• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Dor na coluna: técnica simples alivia horas ao computador em 15 segundos

Movimento fácil alivia o incômodo causado por ficar muito tempo sentado.

Marcela Briglia Franco Publicado: 30/04/2021 11:48 | Atualizado: 30/04/2021 13:58

Conheça o alongamento fácil que pode ajudar a aliviar o incômodo de quem passa muitas horas ao computador, ou simplesmente sentado por muito tempo.

 

Passar horas em frente ao computador é uma realidade cada vez mais comum. Por conta disso, o corpo acaba se inclinando em direção à tela – e isso vale para estudos e praticamente qualquer atividade que fazemos sentados.

Mas esse movimento tão natural e despretensioso pode trazer consequências, principalmente, para a coluna. Não à toa que sentir incômodos nessa região do corpo é comum.

Segundo esse estudo coordenado pelo professor doutor em fisioterapia, Arun Balasubramaniam, indivíduos que mantêm uma postura incorreta frequentemente podem desenvolver problemas posturais, o que resulta em dor e fraqueza muscular.

A boa notícia é que um alongamento simples pode ajudar a aliviar o incômodo dos usuários que passam muitas horas ao computador. O movimento foi postado pelo quiroprata estadunidense Chris Cooper em seu perfil no TikTok.

O profissional, que conta com mais de 400 mil seguidores, explica como realizar exercícios que podem aliviar dores nas costas, tira dúvidas de seguidores e publica uma série de movimentos para melhorar a postura na famosa rede social de vídeos curtos.

Com o auxílio do fisioterapeuta Yago Medeiros, veja como realizar a técnica e entenda o porquê do movimento aliviar as dores. Confira!

 

Como realizar o movimento?

Em entrevista ao Almanaque SOS, Yago Medeiros explica que o alongamento é dividido em três posições.

Na primeira etapa, há uma rotação externa dos ombros que consiste em girar os polegares das mãos “para fora” e empurra-los para trás de forma a “expandir” o peito e “retrair” a parte superior das costas.

Mantendo a posição um, os cotovelos são empurrados para baixo com o intuito de “jogar” os ombros para baixo.

Por último, suba a cabeça como se quisesse crescer. Ela deve ficar em uma posição reta, na qual o queixo nem está totalmente voltado para cima nem totalmente voltado para baixo. Há, no entanto, um leve movimento da cabeça para trás, criando aquele “queixo duplo” .

Permaneça nessa postura por 15 segundos. Nos comentários, o especialista ainda explica que o ideal é repetir o movimento a cada hora.

Confira o alongamento completo:

@drchriscooperEveryone needs this. ##posturecheck ##posture ##health ##healthy ##piday♬ Good posture Portland chiropractor – Dr. Chris Cooper

 

Porque esse movimento funciona

De acordo com o fisioterapeuta, realizar esse alongamento por um determinado tempo, no caso do vídeo 15 segundos, gera um estímulo relaxante nos músculos que trabalham para manter a postura quando estamos sentados, melhorando a sensação de desconforto que surge nessas situações.

Segundo o especialista, o movimento é indicado para qualquer pessoa, desde que não se esqueça de respirar.

“Não há nenhum grade risco que contraindique a realização desse exercício. Um cuidado que se deve ter, porém, é associar a execução do exercício com a respiração”.

“É possível que algumas pessoas “prendam” a respiração ao realizar o movimento, o que pode, em casos raros, gerar quadros de náusea e visão turva. Isso é ocasionado exclusivamente pela interrupção da respiração e não tem relação alguma com o esforço”, aponta Yago.

 

Por que sinto dor na coluna quando fico muito tempo ao computador?

De acordo com o especialista, a dor ocasionada devido a manutenção de uma postura por tempo prolongado é ocasionado por substâncias específicas produzidas pelos músculos quando esses estão “trabalhando” demais.

“A manutenção de qualquer postura seja para se manter em pé, sentado em uma cadeira com apoio paras costas ou sentado em um banquinho requer que os músculos trabalhem em determinado nível a fim de impedir que a força da gravidade nos leve para o chão”.

“Nessas situações, o músculo trabalha de uma forma bem específica: ele produz força, mesmo sem gerar movimento”, explica Yago.

De acordo com o fisioterapeuta, isso acontece quando seguramos uma sacola ao voltar do mercado, por exemplo. Mesmo sem mexer o braço, os músculos fazem força para segurar a sacola e impedir que ela caia no chão.

Seguindo com esse raciocínio, os músculos das nossas costas fazem força para nos manter eretos e em frente à tela do computador.

Ao trabalhar nessas situações por tempo prolongado, porém, os músculos começam a produzir um tipo de “lixinho” que ativa os nervos periféricos, causando a sensação de dor e desconforto no músculo.

O artigo de revisão “Ginástica laboral: alongamento X flexionamento“, elaborado por Jacqueline da Silva, Isabel Cristina Taranto e Fernanda Piasecki explica que a prática do alongamento pode evitar que os músculos sobrecarregados, por produzirem força ou velocidade, sofram as consequências dessa ação.

A manutenção de uma postura passiva, ficar longo tempo sentado é um exemplo disso, também provoca encurtamento muscular, o que limita a extensão dos movimentos. No entanto, ela pode ser compensada por meio de exercícios de alongamento.

Manter uma boa postura ao passar horas trabalhando ou estudando em frente ao computador não é uma tarefa simples. Mas continuar sentado com um má postura pode ser a causa da sua dor na coluna.

O ideal é ter momentos de pausa quando estiver muito tempo nessa postura para relaxar os músculos, seja alongando ou fazendo outro movimento que alivie a tensão muscular. A sua coluna agradece!

Marcela Briglia Franco
Jornalista em formação tentando desvendar as mil e uma novidades que surgem no mundo da internet diariamente.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui