• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

ALERTA: O encosto da cadeira na verdade faz mal coluna, garantem cientistas

Entre sentar, ficar em pé ou deitar, a primeira opção é a pior de todas!

Se você achava que o encosto da cadeira garantia a melhor forma de sentar, saiba que está profundamente enganado!

Todo mundo acha que sabe sentar, mas o site Cracked apontou os nossos erros quando ficamos nessa posição tão confortável. E vale a pena saber quais são, pois podemos evitar, apenas na mudança de postura, alguns problemas mais sérios na nossa coluna num futuro não muito longe.

Senta, que lá vem história!

Passar longos períodos sentado aumenta o risco de diabetes, doenças do coração e até câncer, não importa o quanto você esteja ralando na mesa do escritório. Já falamos TUDO sobre ficar longos períodos sentado, aqui.

As cadeiras de hoje, com seus encostos retos, não foram desenhadas para comportar nossa delicada coluna, concluiu um estudo publicado no site British Journal of Sports Medicine.

Spine-Position-with-sitting-22
Quando estamos em pé, ou sentados em bancos sem encosto, nossos músculos abdominais trabalham para ajudar a espinha a suportar nosso peso. Quando sentamos e nos recostamos, o abdômen relaxa, e a coluna que segura o peso do corpo.

(de pé | sentado – imagem: ergonut)

Esse estresse extra, segundo o artigo do site How Stuff Works, pressiona os discos da coluna, e daí vêm as temidas dores crônicas nas costas, hérnias e bicos de papagaio.

Como faz, então?

Seria uma delícia passar o dia deitado, no ócio, mas infelizmente alguém tem que pagar as contas. Alguns especialistas recomendam o “sentar ativo”, usando uma bola de ginástica, um banquinho ou qualquer outro móvel sem encosto.

Nessa postura, a parte de cima do corpo fica desprotegida, exigindo força do abdômen para se manter ereta.

sentarbola_sososlteiros

builtlean

Assim, trabalha-se continuamente os músculos que sustentam a coluna para manter o equilíbrio postural e, com isso, melhoramos também a respiração e a concentração, revela estudo feito pela especialista em postura corporal Mary Bond.

Para manter a saúde da sua coluna, uma outra opção interessante é revezar o tempo sentado com o tempo em pé. Hoje em dia já existem mesas capazes de se ajustarem na altura correta, para que uma pessoa consiga trabalhar confortavelmente em pé.

Por exemplo, na imagem abaixo, vemos a mesa da empresa Varidesk, que custa em média 350 dólares. Veja mais informações no site do produto.

highdesk_sossolteiros

telegraph

Você pode também trabalhar com uma cadeira inclinada a 135º. Se conseguir, claro.

Um estudo feito com 22 voluntários, publicado pela NBC Newsmostrou que, entre sentar com a coluna relaxada (70º), com as costas eretas (90º), ou inclinada (135º), a coluna sofre menos na última posição, pois a compressão dos discos e o estresse dos ligamentos é mínimo.

sleep-chairs_sossolteiros

geauxplaces

Aliás, os 135º de recosto eram muito populares no Império Romano, inclusive na época de Jesus. Adote-a na vida e, se o chefe implicar, diga que essa é uma maneira não só de evitar licenças médicas, mas também de aprofundar sua experiência religiosa.

Agora temos excelentes argumentos para exigir a cadeira Altwork Station no trabalho.

29100552081186
altwork-desk_3486527a

 

Via: Cracked

Robbie Jacks
Sarcástica, dramática, intensa, carioca, professora, jornalista, escritora, Mestra em Literatura Norte-Americana. Ainda não descobriu por que estuda tanto. Só sabe que quer viver de palavras. E de atitudes. E de amor, muito amor. :D

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui