Quem possui cabelos afro (como o dreadlock) e adora nadar, sabe das dificuldades que enfrenta quando o assunto é touca para natação.
A maioria dos modelos de touca para natação disponíveis no mercado não são adequadas para esses cabelos, especialmente os mais volumosos, fazendo com que a procura por uma touca que sirva minimamente se torne um terrível desafio.
Para amenizar este problema, algumas pessoas até mesmo utilizavam diversas toucas de uma vez no cabelo, sofrendo com problemas posteriores, como dor de cabeça e indisposição.
Esse era o caso do professor de natação, Vital, que utilizava até 4 toucas comuns. Como foi detalhado na publicação abaixo:
Pensando nas demandas das pessoas com cabelo afro, o engenheiro Maurício Delfino, um dos sócios da marca DaMinhaCor, idealizou a touca afro de natação e banho, uma touca direcionada especialmente à população negra, que possui um formato diferenciado que permite que as pessoas com cabelos afro a utilizem sem qualquer dificuldade.
Com modelos unissex, as toucas estão disponíveis em tamanhos diferenciados para adultos e crianças, e também para pessoas com cabelo afro curto, cabelo afro muito volumoso e dreadlocks volumosos (superior a 80cm), atendendo às mais diversas necessidades.
Quem está por trás da ideia
O criador da touca afro, Maurício Delfino, contou que sua inspiração para a criação deste e de outros produtos direcionados à população negra, surgiu quando ele percebeu as dificuldades que as mulheres negras de sua família passavam por não encontrarem produtos de segmentos diversos que tivessem sido idealizados e produzidos para elas.
Além disso, Maurício pôde viajar por todo o Brasil e perceber que as dificuldades que a família enfrentava se estendem por todo o país. Desta forma, ele passou a utilizam suas viagens anuais para o exterior como oportunidades de encontrar produtos para pessoas negras que poderiam amenizar as dores de uma grande parte da população brasileira que ainda sofre – e muito – com a falta de itens nacionais que atendam verdadeiramente às suas necessidades.
“A população afro-estadunidense é um 1/3 do tamanho da população negra brasileira, porém, ouso dizer que não temos no Brasil sequer 1% dos produtos que hoje estão disponíveis nas prateleiras para a população negra nos Estados Unidos.”, explica.
A partir desta ideia nasceu a DaMinhaCor, uma loja especializada em produtos para pessoas negras que teve sua loja inaugurada no início de 2018. Embora seja um produto de destaque da marca, a touca afro para natação e banho é apenas um dos diversos produtos que serão lançados pela empresa.
Maurício revelou que a marca pretende lançar linhas de produtos voltados para educação, vestuário, higiene pessoal, entre outros segmentos, sempre com o objetivo de facilitar a vida das pessoas negras.
As toucas afro para natação já se tornaram um sucesso no mercado brasileiro. Maurício contou que a touca já está nos grandes marketplaces brasileiros e já foi vendida para 21 estados, mesmo estando no mercado há apenas seis meses. Sobre a aceitação das lojas brasileiras, ele comentou:
“Os canais de vendas e distribuição entenderam a inovação social trazida pelo nosso produto. Mais, compreenderam a demanda reprimida de uma população que quer, cada vez mais, produtos desenvolvidos e pensados para ela.”
A partir da utilização da touca afro para natação, muitas pessoas que antes tinham dificuldades para encontrar uma touca adequada para nadar ou que por isso se sentiam desmotivadas para a prática da atividade, já podem encontrar uma solução eficiente e acessível que, ao que tudo indica, estará cada vez mais próxima da população negra.
Segundo o idealizador, “o objetivo estratégico maior é a distribuição total e irrestrita do produto em todos os lugares desse país. E que todos possam ter o direito (e o prazer) de curtir uma piscina, uma hidro, dar os primeiros saltos na água, sonhar com um pódio, sem abrir mão, nunca, do direito de ser e estar como se sentir melhor”.
Que esta iniciativa possa se estender para as mais diversas áreas, gerando mais produtos eficientes que atendam às necessidades da população negra e possibilitem que cada uma dessas pessoas tenha ainda mais motivação e liberdade para vivenciar tudo de bom que desejar.
Afinal de contas, a gente merece!