• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Afinal, o pênis circuncidado é realmente mais limpinho?

Especialistas explicam tudo sobre a polêmica da pelinha.

Cortar ou não cortar? Eis a questão.

Depois de anos ouvindo e lendo que, pinto com a cabeça pra fora é mais limpo, resolvi, aos 19 anos, circuncidar o meu.

circuncisao1_sossolteiros

jezebel

Não sei se porque sempre deixei o playground limpo, mas não vi muita diferença. Claro, além de não precisar mais dar aquela puxadinha de pele para poder limpar. Mas em geral, será que o cortado é comprovadamente mais limpo e com menos riscos de pegar doenças, do que os originais de fábrica?

Para deixar isso bem exposto o site Mic consultou alguns especialistas para responder essa questão tão polêmica.

E aí, limpou o cabeção?

Segundo o pediatra americano Carey Chronis, o pênis circuncidado é mais fácil de limpar, mas isso não quer dizer que os outros não sejam. Basta fazer a limpeza correta embaixo da pele, o que não é lá uma tarefa muito trabalhosa.

De acordo com a clinica Mayo, você pode manter um pinto não circuncidado limpo, apenas seguindo o ritual de (todos os dias): puxar o prepúcio delicadamente para trás, limpar por baixo dele com água e sabão, enxaguar, secar bem e deixar a pelinha cobrir tudo de novo, sem necessidade de limpeza especial ou produtos caros.

circuncisao2_sossolteiros
– Companhia de limpeza de pinto.

pinterest

E a saúde?

Ainda segundo o Dr. Chronis, pirocas que não entraram na faca são mais propensas a terem infecções do trato urinário.

“Mas, a incidência de infecções em indivíduos não circuncidados não é alta, e esse não deve ser um fator decisivo na escolha de circuncidar. Com a limpeza correta não há com quê se preocupar.”

Para Georganne Chapin, diretora do grupo anticircuncisão Intact America (América intacta), alguns pais acham que seus filhos não vão saber se limpar direito e resolvem circuncidá-los, mas se um garoto pode aprender a assoar o nariz ou escovar os dentes, certamente ele vai aprender a lavar o piru direito.

circuncisao3_sossolteiros
– Circuncidado | Não circuncidado 

reddit

Mas, não é nojento?

Em alguns pintos intactos, que não forem limpos frequentemente, pode aparecer uma coisa bem nojenta, o esmegma (conhecido também como queijinho), que é uma mistura de células mortas da pele com óleos corporais.

Essa substância age como lubrificante tanto no homem, como na mulher. De acordo com o site Medical Daily, se a genitália não for bem lavada, o esmegma fica acumulado e pode se tornar espesso e fedorento, graças às bactérias presentes.

Mas se tudo estiver limpo, ele é transparente e imperceptível e além disso, essas bactérias podem ser benéficas à nossa saúde.

Cortar reduz o risco de transmissão do HIV

É isso que diz um estudo do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Segundo a agência,

“várias pesquisas mostraram que há significante redução no risco de contrair HIV no sexo pênis-vagina”.

Segundo o site da revista Time, uma grande quantidade de bactérias, nos pênis não circuncidados, podem atrapalhar as células especializadas no combate à infecções.

Essas células conhecidas como células de Langerhan, são responsáveis por “apresentar” vírus e bactérias para o sistema imunológico do corpo, para que ele possa preparar as defesas. Quando há muitas bactérias, essas células podem começar a realmente infectar o corpo, ao invés de só preparar para combatê-los.

Lembrando que o melhor mesmo é usar camisinha, seja com a cabeça de fora ou não.

camisinha_sosolteiros

womenshealthmag

É verdade que um pau não circuncidado pode contrair um infecção mais fácil, mas isso só se você deixar ele num estado de abandono. Lembre-se que qualquer parte do seu corpo, se não for limpa, pode ficar nojenta.

Então basta água e sabão que tudo ficará de boa onde sempre esteve, sem cortes nem nada.

 

Fonte(s): Mic
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui