ALERTA: Nunca utilize “Escova de Arame” para limpar a Churrasqueira ou Grelha
Fazer churrasco é uma delícia, comer nem se fala! Mas essa arte gastronômica envolve alguns riscos mais graves do que queimar o pãozinho de alho.
Além da possibilidade de graves queimaduras, existe um inimigo quase invisível que é ignorado por muitos de nós, a escova de limpar churrasqueira e suas cerdas de arame!
Ao limpar a churrasqueira com escova de arame, pequenas cerdas podem ficar presas na grelha, podendo se misturar com a comida do próximo churrasco. E aí que mora o perigo fatal.
Caso alguém engula um fiozinho que seja desse arame, sua saúde estará perigosamente comprometida, podendo levar a óbito. Apesar de parecer improvável que isso ocorra, os médicos estão chamando atenção das pessoas, pois isso muito mais comum do que a gente imagina.
Alguns casos divulgados na internet
Segundo publicado pelo site Universo Inteligente, Anthony, um garoto canadense de seis anos, estava em um churrasco com os pais quando mordeu um hambúrguer e começou a chorar.
Seus pais o levaram ao hospital e, após os médicos encontrarem uma cerda de arame na garganta do garoto por meio de Raio-X, Anthony teve que ir direto para a sala de cirurgia. A operação foi um sucesso, apesar do garoto ter desenvolvido uma infecção na garganta por conta da cerda.
Outro caso, desta vez publicado pelo site CBS News, foi o da americana Cherryl Harrison. Ela também engoliu uma cerda de arame após comer um hambúrguer e começou a ter fortes dores de barriga.
Ao descobrirem que a dor era causada por uma única cerdinha, os médicos retiraram o fio por meio de laparoscopia.
Tanto Cherryl quanto Anthony tiveram muita sorte pois, foram ao hospital assim que sentiram as dores.
Estudos científicos e a complicada cirurgia
O único estudo a respeito de casos parecidos foi feito no Hospital de Rhode Island, nos EUA, em 2010. A pesquisa identificou seis casos de ingestão de cerda de arame em um período de 18 meses. Dois pacientes tiveram o intestino delgado perfurado e outro teve o estômago e fígado perfurado.
A cirurgia para remover a cerda não é algo simples. Segundo o Dr. Ian Dempsey, para um otorrinolaringologista encontra-la é “como encontrar agulha em um palheiro” e removê-la do paciente seria como “retirar uma agulha de acupuntura de dentro de uma laranja sem tocar ou perfurar a fruta”.
Já o Dr. Aziz Benbrahim, que operou Cherryl, deu o exemplo de um caso semelhante, com a diferença de que o paciente esperou algumas semanas para ir ao hospital – nesse tempo, a cerda perfurou o intestino e os pulmões do paciente. Ele teve que ser completamente aberto para a operação e, felizmente, sobreviveu.
O que fazer para evitar esse acidente?
Uma forma de evitar esse acidente é simplesmente não usar as escovas de arame. Você pode limpar a churrasqueira com uma escova de nylon, vapor ou madeira.
O canal WarrenMarketingGroup publicou um vídeo ensinando a limpar a grelha com papel alumínio:
Basta esquentar a grelha e limpá-la esfregando uma bola de papel alumínio amassado pela superfície.
O vídeo completo você pode ver clicando aqui (em inglês).
Mas de qualquer forma, fique sempre atento. Caso não tenha como saber se utilizaram ou não a escova de metal na grelha, os médicos indicam que as pessoas procurem um hospital caso estejam sentindo fortes dores na barriga, garganta ou pescoço por mais de um dia após o churrasco.
Universo Inteligente, CBS News, Centers For Desease Control and Preventions, Youtube