Água Solar: Como retirar o Cloro da Água de maneira simples e eficaz
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Água Solar: Como retirar o Cloro da Água de maneira simples e eficaz

Cloro já foi associado com alergias alimentares e problemas reprodutivos.

Gustavo Torniero Publicado: 08/11/2018 12:43 | Atualizado: 08/11/2018 14:06

O cloro é utilizado com frequência para tornar a água própria para o consumo humano, seja para a higiene pessoal ou até mesmo para a alimentação. Apesar disso, é preciso lembrar que essa substância é tóxica, ainda mais se as concentrações forem elevadas.

Mas, em tese, os centros de distribuição e tratamento de água efetuam um controle rígido dos níveis de cloro para a purificação. De acordo com o Ministério da Saúde, a água fornecida na sua casa deve conter um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L.

De qualquer forma, o consumo em excesso já foi associado com o aumento da incidência de alergias alimentares e até mesmo com problemas reprodutivos. Para garantir, vamos te ensinar como tirar o cloro da água que você consome de forma prática, fácil e barata.

Faça água solar

Parece que você vai precisar de uma tecnologia desenvolvida pela Nasa, mas na verdade é muito mais simples do que você pensa. Basta deixar uma garrafa de vidro transparente com a água de torneira exposta ao Sol durante todo o dia, até anoitecer; ela deve ficar aberta (sem tampa), apenas com um paninho respirável (voal) cobrindo o bocal.

Como o cloro é um gás, esse processo fará com que ele evapore. Esse é o método mais indicado por conta dos Raios UV (ultravioleta), que eliminam bactérias de maneira muito mais efetiva, bem como a cloramina e o próprio cloro. Esse, inclusive, é um dos métodos utilizados para purificar água em comunidades carentes.

Dica: Aposte em garrafas transparentes e de vidro; em contato com calor, as garrafas de plástico podem liberar toxinas.

Deixe a garrafa de água aberta por 24 horas

Sabe quando o dia está meio nublado? Essa técnica é para os dias menos ensolarados. Dessa vez, você vai deixar uma garrafa de água aberta com o paninho no bocal durante 24 horas para que o cloro no estado gasoso possa se dissipar. Para proteger de insetos, o pano respirável por cima da garrafa é fundamental.

Ferva a água

Essa dica é para quem tem pressa. A mais conhecida e a mais utilizada por todo mundo para purificação. Apesar de ser menos eficiente do que os raios UV, ao ferver a água, além de retirar outras impurezas que contaminam a água, o cloro evapora ainda mais rapidamente.

Com essas dicas simples e baratas, sua água com certeza vai ter uma qualidade melhor para consumo.

Fonte(s): Pensando ao Contrario - Youtube, Wikihow
Gustavo Torniero
Jornalista curioso no âmbito profissional e nas horas vagas. Escreve conteúdos otimizados para motores de busca e já publicou reportagens em veículos de comunicação, foi sócio e apresentador do Programa Zuada, para cerca de 900 cidades ao redor do Brasil e é ativista na área de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. É cego, mas isso fica por último porque é só um detalhe.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui