• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

ALERTA: Nunca utilize “Escova de Arame” para limpar a Churrasqueira ou Grelha

Fazer a limpeza com cerdas de metal pode colocar sua vida em risco!

Fazer churrasco é uma delícia, comer nem se fala! Mas essa arte gastronômica envolve alguns riscos mais graves do que queimar o pãozinho de alho.

Além da possibilidade de graves queimaduras, existe um inimigo quase invisível que é ignorado por muitos de nós, a escova de limpar churrasqueira e suas cerdas de arame!

Ao limpar a churrasqueira com escova de arame, pequenas cerdas podem ficar presas na grelha, podendo se misturar com a comida do próximo churrasco. E aí que mora o perigo fatal.

Caso alguém engula um fiozinho que seja desse arame, sua saúde estará perigosamente comprometida, podendo levar a óbito. Apesar de parecer improvável que isso ocorra, os médicos estão chamando atenção das pessoas, pois isso muito mais comum do que a gente imagina.

Alguns casos divulgados na internet

Segundo publicado pelo site Universo InteligenteAnthony, um garoto canadense de seis anos, estava em um churrasco com os pais quando mordeu um hambúrguer e começou a chorar.

Seus pais o levaram ao hospital e, após os médicos encontrarem uma cerda de arame na garganta do garoto por meio de Raio-X, Anthony teve que ir direto para a sala de cirurgia. A operação foi um sucesso, apesar do garoto ter desenvolvido uma infecção na garganta por conta da cerda.

Anthony e seu Raio-X.

Outro caso, desta vez publicado pelo site CBS News, foi o da americana Cherryl Harrison. Ela também engoliu uma cerda de arame após comer um hambúrguer e começou a ter fortes dores de barriga.

Ao descobrirem que a dor era causada por uma única cerdinha, os médicos retiraram o fio por meio de laparoscopia.

Tanto Cherryl quanto Anthony tiveram muita sorte pois, foram ao hospital assim que sentiram as dores.

A cerda que levou Cherryl a ser operada

Estudos científicos e a complicada cirurgia

O único estudo a respeito de casos parecidos foi feito no Hospital de Rhode Island, nos EUA, em 2010. A pesquisa identificou seis casos de ingestão de cerda de arame em um período de 18 meses. Dois pacientes tiveram o intestino delgado perfurado e outro teve o estômago e fígado perfurado.

A cirurgia para remover a cerda não é algo simples. Segundo o Dr. Ian Dempsey, para um otorrinolaringologista encontra-la é “como encontrar agulha em um palheiro” e removê-la do paciente seria como “retirar uma agulha de acupuntura de dentro de uma laranja sem tocar ou perfurar a fruta”.

Já o Dr. Aziz Benbrahim, que operou Cherryl, deu o exemplo de um caso semelhante, com a diferença de que o paciente esperou algumas semanas para ir ao hospital – nesse tempo, a cerda perfurou o intestino e os pulmões do paciente. Ele teve que ser completamente aberto para a operação e, felizmente, sobreviveu.

O que fazer para evitar esse acidente?

Uma forma de evitar esse acidente é simplesmente não usar as escovas de arame. Você pode limpar a churrasqueira com uma escova de nylon, vapor ou madeira.

O canal WarrenMarketingGroup publicou um vídeo ensinando a limpar a grelha com papel alumínio:

Basta esquentar a grelha e limpá-la esfregando uma bola de papel alumínio amassado pela superfície.

O vídeo completo você pode ver clicando aqui (em inglês).

Mas de qualquer forma, fique sempre atento. Caso não tenha como saber se utilizaram ou não a escova de metal na grelha, os médicos indicam que as pessoas procurem um hospital caso estejam sentindo fortes dores na barriga, garganta ou pescoço por mais de um dia após o churrasco.

Fonte(s): Universo Inteligente, CBS News, Centers For Desease Control and Preventions, Youtube
Alexandre Carneiro
Viciado em café, videogame, seriados, filmes, música, internet e umas coisitas más... Escrever, ler, assistir, escutar e matutar é o que faço de melhor. Made in Goiás.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui