• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Afinal, jogar Video Game deixa mais inteligente?

Vários estudos compravam que sim, entenda. Mas é claro, sem exageros.

 

Polêmica!

Quem nunca ouviu a mãe gritar “sai do videogame e vai tomar banho menino!”, não sabe o que é ouvir a mãe gritar “sai do videogame e vai tomar banho menino!”.

lost my mind

Essa polêmica, muito maior que qualquer mamilo, está passando de geração em geração, mas chegou a hora de mudar isso! Vamos abrir a sua cabeça, te dando todos os argumentos para defender a causa videogamiana! O canal americano Asap SCIENCE, que tem como missão responder as maiores dúvidas da humanidade de forma científica, resolveu nos ajudar nessa campanha. Fizemos uma tradução livre do video, que explica tudo que precisa saber (você o encontra no final desse artigo).

afinal videogames podem me deixar inteligente 1

“Videogames são uma divertida alternativa a realidade, porém alguns os consideram como violentos, preguiçosos e um desperdício de tempo. O debate segue a anos. Mas será que existem pontos positivos? Videogames podem te deixar inteligente?

 

Sem exageros, é claro.

afinal videogames podem me deixar inteligente 2

Antes de começar, é importante saber que “TUDO, QUANDO EM EXCESSO, É PREJUDICIAL“, até brócolis. Sério, altas doses dessa verdura podem ser tóxicas. Existe até intoxicação por excesso de água. Então, se a única coisa que faz na vida, é jogar videogame, mais que provavelmente não terá benefícios com isso.

 

Mário te salva de mais uma, ou três!

afinal videogames podem me deixar inteligente 3

Muitos estudos comprovaram que jogar videogame, aumentam as funções cognitivas. Um estudo em específico, colocou as cobaias para jogarem Super Mário 64 por 30 minutos/dia, por 2 meses. Os resultados foram o aumento da memória, planejamento estratégico, coordenação motora fina (das mãos), comparado aos que não jogaram nada. Esse estudo, que usa o videogame como terapia, foi feito com pacientes que sofrem de algum transtorno mental, que tendem ter essas áreas do cérebro diminuídas.

 

Jogos de Ação potencializam o raciocínio.

afinal videogames podem me deixar inteligente 4

Surpreendentemente, jogos de ação também aumentam atenção sobre os detalhes. Se você escolher jogar um game nesse estilo, por 5 a 10 horas/semana, você consegue lidar com “pegadinhas do cérebro” com maior facilidade. Isso porque seu cérebro é mais eficiente nas áreas relacionadas à atenção.

 

Videogames na educação.

afinal videogames podem me deixar inteligente 5

Claro que videogames podem ser extremamente educativos. Por mais que não jogue o seu game favorito com esse propósito, muitos são usados para educar os mais velhos e os mais novos. Inclusive ajudam crianças com dislexia a lerem melhor. Um estudo comprovou que crianças disléxas, que jogam videogame, costumam ler mais rápido e com maior precisão. Mais uma vez, é provado que existe melhora em relação a atenção.

 

A visão também ganha com isso.

afinal videogames podem me deixar inteligente 6

Enquanto isso, outros estudos mostram uma melhoria na visão, os jogadores além de conseguirem ver detalhes com mais clareza, como letrinhas minúsculas, tem habilidade de ver outros níveis de cinza. Jogadores mais assíduos enxergam detalhes nos contrastes 58% melhor, função muito importante, pois é uma das primeiras coisas que começa a diminuir com a idade.

 

Idosos também devem jogar videogame.

afinal videogames podem me deixar inteligente 7

Mesmo com idosos, ouve melhora na memória e no foco. E o mais importante, jogos especializados, conseguiram retardar o processo de envelhecimento do cérebro por 7 anos! Isso porque os jogos são cognitivamente complexos e requerem energia mental.

 

Teste de atenção:

afinal videogames podem me deixar inteligente 10

(assista o video no final do artigo para interagir) Uma pessoa comum consegue rastrear cerca de 3 a 4 objetos, enquanto os gamers (de ação) rastreiam 6 a 7.

 

A medicina é quase um jogo.

afinal videogames podem me deixar inteligente 11

Como a tecnologia continua transformando a medicina, cirurgias são finalizadas com câmeras e ferramentas por controle remoto, o que as torna muito próximas do videogame, por conta da tela e dos equipamentos eletrônicos. Não é de se estranhar que jovens médicos, com experiência em games, concluem o procedimento com maior rapidez e menos erros, comparado aos que nunca jogaram.

 

Finalizando.

afinal videogames podem me deixar inteligente 12

Todas as habilidades só serão úteis se usá-las, o que é impossível se tudo que faz é ficar sentado o dia todo SÓ jogando videogame. Aproveite os momentos de descanso para jogar com moderação, mas levante esse traseiro gordo e aproveite a vida de forma diversa, porque é assim que se ganha no jogo da vida.”

 

Vídeo:

No vídeo existem dois testes (1:10 e 2:40) para ver como seu cérebro trabalha a atenção (Para quem não entende inglês, basta colocar a legenda em português).

 

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminha. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui