Agora existe touca de nadar especial para cabelos afro; finalmente!
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

chevron_left
chevron_right

Agora existe touca de nadar especial para cabelos afro; finalmente!

Disponíveis em tamanhos diferenciados para adultos e crianças.

Tati Santana Publicado: 10/07/2018 11:57 | Atualizado: 10/07/2018 12:49

Quem possui cabelos afro (como o dreadlock) e adora nadar, sabe das dificuldades que enfrenta quando o assunto é touca para natação.

A maioria dos modelos de touca para natação disponíveis no mercado não são adequadas para esses cabelos, especialmente os mais volumosos, fazendo com que a procura por uma touca que sirva minimamente se torne um terrível desafio.

É mágica. MÁGICA DA MULHER NEGRA!

Para amenizar este problema, algumas pessoas até mesmo utilizavam diversas toucas de uma vez no cabelo, sofrendo com problemas posteriores, como dor de cabeça e indisposição.

Esse era o caso do professor de natação, Vital, que utilizava até 4 toucas comuns. Como foi detalhado na publicação abaixo:

Pensando nas demandas das pessoas com cabelo afro, o engenheiro Maurício Delfino, um dos sócios da marca DaMinhaCor, idealizou a touca afro de natação e banho, uma touca direcionada especialmente à população negra, que possui um formato diferenciado que permite que as pessoas com cabelos afro a utilizem sem qualquer dificuldade.

Com modelos unissex, as toucas estão disponíveis em tamanhos diferenciados para adultos e crianças, e também para pessoas com cabelo afro curto, cabelo afro muito volumoso e dreadlocks volumosos (superior a 80cm), atendendo às mais diversas necessidades.

Quem está por trás da ideia

O criador da touca afro, Maurício Delfino, contou que sua inspiração para a criação deste e de outros produtos direcionados à população negra, surgiu quando ele percebeu as dificuldades que as mulheres negras de sua família passavam por não encontrarem produtos de segmentos diversos que tivessem sido idealizados e produzidos para elas.

Além disso, Maurício pôde viajar por todo o Brasil e perceber que as dificuldades que a família enfrentava se estendem por todo o país. Desta forma, ele passou a utilizam suas viagens anuais para o exterior como oportunidades de encontrar produtos para pessoas negras que poderiam amenizar as dores de uma grande parte da população brasileira que ainda sofre – e muito – com a falta de itens nacionais que atendam verdadeiramente às suas necessidades.

“A população afro-estadunidense é um 1/3 do tamanho da população negra brasileira, porém, ouso dizer que não temos no Brasil sequer 1% dos produtos que hoje estão disponíveis nas prateleiras para a população negra nos Estados Unidos.”, explica.

A partir desta ideia nasceu a DaMinhaCor, uma loja especializada em produtos para pessoas negras que teve sua loja inaugurada no início de 2018. Embora seja um produto de destaque da marca, a touca afro para natação e banho  é apenas um dos diversos produtos que serão lançados pela empresa.

Maurício revelou que a marca pretende lançar linhas de produtos voltados para educação, vestuário, higiene pessoal, entre outros segmentos, sempre com o objetivo de facilitar a vida das pessoas negras.

As toucas afro para natação já se tornaram um sucesso no mercado brasileiro. Maurício contou que a touca já está nos grandes marketplaces brasileiros e já foi vendida para 21 estados, mesmo estando no mercado há apenas seis meses. Sobre a aceitação das lojas brasileiras, ele comentou:

“Os canais de vendas e distribuição entenderam a inovação social trazida pelo nosso produto. Mais, compreenderam a demanda reprimida de uma população que quer, cada vez mais, produtos desenvolvidos e pensados para ela.”

A partir da utilização da touca afro para natação, muitas pessoas que antes tinham dificuldades para encontrar uma touca adequada para nadar ou que por isso se sentiam desmotivadas para a prática da atividade, já podem encontrar uma solução eficiente e acessível que, ao que tudo indica, estará cada vez mais próxima da população negra.

Segundo o idealizador, “o objetivo estratégico maior é a distribuição total e irrestrita do produto em todos os lugares desse país. E que todos possam ter o direito (e o prazer) de curtir uma piscina, uma hidro, dar os primeiros saltos na água, sonhar com um pódio, sem abrir mão, nunca, do direito de ser e estar como se sentir melhor”.

Que esta iniciativa possa se estender para as mais diversas áreas, gerando mais produtos eficientes que atendam às necessidades da população negra e possibilitem que cada uma dessas pessoas tenha ainda mais motivação e liberdade para vivenciar tudo de bom que desejar.

Afinal de contas, a gente merece!

Tati Santana
Baiana com muito dendê, estudou Marketing e Cinema, mas seu maior crush é escrever. Adora noites de lua cheia, papo esotérico e o jeitinho "rock'n roll meio nonsense" de levar a vida.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui