• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Afinal, por que ficamos rabugentos quando estamos com fome?

A irritação nada mais é que o teu corpo tentando salvar sua vida.

Lucas Vinicius Publicado: 24/03/2016 13:25 | Atualizado: 24/03/2016 15:58

Ficar com fome é uma das piores sensações, nosso corpo acaba criando diversas reações físicas e emocionais que certamente não são agradáveis. A mais popular delas é o nervosismo.

Afinal, a expressão “verde de fome” não é à toa. Alguém já viu o Hulk calminho?

hangry_fome2_sossolteiros

– Cadê meu macarrão com queijo?

Uma pesquisa, publicada no Diabete Journals, afirmou exatamente isso, deixar de se alimentar pode fazer as pessoas ficarem com mau humor, criando sentimentos como ansiedade e estresse.

Ao se alimentar, proteínas, carboidratos, gorduras e todas as outras coisas são digeridas, fazendo com que todos os nutrientes sejam direcionados a corrente sanguínea e distribuídos pelo corpo para criar energia.

Ao passar algum tempo sem comer, esses nutrientes diminuem e com a baixa glicose no sangue o cérebro começa a perceber um possível risco de vida. É dessa forma que seu humor começa a piorar.

Além disso, quando o nível da glicose no sangue começa a cair, são enviadas informações aos órgãos para a liberação de hormônios, que por sua vez liberam glicose para a corrente sanguínea.

São quatro tipos de hormônios liberados, um de crescimento, o glucagon, a adrenalina e cortisol. Esses dois últimos também são liberados em casos de estresse, físico e emocional, por isso a linha entre o mau humor e a fome é tênue.

hangry_fome_sossolteiros

hungryforever

Outro motivo do mau humor ser relacionado ao apetite são os genes em comuns, como o neuropeptídeo Y, um elemento químico do cérebro liberado quando as pessoas estão com fome, e também funciona como regulador da raiva.

É exatamente por isso que você fica estressado quando está sem comer há algum tempo. A irritação nada mais é que seu corpo tentando avisar sobre a necessidade se alimentar.

Então, uma dica para todos: a melhor maneira de acabar com a cara feia é comendo alguma delícia, e rápido!

Fonte(s): IFL Science, Revista Galileu
Lucas Vinicius
Escriba digital, amante da sétima arte, ex-jogador compulsivo e meigo

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui