• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Afinal, para que serve a parte azul da borracha?

Engana-se quem achava que era para apagar caneta.

Dario C L Barbosa Publicado: 05/08/2014 13:30 | Atualizado: 31/07/2020 16:45

Na nossa infância, ou nem-tão-infância-assim, acreditávamos piamente que a parte azul, daquela borracha com duas cores, servia para apagar a tinta da caneta.

Mas no máximo, o que conseguíamos ao testar tal tecnologia era fazer um belo borrão no papel, ou no máximo um furo na folha. Se liga nesse vídeo de um garoto testando a funcionalidade da borracha.

 

Então pra que serve?

Por incrível que pareça, ela foi feita para TENTAR apagar a caneta. Falamos “tentar” porque funciona mais como marketing do que outra coisa. Pois a tinta da caneta molha e penetra as fibras da folha, diferente do grafite que gruda na superfície do papel e é facilmente apagado.

lapis-borracha-1

accessdenied

A parte azul da borracha serve para raspar essa superfície (a tinta da caneta, e o que tiver por ali, vão de brinde!). Portanto quando rasgar o papel comum, não se aborreça, está fazendo o “procedimento correto”. Se quer usar essa parte borracha e não danificar seu trabalho, escolha uma folha bastante resistente como cartolina, folhas de ofício, por exemplo.

Não é a toa que exista até hoje o tal corretivo para canetas, também conhecido por branquinho, errorex, liquid paper…

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui