• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

Adubo caseiro: Shake para Plantas com restos de comida e café

Para adubar seu jardim ou horta com o melhor que a natureza pode oferecer.

Bruna Geremias Publicado: 03/05/2021 12:09 | Atualizado: 03/05/2021 12:23

Se quiser adubar seu jardim ou horta com o melhor que a natureza pode oferecer, faça esse shake para plantas com cascas de frutas, restos de verduras, ovos e borra de café.

 

As plantas são excelentes companheiras. Elas harmonizam, decoram o ambiente e trazem bem estar. Ainda mais em tempos de pandemia. Quando a ordem é ‘ficar em casa’, ganham importância ao trazer uma sensação gostosa de conexão com a natureza.

No entanto, para desfrutar dessa plenitude é preciso cuidar das plantinhas, e nem sempre regar é o suficiente. Por isso, vamos trazer para você uma receita de um shake para plantas com restos de frutas, verduras, ovos e cafés, é isso mesmo; materiais que iriam para o lixo vão ser a sua matéria-prima!

 

Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimento por ano

O dado acima foi revelado pela coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil, em artigo para EBC. Vale destacar que cada brasileiro desperdiça 41 quilos de alimentos por ano, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Simultaneamente, o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo, de acordo com Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Apesar de ser uma questão sistêmica, existem algumas soluções simples, no âmbito individual, que podem ajudar a reduzir um pouco esse problema. Hoje apresentaremos uma receita, que vai dar vida às suas plantas utilizando restos de alimentos que iriam para o lixo!

 

Shake para plantas: ingredientes fundamentais

Muita gente toma Shake para ser mais saudável, mas você já pensou que as suas plantinhas também merecem ter qualidade de vida. Conheça os ingredientes mais importantes do Shake para Plantas.

1. Borra de café

O grande segredo dessa receita está no poder do café. Ele é rico em hidrogênio que faz muito bem para o crescimento das plantas, além de proteger contra pragas. Além disso, a acidez da cafeína também ajuda na absorção de água no solo.

Mas cuidado! Apesar de todos os benefícios citados acima, o correto é você usar o café para fazer o adubo, pois simplesmente jogá-lo direto no seu vaso de planta pode ser prejudicial. Já que a cafeína em excesso atrapalha seu desenvolvimento.

Adubo de Borra de Café deve ser utilizado no máximo 1 vez ao mês.

2. Ovo

A casca de ovo é um excelente elemento natural capaz de dar força, mesmo àquela plantinha mais enfraquecida, isso acontece porque o ovo é rico em cálcio. Assim como o cálcio ajuda a fortalecer os nossos ossos, ele também é um grande amigo das plantas.

Adubo de Casca de Ovo deve ser utilizado no máximo 1 vez ao mês.

3. Casca de banana

A casca de banana, que geralmente iria para o lixo, é uma excelente fonte de potássio. Esse é um dos elementos mais importantes para as plantas, ficando atrás apenas do nitrogênio. Ele:

  • auxilia na absorção de água;
  • ajuda na fotossíntese;
  • ativa enzimas responsáveis pela vida da planta.

4. Espinafre

Assim como funciona com o Popeye, outro grande aliado das plantas é o espinafre! Ele possui A, K, B2, fósforo, potássio e magnésio. Essa é uma excelente combinação para quem deseja ter um jardim harmônico, forte e cheio de vida.

  • O magnésio atua como um átomo central na molécula de clorofila das folhas verdes.
  • A clorofila necessita de 15 a 20% de magnésio para conseguir absorver a luz e fazer a fotossíntese.
  • O fósforo, por sua vez, além de auxiliar na fotossíntese, também ajuda a reprodução celular o que ajuda a sua planta a estar sempre linda.

Vamos utilizar todos os elementos acima em uma receita especial.

 

Receita completa Shake para Plantas

Tome nota!

Ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de Borra de Café;

  • 2 cascas de Banana;

  • 4 cascas de Ovos;

  • 50 gramas de folhas de Espinafre;

  • 3 litros de Água

Dica: tanto a casca de banana, quanto as folhas de espinafre são indicadas secas – deixe expostas ao Sol.

Pode: vale dizer que no lugar do espinafre e banana, você pode usar cascas de quaisquer legumes e frutas.

Não pode: só não pode usar as de alho, cebola e frutas cítricas, pois prejudicam a fermentação do Shake. E claro, não pode usar alimentos preparados, como arroz e feijão – ainda mais se for temperado!

 

Modo de Preparo

Triture a casca de ovo, as cascas de banana e também as folhas de espinafre.

 

Misture 1,5 litros de água com os ingredientes e mexa bem.

 

Deixe esperando um dia para fermentar. Depois, misture o restante da água, mexa e coloque nas plantinhas!

Eu usei uma concha para cada vaso.

 

Atenção!

Por ser um composto forte, é recomendável utilizar o Shake apenas a cada 3 meses (no máximo 1 vez ao mês). Essa receita também não é indicada para as plantas de terra pobre, tais como lavanda, suculentas e cactos. Orquídeas ficam de fora também, elas têm suplemento próprio.

Agora, caso tenha feito demais e deseje guardar, o ideal é que deixe em um recipiente hermeticamente fechado e refrigerado. Pode congelar.

Falando nisso, assim como o caldo de legumes caseiro, um bom truque é ir congelando em um saquinho todas as cascas, até ter uma quantia boa para o preparo do Shake. Caso não tenha misturado com cascas de alho e cebola, pode usar o mesmo saco para as duas receitas.

 

Fonte(s): https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2018/05/borra-de-cafe-como-adubo-para-plantas-use-com-moderacao.html, https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/12/06/espinafre-evita-a-prisao-de-ventre-conheca-os-beneficios-dessa-hortalica, https://blog.aegro.com.br/fosforo-para-plantas/#:~:text=6%20Conclus%C3%A3o-, https://www.nutricaodesafras.com.br/a-importancia-do-magnesio-para-as-plantas/#:~:text=Dos%20nutrientes%20existentes%2C%20o%20magn%C3%A9sio
Bruna Geremias
Jornalista, redatora e apaixonada pela profissão. Com objetivo de transmitir as informações da forma mais clara e precisa possível. Nas horas vagas gosta de continuar escrevendo. Arrisca com alguns poemas e letras de rap.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui