Água Sanitária: Saiba o Jeito Certo de Usar e Não Erre Mais!
A água sanitária é um produto indispensável na limpeza geral.
Apesar de ser super popular, ainda tem muita gente por aí que não conhece todas as possibilidades de uso dela, e o pior: os riscos que o uso errado da água sanitária oferece pra saúde.
Mas não precisa de pânico, o Almanaque SOS tá aqui pra te explicar tudinho, daqui pra frente você vai saber como usar água sanitária com eficiência e segurança!
Diferença entre Cloro, Hipoclorito de Sódio e Água Sanitária
Pra começo de conversa, é importante entender que o cloro, hipoclorito de sódio e a água sanitária não são exatamente a mesma coisa.
- O cloro é um gás que não é vendido em sua forma pura. Ele se mistura e reage muito rápido a outras substâncias.
- O hipoclorito de sódio é o resultado de uma diluição de cloro com soda cáustica, aquosa e alcalina com uma pequena porção de cloro ativo.
- A água sanitária é o hipoclorito de sódio dissolvido em água, o que a deixa mais segura pro uso doméstico. Ainda assim, ela tem propriedades oxidantes e pode liberar cloro.
7 erros para não cometer com a Água Sanitária
1. Limpar peças de metal
A água sanitária pode oxidar metais muito rápido, pois ela é um produto oxidante e corrosivo.
A oxidação é como a ferrugem, só que mais rápida e agressiva do que a exposição dos metais ao oxigênio do ar e da água.
Então, quando for limpar metais, dê preferência a desinfetantes e produtos próprios para limpar esse material, assim você evita manchas e corrosão.
2. Não diluir a água sanitária
Quando a água sanitária é diluída em água, o pH diminui, ficando entre 6.5 e 8.5. Assim, ela forma o ácido hipocloroso que é super eficiente na eliminação de microorganismos.
Essa é a substância que age melhor como germicida, a diluição também deixa o produto mais seguro, já que assim ela só vai atuar contra os micróbios.
Para limpeza geral, use 1 litro de água para 40ml de água sanitária. Pra combater a propagação do mosquito Aedes Aegypti (o mosquito da dengue), basta diluir 2ml do produto em 1 litro de água.
O uso sem diluição pode ser feito pra combater o mofo, mas lembre de usar um borrifador para controlar a quantidade. Luvas e máscara também são importantes pra evitar a inalação do produto, além de manter o ambiente bem arejado.
3. Não lavar frutas e vegetais
Sim, minha gente, a água sanitária pode e deve ser usada para higienizar alimentos que são consumidos crus, você só precisa tomar cuidado com a quantidade.
Ela é bem mais barata do que muitos outros produtos e mais eficiente do que o vinagre nessa função.
É só misturar 15ml de água sanitária com 1 litro de água e deixar as frutas e vegetais de molho por cerca de 15 minutinhos.
Feito isso, enxágue bem em água corrente para tirar os resíduos, e os alimentos vão ficar limpos e livres de micróbios indesejados.
4. Deixar roupas de molho na água sanitária
Muitas peças de roupa são sensíveis à água sanitária, lembra que ela pode ser corrosiva? Pois é, sempre que quiser deixar suas roupas branquinhas, confira na etiqueta se dá pra usar alvejante.
A lógica é a seguinte: um triângulo comum quer dizer que você pode usar água sanitária na lavagem da peça, mas lembra de diluir, tá bom? Você pode usar 10ml de água sanitária para 1 litro de água.
Mas presta atenção porque mesmo assim ela pode provocar manchas!
Tecidos de lã, lycra, seda e couro não devem ser lavados com água sanitária, assim como as roupas coloridas. Além de ser corrosiva, ela também reage aos corantes e pode deixar manchas que não saem de jeito nenhum.
Se o triângulo estiver marcado com um x ou linhas diagonais, não pode usar alvejante.
Então, pra deixar as roupas bem limpinhas, use tira manchas próprios pra roupa, ou um dos nossos truques caseiros para remover manchas.
Outra opção é passar bastante sabão de coco e deixar a peça tomando luz do sol por algumas horas, fazendo a antiga técnica de quarar roupas. Depois é só lavar normalmente.
5. Misturar água sanitária com outros produtos
A gente já te disse que a água sanitária é feita de uma longa diluição do cloro, que reage muito rápido a outras substâncias químicas.
É por causa disso que você deve tomar muito cuidado com as misturinhas como:
- álcool;
- vinagre;
- produtos de limpeza em geral e com amônia.
Quando esses produtos são combinados com água sanitária, eles podem ter várias reaçãos químicas perigosas e liberar substâncias que fazem muito mal à saúde, como gás cloro, clorofórmio e cloraminas, provocando os seguintes sintomas:
- irritação respiratória;
- irritação na pele;
- dor de cabeça;
- náuseas e vômito;
- queimaduras.
E esses são só alguns sintomas, toma cuidado! Você pode misturar com sabão, mas em pouca quantidade e sempre diluído em água, beleza?
Leia também: “Misturinha mágica”: produtos de limpeza que não se deve misturar
6. Água sanitária pra limpar xixi dos pets
Sabia que tem amônia no xixi? E como não pode misturar água sanitária com amônia, higienizar o xixi dos pets com esse produto não é uma boa ideia, na verdade, pode ser super perigoso!
Tanto a urina humana quanto a dos pets vai reagir à água sanitária liberando gases tóxicos como cloro, hidróxido de amônia e cloraminas.
Essa reação também libera calor, o que pode causar queimaduras físicas e químicas.
Use detergente e bicarbonato de sódio para fazer a limpeza do xixi dos animais, ah, usar um desinfetante também é uma boa opção!
Desse jeito, não acontecerão reações químicas perigosas pra você e nem pro bichinho.
7. Não conferir as instruções do rótulo
Deu pra notar que a água sanitária é um produto que requer cuidados, né? Por isso é tão importante ficar de olho nas recomendações da embalagem.
Informações como a proporção de diluições, produtos que não devem ser misturados, quais os materiais e superfícies que reagem bem a esse produto, tudo isso deve ficar disponível no rótulo.
Ah, o nome e endereço do fabricante, o registro no Ministério da Saúde a data de fabricação e o prazo de validade também devem estar bem claros na embalagem, basta conferir!
Vale lembrar que é importante usar luvas e evitar ao máximo o contato direto da água sanitária com a pele, se isso acontecer, lave a região com água corrente.
Não reutilize a embalagem, e a mantenha em um lugar seguro longe de crianças e animais!