Dicas

Faça seu próprio Aero Hockey caseiro com 1 Bexiga

08 de março de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Traga as crianças para a sala e os adultos também! A criadora de conteúdo sobre educação infantil Tia Caracol publicou um vídeo no Instagram ensinando como fazer uma bexiga flutuante e nós, automaticamente, adoramos!

O brinquedo é feito apenas com um cd velho, uma tampinha de detergente e uma bexiga e ainda serve como um disco de air hockey (ou hóquei de ar, em português). Essa a gente não pode perder: Vâmo Testá!

 

Como fazer um hóquei de ar caseiro

Materiais

  • 1 CD/DVD velho
  • Cola Quente
  • 1 tampinha de Detergente
  • 1 Bexiga

 

Passo a Passo

A primeira coisa que fizemos foi colar a tampinha de detergente no furinho do CD usando a cola quente. Note que ficou um espacinho para o ar passar por baixo, já que é isso que precisamos.

 

Assim que a cola secou, enchemos a bexiga com ar e a encaixamos na boca da tampinha.

 

E foi só isso mesmo. O nosso disco de hóquei de ar estava pronto para as “crianças” brincarem. Deu muito certo e foi super divertido!

 

Hoquei de ar caseiro

Cuidados que você precisa tomar para usar o balão como um disco de hóquei de ar:

  1. Superfície lisa: para usar o balão como um disco de hóquei de ar você precisa ter uma mesa com a superfície bem lisinha para que o CD possa deslisar por ela.
  2. Fôlego em dia: o balão vai soltando ar, consequentemente murchando com o tempo e você vai precisar enchê-lo novamente. Prepare-se para isso.

 

A seguir, vamos detalhar que você precisa saber sobre o air hockey.

1. O que é

O hóquei de ar é uma prática esportiva que no Brasil é entendida como um brinquedo que geralmente é disposto em estabelecimentos de entretenimento eletrônico de shoppings.

A “brincadeira” envolve uma mesa como a de sinuca, porém essa com uma superfície extremamente lisa com uma projeção de ar em sua superfície, dessa maneira os discos e os batedores podem deslizar com facilidade. Esses discos costumam ser bem similares aos discos de hóquei convencionais, por isso o nome “hóquei de ar”.

Dois jogadores se enfrentam, um de cada lado da mesa. Eles usam uma espécie de batedor que também desliza pela mesa com o objetivo de defender ou disparar o disco na direção do adversário. Os jogadores disputam a posse do disco enquanto protegem sua entrada, posicionada no mesmo lugar da trave do gol no totó. Marca ponto aquele jogador que conseguir rebater o disco de maneira que ele entre no “gol” do adversário.

Wikmedia, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chuck_E._Cheese_Air_Hockey.jpg

SEM LEGENDA

 

2. Origem

A primeira coisa interessante a se notar é que de acordo com artigo publicado no site do Magazine Luíza, não existe uma certeza de quem ou quando o aero hockey de mesa foi inventado, apenas especula-se que tenha sido nos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, o esporte teria sido inventado em meados dos anos 60, por um norte americano chamado Phil Crossman e outros dois engenheiros da Brunswick Billiards. Porém, por não conseguirem desenvolver uma mesa com pouco atrito, esse projeto teria sido descontinuado na mesma época.

Anos depois, Bob Lemieux, um entusiasta do hóquei de ar, iria aprimorar o projeto original e isso viria a trazer a modalidade para o ambiente comercial e instigar uma comunidade competitiva pelo mundo que se mantém até hoje.

 

3. Regras

Como todo jogo precisa de regras, isso não é diferente com o hóquei de ar, confira algumas delas:

  • Joga-se uma moeda para definir quem vai iniciar com a posse do disco.
  • O disco precisa entrar completamente no “gol” do adversário para poder contar como ponto, caso contrário a partida continua normalmente.
  • Não é permitido tocar o disco com nada além do rebatedor, caso contrário isso é considerado uma falta e o jogador adversário pode bater um “pênalti” sem que o infrator possa defender.
  • Quando um jogador faz ponto, a próxima rodada se inicia com o disco na posse de quem levou o “gol”.
  • A linha central da mesa determina o limite que os jogadores podem interagir com o disco, mas isso não os impede de se posicionarem nas laterais da mesa, apenas o batedor que não pode passar dessa linha. Caso contrário isso é considerado uma falta e o disco passa a ser de posse do adversário.
  • Ganha o jogo aquele jogador que conseguir alcançar o número de 7 pontos primeiro.

 

O que a galera achou desse teste

Os seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Para entreter as crianças! AS CRIANÇAS: Dario e Vini. “, disse Akemi Chinen em nosso Instagram.

“Próximo laboratório para minhas crianças “, comenta Karina Santos em nosso TikTok.

“Mais feliz que nossa filha de cinco anos Adorei! ❤️✌️”, afirma Lu Peranovich em nossa página no Facebook.

“Vou fazer, com certeza. Com a quantidade de CDs que tenho aqui dá pra abrir um negócio só disso “, brinca Angela Mendonça em nosso canal no Youtube.

Se você procura outra atividade para brincar com as crianças, confira 10 maneiras de entreter uma criança sem usar a tecnologia.

 

O que aprendemos

  • O CD flutuante funciona muito bem como disco improvisado de hóquei de ar.
  • É preciso uma superfície lisa para a brincadeira funcionar.
  • As regras do hóquei de ar são simples e acessíveis.

Win Max

MATÉRIAS RELACIONADAS