Colunas

ALERTA: Estudo revela uma verdade sombria sobre os carregadores piratas da Apple

08 de dezembro de 2016
Postado por Rui Davi

 

Que tal se alguém ler tudo pra você? Dá o play!

*Não é um robô, pode acreditar.

Se o carregador do seu iPhone já não está mais entre nós, é bem possível que você tenha se deparado (e caído na tentação) de adquirir uma versão mais baratinha para carregar seu aparelho.

Mas saiba que carregadores piratas e/ou de segunda mão podem acabar custando muito mais caro do que um original, valendo algo que não tem preço, a sua vida.

…Mesmo?

Um estudo encomendado pelo Chartered Trading Standards Institute (CTSI), no Reino Unido, e publicado pelo site da BBC revelou que 99% dos carregadores falsificados para aparelhos da Apple não passaram no teste básico de segurança.

De acordo com os profissionais consultados pela publicação, esses carregadores “xing-lings” são um grande risco. Além de não funcionarem corretamente, podendo te deixar na mão, eles podem gerar sérios acidentes, como explosões e incêndios.

Os testes:

Os especialistas em segurança testaram 400 carregadores falsificados comprados online e aplicaram uma alta tensão para verificar se o isolamento presente era resistente.

O resultado foi literalmente chocante. Apenas 3 tinham isolamento suficiente para evitar choques elétricos.

Outra operação focou em lojas de usados e descobriu que de 3.019 produtos elétricos comprados de segunda mão, 15% estão fora do padrão e contêm falhas, como plugs falsos e isolamento básico.

Um risco à vida

Leon Livermore, presidente-executivo do Instituto Tecnológico Trading Standards, aconselhou à publicação que os consumidores só devem comprar produtos elétricos que tenham sido testados e de fornecedores confiáveis.

“Pode custar um pouco mais, mas produtos falsificados e de segunda mão são uma entidade desconhecida, que podem lhe custar sua casa ou até mesmo sua vida ou a de um ente querido”, disse Leon.

Para Gillian Guy, CEO da organização Citizens Advice, deve-se procurar por sinais de falsificação, como erros no nome da marca ou no logo, e também se ele possui a marca de conformidade, como o “CE” na Europa, “FCC” nos Estados Unidos e o símbolo da Anatel no Brasil.

Digital Trends, http://www.digitaltrends.com/mobile/explosions-electrocution-fatal-phone-accidents-are-rarer-than-you-think/

SEM LEGENDA

 

Como reconhecer um carregador falso

Os especialistas consultados pela publicação ainda ensinaram alguns truques para identificar um carregador falso e não cair em furadas. Olha só:

1. Pinos maiores

Tente encaixar o carregador na tomada sem ligar no aparelho. Se ele não entrar fácil, os pinos podem ter o tamanho errado. Eles devem ter um espaço de 9,5 mm entre o pino e o furo da tomada.

Se isso acontecer, as chances de ter comprado gato por lebre são grandes.

Techtudo, http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/06/bug-no-iphone-permite-instalacao-de-virus-por-carregador-de-celular.html

SEM LEGENDA

 

2. Marcações

Procure pelo nome do fabricante, logotipo, modelo e número do lote.

Os cabos da Apple possuem as inscrições “Designed by Apple in California“, “Assembled in China“, “Assembled in Vietnam” ou “Indústria Brasileira”, localizado a aproximadamente 18 cm do conector USB. Veja a imagem abaixo:

Olhar Digital, http://olhardigital.uol.com.br/noticia/saiba-diferenciar-um-cabo-de-iphone-pirata-de-um-original/55746

SEM LEGENDA

Além disso, a embalagem dos carregadores certificados contêm o selo “MFi” (Made For iPhone).

 

3. Avisos e instruções

O carregador deve vir com instruções de uso, informações sobre suas condições e limitações. Orientações básicas de segurança elétrica e dados de como fazer o descarte seguro do equipamento também devem estar informados.

Posot Class, http://class.posot.com.br/carregador-usb-de-5w-da-apple/

SEM LEGENDA

 

4. Problemas no cabo

De acordo com os especialistas, sinais como o cabo estragar facilmente, esquentar mais do que deveria ou não encaixar bem no Iphone também são fortes indícios de falsificação.

Outro detalhe, se você não conseguir sincronizar ou carregar o dispositivo, pode ser um sinal de que o cabo e/ou o carregador é falsificado.

Power Add, https://www.ipoweradd.com/blogs/news/how-many-times-can-a-10000-mah-rated-power-bank-fully-charge-your-iphone

SEM LEGENDA

 

5. Formato do conector Lightning

Os cabos com esse tipo de conector são bem específicos e, apesar de existirem versões piratas, eles contêm detalhes que  identifica sua originalidade.

O conector original mede exatamente 7,7 mm por 12 mm e o encaixe tem que ser sempre da cor cinza em tom metálico. Os contatos devem ser arredondados  e embutidos em uma peça única de formato retangular, garantem os especialistas.

Nessa imagem os conectores originais estão na parte de cima e os falsos embaixo.

Olhar Digital, http://olhardigital.uol.com.br/noticia/saiba-diferenciar-um-cabo-de-iphone-pirata-de-um-original/55746

Superiores – Conectores originais | Inferiores – Conectores falsos

 

6. Detalhes do conector USB

Os especialistas ainda revelam que as travas dos conectores USB devem ser em formato de trapézio e os dois precisam ter a mesma distância das laterais. As superfícies são lisas e uniformes e os contatos são na cor dourada.

Nessa próxima imagem os conectores originais estão em cima e os falsos embaixo.

Olhar Digital, http://olhardigital.uol.com.br/noticia/saiba-diferenciar-um-cabo-de-iphone-pirata-de-um-original/55746

Superiores – Conectores originais | Inferiores – Conectores falsos

– Será que tentar economizar nesses produtos vale mesmo a pena ou é mais inteligente diminuir um drink ou dois na balada?

BBC, Trading Standards, Apple, Olhar Digital

MATÉRIAS RELACIONADAS