Adotar Gato pode ser a Melhor Opção para o Solteiro
A espécie de animal mais escolhida pelos solteiros?
Os Bichanos!
(mais fotos da série: loljam)
Por ser uma espécie extremamente:
- independente (pode ir pra balada, trampar o dia todo tranquilo),
- silenciosa (não, eles não latem, rs… costumam miar bastante só quando querem comida),
- limpa (eles tomam o próprio banho, pet shop não é um gasto frequente),
- adaptável com qualquer hábito dos solteiros (notivagos, bagunceiros, ausentes, super organizados, limpinhos…),
- adaptável à apartamentos (de qualquer tamanho, tendo comida, caixinha de areia e um pouco de carinho, tá sussa).
Algumas dicas para conviver bem com seu gato:
1- Escolha da Raça
Especialistas em felinos relatam que não tem raças especificas para viver em apartamento, ou residências menores, todas se adaptam. Mas, conheça a diferença entre elas (lembrando que nós apoiamos a adoção de animais, sempre):
2- Conhecer as Reações do Bichano
Hahahaha… não é bem assim, você deve prestar atenção nas orelhas e cauda:
3- O Poder das Unhas
Os gatos tem garras para se defender e escalar, mas dentro do apartamento eles não tem necessidade dessas garras tããão afiadas, então eles procuram o seu lindo sofá de “futon” para afia-las. Pra resolver isso, existem aparelhos e brinquedinhos para que os gatinhos façam a manutenção de suas unhas, qualquer Pet Shop tem.
(pop)
Dica: Para que seu bichano aproveite melhor esses arranhadores, o ideal é que seja de um tamanho proporcional ao gato, e que seja estável, pois se o gato assustar com a queda do brinquedo, pode não querer mais usa-lo. Coloque-o perto do móvel, sofá, que ele costuma destruir brincar, assim ele se acostuma mais facilmente e esquece o seu bendito futon.
4- Ração de Qualidade
Eles já não dão muito trabalho, então vamos investir numa boa alimentação. Os pelos do bichano agradecem, além da saúde, é claro.
ATENÇÃO, se por acaso ele deixar de comer, algum problema está acontecendo, por isso meu caro, observe bem seu gatinho, pode ser indício de alguma coisa com o fígado ou probleminhas urinários, principalmente o macho (eles podem ficar “entupidos”, não conseguindo urinar por apresentar um “plug” no pênis), portanto observe.
5- Água Corrente
Preste atenção no potinho de água que coloca para eles, pois os bigodinhos não podem relar no pote, o instinto deles meio que repele no ato, então coloque potinhos com a boca larga. Mas uma grande maioria de gatos gostam mesmo é de água corrente, por isso uma boa idéia é investir nas mini fontes, ou se você for do tipo prendado, que curte a “mão na massa”, existem vários DIY (Faça Você Mesmo) ensinando como fazer a sua própria fonte (a maioria em inglês #fuen).
6- Banheiro dos Felinos
Eles são uma das espécies mais limpas que existem. Cocô e xixi, só na caixinha ou grama, então meu querido, o trabalho que vai ter é só de limpar a caixinha de areia. Tá certo que quando estão revoltados com alguma coisa (ou quando estão mais velhos), podem fazer em lugares inapropriados, mas não é a regra. Também é importante deixarem o lugar onde eles fazem suas necessidades sempre limpo, eles não curtem banheiro sujo… e quem curte?
7- Vomitar Bolas de Pelos
(petcare)
Não se assuste querido, quando encontrar um vumíto pela casa, como uma bola de pelo, é normal. Essa espécie tem o hábito da “auto limpeza”, a língua dos felinos tem tipo uns pentinhos (repare na imagem acima), assim quando puxam os pelos, eles acabam engolindo, e esses são rejeitado pelo estômago, por isso o vômito, super comum. Mas se por acaso além do vômito, o bichano apresenta falta de apetite, dificuldade para defecar ou expeliu algum objeto estranho, leve-o ao veterinário.
8- Gatos Peludos em Casa pequena
Solteiros que não tem aspirador de pó mas querem um gatinho peludinho, cuidado! Minha dica é que ao mesmo tempo que adotar (ou adquirir) esse gato, invistam imediatamente num aspirador de pó, pois vai ter pelos até onde você não imaginaria (é serio!). Importante pentea-los com bastante frequência também, isso evita queda de pelos.
9- Gato Não é Cachorro!
(ahtrine)
Não espere do gato um comportamento tipo: “ Bichano, vamos passear?” ou “ Vem aqui vem??”…Não adianta, eles não abanarão o rabo ou ficarão eufóricos quando você chegar em casa, acredito que nesse caso, a maior vitória do dono é tirar dele um ronronar #Purrrrrrrrr, awnnn…. Afinal, somos parecidos, assim como eles “nós, gatos, já nascemos pobres, porém, já nascemos livres”.
Em suma, caro leitor(a) solteiro(a) (ou não), para apês, kitnet, ou casas pequenas, onde o dono não tenha muito tempo disponível para dar atenção ao animal, gato sem dúvida é a melhor opção para companhia, podem não reagir como os cachorros, mas a maneira independente deles é muito curiosa, com certeza vai dar muitas risadas com os super pulos da janela pra cama, ou se surpreender com uma carícia inesperada.