15 Usos incríveis para Água Oxigenada (e o que você NÃO deve fazer)
Se existe um produto coringa que todo mundo provavelmente tem em casa é a água oxigenada. Não só serve para a limpeza de variados materiais, como pode ajudar até nos cuidados com os pets. Mas é preciso ter alguns cuidados, veja a seguir.
Como age a água oxigenada
A água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, uma molécula muito volátil.
Por isso, fica a observação: se o produto que você tem em casa já foi aberto há mais de 6 meses, ele já pode ter virado água, segundo a educadora de enfermagem Debra Sullivan.
O que significa “água oxigenada 40 volumes?”
Indica que, quando 1 mL de água oxigenada se decompõe, serão produzidos 40 mL de oxigênio molecular nas condições comuns do ambiente. Essa quantidade de oxigênio (12%), inclusive, é muito usada por cabeleireiros para clarear um tom de cabelo bastante escuro.
Essa é a lógica para as outras concentrações, como 10 volumes, 20 volumes e 30 volumes. Vale dizer que para uso, o ideal é volume 10 ou menos.
Como saber se a água oxigenada venceu?
Depois de abrir o produto, se ele não for bem fechado depois de utilizado, ele pode estragar — mesmo estando no prazo de validade.
Anne Marie Helmenstine, biomédica estadunidense, confirma a velha tática para saber se a água oxigenada está adequada para o uso.
Teste da pia: derramar uma pequena quantidade da água na pia, próxima ao ralo. O metal do ralo acelera a decomposição do composto em oxigênio e, a olho nu, você pode visualizar a formação de bolhas — indicando que o produto ainda está funcional.
Teste da batata: experimente colocar água oxigenada em uma batata cortada. Por conta de uma interação com as enzimas do alimento, as bolhas devem aparecer se o produto ainda estar com validade. Demonstraram esse experimento no programa Rachel Ray Show.
Agora que você entendeu como age a água oxigenada, conheça os principais usos com comprovação de especialistas e da ciência.
Clareamento e limpeza
A água oxigenada é um agente clareador para alguns objetos e, de quebra, tem propriedades germicidas.
1. Deixe peças de roupas mais brancas
A solução de peróxido de hidrogênio pode clarear roupas brancas que ficaram acinzentadas. Geralmente a concentração deve ser de 10 volumes.
Porém, antes de realizar a técnica na peça toda, teste uma pequena parte dela. Porque há o risco da água oxigenada deixar as fibras do tecido mais fracas.
Se a roupa passar no teste, de acordo com as recomendações de uma empresa especialista em limpeza doméstica, coloque-a em um balde com água e quatro medidas de água oxigenada, deixe-a de molho um dia inteiro, enxágue e deixe secar.
2. Limpe o chuveiro
A farmacêutica estadunidense, Dena Westphalen indica o uso da água oxigenada 10 volumes para limpar aparelhos que ficam úmidos, como o chuveiro ou a máquina de lavar louças.
Para isso, borrife a água oxigenada sobre as partes da máquina que costumam ficar úmidas e com bolor.
3. Higienize a pia da cozinha
A professora da área de saúde, Mary Cross recomenda a limpeza de bancadas, pias e outras superfícies duras com água oxigenada. Borrife o produto, de concentração a 10 volumes, e deixe agindo por alguns minutos.
Ela ainda afirma que a solução é mais eficaz que o vinagre branco, o álcool isopropílico e o ácido acético.
4. Desinfete tábuas de cortar legumes e carnes
De acordo com este manual da Universidade Estadual de Ohio, dos EUA, também é possível higienizar essas tábuas de cortar alimentos com a solução de peróxido de hidrogênio.
Primeiro, higienize a tábua lavando com sabão e água morna. Depois de seca, para desinfetá-la, borrife o objeto com água oxigenada a 10 volumes aquecida (em torno de 65ºC) e deixe agir por 1 minuto. Depois seque e ela estará pronta para o uso.
5. Limpe os azulejos do banheiro
Pulverize a água oxigenada 10 volumes pura sobre as superfícies e deixe agir por pelo menos 5 minutos (quanto mais tempo agir, melhor). Depois seque.
Diferente de outros produtos, a água oxigenada é econômica, igualmente eficaz e esse uso é recomendado até mesmo pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention).
6. Dê um brilho a mais ao espelho do banheiro
Além dos produtos próprios para vidros, tem quem limpe o espelho com palha de aço, mas ela costuma deixar farpas nos dedos. Nesses casos, a água oxigenada pode ser uma boa alternativa.
Basta borrifar uma solução com 1/4 de xícara de água oxigenada e 2 xícaras de água e secar com uma toalha de papel.
7. Elime o aspecto amarelado do plástico (retrobright)
Seja a capinha de celular, o microondas, videogame ou qualquer objeto de plástico, todos acabam ficando amarelados ao longo do tempo. Mas tem uma solução simples para resolver esse problema: água oxigenada e Sol!
Dessa vez, você vai precisar de água oxigenada 40 volumes e equipamentos de proteção, como as luvas. O passo a passo completo você acompanha nesse artigo que o Almanaque SOS publicou.
Cuidados com os pets
Nossos bichinhos estão sempre interagindo com o ambiente e trazendo microrganismos para a casa. Veja como a água oxigenada pode ajudar.
8. Limpe a caixa de areia dos gatos
De acordo com a médica veterinária Alessandra Sayegh, a falta de higiene na caixa de areia dos gatos pode deixar os animais vulneráveis a doenças, além do mau odor desagradável.
Portanto, esvazie a caixa e lave-a com esponja e água quente. Em seguida, passe água oxigenada também com esponja para evitar o odor.
9. Ajude o seu pet a vomitar em casos de intoxicação
A água oxigenada pode ajudar o seu animal de estimação a vomitar depois de ter comido algo contraindicado. Além do carvão ativado, água oxigenada também pode auxiliar.
A médica veterinária, Vania de Paula explica que a dose normalmente utilizada na clínica é de 5 ml de água oxigenada para cada 10 kg de peso corporal.
Porém, sabemos que cada organismo é muito diferente entre si. Por isso, não dê o produto por conta própria. Consulte o médico veterinário do seu pet.
10. Mantenha a limpeza nos aquários
Quem cuida de peixes também pode se beneficiar do composto, a água oxigenada ajuda a limpar o aquário.
Um estudo publicado na Aquacultural Engineering, além de outras referências, confirmam que é segura a aplicação da substância nos filtros biológicos.
Mas esse é outro uso do produto que deve ser consultado por um especialista previamente, já que pode fazer mal a alguns peixes ornamentais.
Alimentação
Muitas pessoas utilizam água sanitária para higienizar os alimentos.
11. Higienize os legumes e vegetais
De acordo com o químico estadunidense, Craig Bettenhausen, é possível usar a água oxigenada para higienizar frutas e vegetais.
Corte as áreas danificadas ou machucadas, deixe de molho ou borrife a solução, de modo que ela fique em contato com o alimento por 5 minutos, então, lave com água corrente.
Higiene pessoal
A água oxigenada pode atuar na nossa higiene pessoal também, desde que a utilizemos para limpar objetos pessoais, e não pele ou mucosas.
12. Higienize a escova de dentes
Semanalmente, faça uma solução com água potável e água oxigenada 10 volumes em partes iguais e mergulhe a escova por 15 minutos. Você pode reduzir em até 85% as bactérias na sua superfície.
Próteses e aparelhos ortodônticos móveis também podem ser higienizados, além de pincéis de maquiagem.
13. Elimine os ácaros
Seja em roupas guardadas, no sofá ou no colchão, os ácaros podem estar presentes e causar doenças, como as alergias respiratórias.
Um estudo do Journal of Allergy and Clinical Immunology recomenda borrifar água oxigenada para acabar com esses bichinhos. Depois é só esperar secar e colocar a roupa de cama.
Jardinagem
Quem é mãe ou pai de planta também pode adorar saber que a água oxigenada ajuda na jardinagem.
14. Facilite a germinação das sementes
Antes de plantar, mergulhe as sementes em água oxigenada de até 10 volumes. Essa dica foi testada e recomendada também por alguns pesquisadores, que verificaram que o composto pode amolecer o tegumento e facilitar a germinação.
15. Proteja as plantas de doenças
De acordo com a Universidade de Alaska Fairbanks, é indicado limpar os itens que você usa na jardinagem com a água oxigenada. A tesoura de poda e os recipientes podem passar fungos e outras doenças para as plantas.
Não use água oxigenada em feridas e machucados!
Principais cuidados com a água oxigenada
A água oxigenada, mesmo nas concentrações mais usuais, traz os riscos de explosão em determinadas temperaturas, reação violenta com outras substâncias e irritação da pele, olhos e mucosas.
Além disso, sabe aquele antigo uso de limpar ferida com água oxigenada? Então, não é mais indicado. Apesar do produto realmente higienizar o local e até ajudar com o sangramento, ele inibe a cicatrização.
Vale dizer que mesmo em concentrações menores, como 10 volumes, a água oxigenada não é indicada para nenhum tratamento na pele: “todas oferecem perigo de irritação e queimadura da pele”, segundo o dermatologista Alberto Cordeiro.
Outras recomendações:
- nunca misture água oxigenada com vinagre: resulta em um líquido altamente corrosivo, que pode irritar a pele, os olhos e até mesmo afetar os pulmões;
- não use o produto para clarear manchas na pele e tratar acnes: pode causar um machucado e uma queimadura, há métodos mais seguros;
- evite o uso no rosto: é muito abrasiva, altamente irritante para a pele;
- evite usar o composto para clarear os dentes: pode prejudicar o esmalte – também existem estratégias menos arriscadas para isso, consulte seu dentista;
- deixe para clarear o cabelo apenas no salão: há risco de danos e queimaduras químicas ao cabelo;
- não pingue água oxigenada nos ouvidos: internamente, pode detonar as células do nosso corpo – detalhamos aqui também;
- não caia nos boatos de que água oxigenada cura câncer, covid e doenças crônicas: não existe evidência científica alguma quanto a isso.
Como você pode ver, a água oxigenada é um produto simples, composto de água e peróxido de hidrogênio, mas com muitas utilidades comprovadas pela ciência. Esperamos que, com essas dicas, sua rotina de cuidados com a casa se torne mais prática, segura e limpinha.
Cristina Mendes - Universidade de Évora, Mayo Clinic, Casa pratica qualita, Healthline