O cloro é utilizado com frequência para tornar a água própria para o consumo humano, seja para a higiene pessoal ou até mesmo para a alimentação. Apesar disso, é preciso lembrar que essa substância é tóxica, ainda mais se as concentrações forem elevadas.
Mas, em tese, os centros de distribuição e tratamento de água efetuam um controle rígido dos níveis de cloro para a purificação. De acordo com o Ministério da Saúde, a água fornecida na sua casa deve conter um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L.
De qualquer forma, o consumo em excesso já foi associado com o aumento da incidência de alergias alimentares e até mesmo com problemas reprodutivos. Para garantir, vamos te ensinar como tirar o cloro da água que você consome de forma prática, fácil e barata.
Faça água solar
Parece que você vai precisar de uma tecnologia desenvolvida pela Nasa, mas na verdade é muito mais simples do que você pensa. Basta deixar uma garrafa de vidro transparente com a água de torneira exposta ao Sol durante todo o dia, até anoitecer; ela deve ficar aberta (sem tampa), apenas com um paninho respirável (voal) cobrindo o bocal.
Como o cloro é um gás, esse processo fará com que ele evapore. Esse é o método mais indicado por conta dos Raios UV (ultravioleta), que eliminam bactérias de maneira muito mais efetiva, bem como a cloramina e o próprio cloro. Esse, inclusive, é um dos métodos utilizados para purificar água em comunidades carentes.
Dica: Aposte em garrafas transparentes e de vidro; em contato com calor, as garrafas de plástico podem liberar toxinas.
Deixe a garrafa de água aberta por 24 horas
Sabe quando o dia está meio nublado? Essa técnica é para os dias menos ensolarados. Dessa vez, você vai deixar uma garrafa de água aberta com o paninho no bocal durante 24 horas para que o cloro no estado gasoso possa se dissipar. Para proteger de insetos, o pano respirável por cima da garrafa é fundamental.
Ferva a água
Essa dica é para quem tem pressa. A mais conhecida e a mais utilizada por todo mundo para purificação. Apesar de ser menos eficiente do que os raios UV, ao ferver a água, além de retirar outras impurezas que contaminam a água, o cloro evapora ainda mais rapidamente.
Com essas dicas simples e baratas, sua água com certeza vai ter uma qualidade melhor para consumo.