Adeus ansiedade! O poder do Chá de Magnólia
Se você é ansioso, respira fundo e lê com a gente: sabia que existe uma maneira de amenizar os sintomas da ansiedade de maneira rápida e natural? Pois é, basta tomar chá de magnólia!
O estudo que aponta essa descoberta foi publicado em 2012 pela US National Library of Medicine / National Institutes of Health, mas só agora começou a ficar conhecido e a planta passou a ser indicada por alguns nutrólogos para amenizar sintomas da ansiedade.
Quem explica melhor pra gente é a Dra. Sylvana Braga, nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular:
“A magnólia, através de sua substância “honokiol”, tem propriedades ansiolíticas, pois reduz o cortisol plasmático, logo, diminui a adrenalina circulante. Com a redução do cortisol, hormônio produzido pela suprarrenal, há redução do estresse no sangue”.
Em outras palavras, isso significa que o chá de magnólia age através do equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais, reduzindo assim os neurotransmissores excitatórios (que deixam a pessoa mais agitada) e equilibrando os inibitórios (aqueles que relaxam).
Incrível, não é?
Ainda de acordo com a doutora, quem já usa a magnólia há muitos anos para controlar a ansiedade são os chineses, ”mas o uso no Ocidente ainda é bastante recente”, comenta.
O chá também vem sendo considerado poderoso porque, segundo o estudo mencionado, também teve a sua eficácia comprovada no tratamento de pacientes com Alzheimer, “que acabam ficando agitados e podem ter os sintomas amenizados com o uso da bebida”, explica a especialista.
Mas se você não é ansioso e ficou com vontade de aproveitar os benefícios do chá de magnólia, não tem problema. “Todo chá tem função diurética. Auxilia também no aparelho digestivo evitando diarreias e espasmos”, finaliza.