final não ficou uma coisa que se diga “minha nossa, que vinho!“, mas ficou agradável como um vinho de mesa, com aromas mais vivos e um sabor semelhante ao Merlot, um vinho balanceado e suave.

“As uvas no suco tornaram-se mais vivas e se transformaram em algo mais palatável. Você pode sentir aromas de cerejas escuras ou de chocolate puro, você pode experimentar sabores mais complexos.” – contou David Murphy.

Foto real do vinho produzido por Murphy

Quero fazer!

Com este experimento, Murphy espera inspirar outros “cozinheiros” ao redor do mundo, incentivando-os a se arriscarem mais na cozinha e quem sabe, começarem a produzir seu próprio vinho que até poderia ser vendido por cerca de 12 dólares – cerca de 40 reais.

Se você realmente ficou animado com essa possibilidade, o pesquisador de alimentos não deu uma de egoísta e publicou em seu blog o passo a passo completo para que os interessados em adentrar no mundo do vinho possam produzir sua própria bebida em casa.

Porém, para nós brasileiros há alguns empecilhos nesse rolêzinho. O primeiro deles talvez seja o mais fácil de resolver. Toda a receita está em inglês, para os que não manjam do idioma pode ser uma barreira, mas Google Tradutor tá aí exatamente para isso, né?

Outro problema é a panela. Como a gente viu, toda a produção do vinho, segundo o próprio Murphy, só foi possível devido a função “iogurteira” da panela. As panelas de pressão elétricas aqui do Brasil ainda não possuem essa função e a “Instant Pot”.

Claro que você ainda poderá comprá-la em sites estrangeiros (veja como clicando aqui) mas prepare o bolso pois só a panela, em sua versão mais simplezinha (ela possuí várias versões e tamanhos) sai por U$65, cerca de R$200, aqui.

Vale ressaltar que existem algumas receitas que fazem iogurte na panela elétrica, usando apenas a função “aquecer” do produto, que é bastante comum, tanto nas panelas de arroz como nas panelas de pressão – ambas elétricas. Ou seja, se você quiser arriscar com um das dessas, pode ser que role um resultado promissor!

Boa sorte e lembre-se: BEBA COM MODERAÇÃO.

Fonte(s): VICE, Food and Service, Inglês Goumet, Gizmodo, Daily Mail, Today
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui