• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

Para mais produtividade: o final de semana deveria ter 3 dias, segundo a ciência

Ou que deveríamos trabalhar menos horas por dia.

É sempre a mesma coisa, chega o domingão e temos a plena certeza de que o final de semana é muito curto e que mais um dia de folga viria muito a calhar.

Os escravos do sistema Podem até nos chamar de preguiçosos, mas a realidade é que até a ciência reconhece isso.

Uma pesquisa, publicada no site científico The Lancet, analisou 25 estudos sobre o tema, realizados na Europa, Estados Unidos e na Austrália, que totalizaram experimentos feitos com cerca de 600 mil pessoas.

De acordo com o levantamento, pessoas que trabalham cerca de 55 horas por semana (ou mais) possuem 33% mais chances de sofrer um AVC e 13% mais chances de desenvolverem doenças cardíacas.

Além disso, um estudo publicado no site científico NCBI comprovou que pessoas que trabalhavam menos de 40 horas semanais além de dormirem mais, tem um sono muito mais revigorante – inclusive já publicamos um artigo sobre o quanto dormir mal pode influenciar negativamente em nossa saúde.

Além da saúde, tem produtividade!

Se você for com esse papinho de saúde na hora de propor para o seu chefe uma diminuição na carga horária ou até uma folguinha durante a semana, certamente ele vai mandar você catar coquinho dar de ombros para sua proposta.

Então seja certeiro e atinja direto o coração deles, que no caso é o bolso. Trabalhar menos significa trabalhar mais!

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Dr. K. Anders Ericsson, um dos maiores especialistas em psicologia do trabalho, contatou que as pessoas de maneira geral costumam manter a concentração e seu lado produtivo por apenas 4 ou 5 horas. Ou seja, em uma diária de 8 horas, três horinhas desse dia são totalmente improdutivas.

E o papo é tão real que até a Universidade de Harvard publicou em um um artigo que psicólogos e consultores profissionais são unânimes nessa conclusão. O segredo para o sucesso, para aumentar a produtividade, não estão nessas 40 horas (ou mais) que nos obrigam a trabalhar semanalmente.

Falar é fácil, quero ver na prática!

Há alguns anos, diversas empresas decidiram colocar em prática o que os cientistas já afirmavam nos papéis, e o resultado foi bastante animador, tanto para os trabalhadores como para as empresas envolvidas.

Ryan Carson, dono de uma empresa de tecnologia dos EUA diminuiu a carga horária dos seus funcionários para 32 horas semanas em 2006. De lá pra cá, o profissional revela que rolou uma grande mudança comportamental na “galera da firma”, que passou a trabalhar com mais alegria e disposição.

Além disso, a produtividade alcançada após a mudança foi muito maior que em períodos anteriores. Resumindo, funcionários trabalhando menos ficam mais felizes. E gente feliz trabalha muito melhor!

“Não se trata de mais tempo familiar, ou mais tempo para curtição, ou menos tempo de trabalho. Trata-se de viver uma vida total mais equilibrada. Nós, basicamente, tomamos um tratamento ridiculamente bom para as pessoas, porque achamos que é a coisa certa a fazer” – disse o empresário ao site The Atlantic.

Diversas empresas adotaram a prática, todas alcançando resultados animadores.

Joe Rubin, especialista em recursos humanos, disse em entrevista ao Business Insider que até a Amazon diminuiu a carga horária de seus funcionários para 30 horas semanais, e essa alteração também resultou benefícios para a empresa.

Ele afirma que essa flexibilidade de horário não é apenas por “trabalhar menos”, mas uma visão de “como a empresa quer que o funcionário gaste seu tempo, sua vida”. E isso acaba refletindo no comportamento do trabalhador e em sua produtividade.

Trabalhar mais de 40 horas por semana é desumano“, disse o especialista à publicação.

Em 2009 isso foi novamente comprovado por um experimento feito em Harvard. Em um escritório, foi acordado 1 dia a mais de folga para os funcionários durante 1 mês. Neste dia, todos eram proibidos até de checarem suas caixas de e-mail. Resultado, houve uma melhora significativa em todos os serviços oferecidos por eles.

Dica: compartilhe até que essa mensagem chegue no seu chefe.

Fonte(s): Hypeness, Business Insider, New Economics
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui