Algumas coisas na vida a gente faz porque simplesmente aprendemos daquela forma, acreditando que é assim e pronto. Por exemplo: onde você guarda o pó de café, na geladeira ou no armário?
Essa questão é praticamente mais uma modalidade da discussão ”bolacha vs. biscoito”. Quem faz de um jeito acha absurdo quem faz do outro. Mas, afinal, existe certo ou errado quando o assunto é café na geladeira?
Há um tempinho, publicamos aqui no SOS o artigo: “13 itens que não devem ir para a geladeira (mas nós guardamos)“, e dentre eles estava o café. Acontece que recebemos vários alertas de leitores, que questionaram se essa informação era válida, já que alguns fabricantes recomendam conservar o café na geladeira, inclusive está escrito na embalagem.
Como o assunto é polêmico, resolvemos desvendar de uma vez por todas! Café na geladeira, sim ou não?
Mito ou verdade?
Segundo Daniela Zaminiani, técnica em nutrição do Sterna Café, guardá-lo na geladeira é um erro.
“Ao contrário do que se pensa, guardar o café na geladeira não é bom. O pó de café é sensÃvel à umidade e perde todo o aroma e sabor quando fica em contato com a umidade da geladeira.”
Mas, afinal, por que então algumas marcas recomendam que o café seja conservado na geladeira? Segundo a marca de café Pilão, a orientação na embalagem é apenas uma sugestão, já que, segundo eles, mantê-lo na geladeira conserva as propriedades do café.
Vale dizer que a geladeira em si não tem umidade, apenas as gavetas próprias para isso. Portanto, seguindo a lógica, bastaria evitar guardá-lo nesses repartimentos.
De acordo com Eduardo Simões, proprietário da franquia Scada Café, o café precisa ser armazenado em local fresco e arejado, pois a temperatura adequada ajuda a manter as propriedades do café.
Segundo o especialista, “quem indica (colocar na geladeira) não está errado e quem não indica também não está“. Acontece que a conservação na geladeira faz o café durar mais, porém, se ele não for guardado da forma correta, você vai acabar prejudicando sua qualidade.
“Fora da geladeira o produto deve ser consumido em até 15 dias, já o que está dentro da geladeira pode ser consumido em até 30 dias, sem perder muito das suas caracterÃsticas.
Se o recipiente não estiver bem fechado ou sem tampa, o café vai absorver caracterÃsticas dos alimentos próximos a ele. E ninguém quer tomar café com cheiro e sabor de cebola, não é mesmo?”, explica Andrews Oliveira, barista do Café da Vila, localizado em Santo André (SP)
A melhor forma de conservar seu café
Já que o café fica comprometido se for armazenado de forma errada na geladeira, então onde conservá-lo? O proprietário da marca Café Arte do Grão, Lucas Santos, explica que há alguns cuidados a serem tomados se você quer garantir um café de qualidade.
“Conserve em um local fresco e longe de odores e da incidência direta do sol, como um armário onde você guarda seus mantimentos, por exemplo. Pode ser guardado em um pote hermético ou mantido na própria embalagem, que dado o revestimento interno, ajuda a manter o café protegido do calor e da luz, sendo necessário apenas retirar todo o ar da embalagem antes de ser fechada. Bloqueando assim a entrada de oxigênio e mantendo as caracterÃsticas por mais tempo, evitando uma oxidação precoce”, explica o profissional.
Quando o café oxida ele tem seus óleos aromáticos transformados. Apesar de não fazer mal a saúde, a bebida sofre alteração na qualidade e sabor.
Por fim, de acordo com o barista Andrews Oliveira, a embalagem ideal seria a vácuo em um recipiente de inox. Mas como essa opção pode não ser muito viável no dia a dia, você pode armazenar o café em uma lata de inox com uma tampa escura, que já é o suficiente para uma boa conservação.
Ou seja, desde que o café esteja em um lugar arejado, fresco, bem fechadinho e sem receber luz, está tudo ok!