Faça um Acendedor de Fogo (churrasqueira) com Salgadinho
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

Faça um Acendedor de Fogo (churrasqueira) com Salgadinho

Quando for fazer um churrasco, aproveite o salgadinho que tiver por perto.

Bruno Oliveira Publicado: 27/05/2022 09:24 | Atualizado: 27/05/2022 09:30

Das tantas curiosidades sobre alimentos no mundo poucas são tão inesperadas quanto a que veremos neste artigo: salgadinhos são ótimos condutores de fogo! Devido a sua composição conter ingredientes que facilitam a combustão, os salgadinhos são lanches tão gostosos quanto inflamáveis!

Para demonstrar como esse simples lanchinho pode servir como um excelente acendedor, o Almanaque SOS fez uma prova de fogo para te mostrar como funciona o passo a passo.

 

ATENÇÃO: Por estamos realizando de um teste envolvendo fogo, todo cuidado é pouco ao tentar reproduzi-lo em casa. Caso queira experimentar por conta própria, recomendamos que reproduza o processo apenas em ambiente aberto, fora de casa e livre da possibilidade de acidentes. Além disso, o teste a seguir não é recomendado para ser feito por crianças.

 

Como fazer um acendedor de churrasqueira com salgadinho

Do que vamos precisar?

No teste usamos Doritos, porém o teste também irá funcionar com outras marcas de salgadinhos, como Fandangos e Cheetos. O que facilita a ignição são alguns ingredientes específicos contidos nesses alimentos, explicaremos os detalhes mais à frente neste artigo.

Tudo que será necessário é o salgadinho e um acendedor leve como um isqueiro ou fósforo.

Passo a Passo

Pegue uma unidade do salgadinho e posicione o fogo do fósforo ou isqueiro com a outra diretamente no alimento. E é isso.

O que esperamos é que com o fogo direto o salgadinho comece a entrar em combustão e permaneça nesse estado, queimando lentamente até o fim, mas mantendo a chama acesa durante tempo suficiente para acender até um graveto úmido.

 

A partir de hoje você nunca mais vai ficar sem ter o que acender a churrasqueira, lareira ou até fogueira quando não tiver um acendedor por perto.

 

Por que salgadinhos queimam tão bem?

Segundo matéria da CNET, os salgadinhos normalmente tem mais de trinta ingredientes, entretanto alguns deles são a combinação perfeita para facilitar e até manter sua combustão por mais tempo, são eles:

  • Amido de milho: esse é normalmente o principal ingrediente dos salgadinhos e um dos melhores condutores de fogo, por serem mais secos que madeira. Além disso, o carboidrato presente nesse alimento também é responsável por torná-lo consideravelmente inflamável.
  • Sal: o sal por si só não é o principal responsável pela ignição do salgadinho, contudo o sódio mantém o ingrediente mais seco e crocante, o que neste caso é essencial para facilitar e manter o fogo aceso por mais tempo.
  • Óleo Vegetal: a gordura vegetal que está presente nos salgadinhos também é responsável por permitir que o alimento acenda em chamas. Dito isso, os tipos de óleo vegetal que normalmente encontramos listados no salgadinho são o óleo de soja, girassol ou canola. Eles são responsáveis por manter a chama acesa e consistente.

 

Outras maneiras de acender a churrasqueira

Nossos seguidores nas nossas redes sociais deram algumas dicas:

“Eu prefiro usar cartela de ovos e o ventilador para soprar. Doritos é muiiiiiiiiiito caro. 😓”, disse a Jeane Silveira em nosso Instagram.

“Eu sou da geração de acender uma bolinha de papel com óleo e pôr na churrasqueira.”, afirma o João Davi, também em nosso Instagram.

Essa última, inclusive, já ensinamos por aqui. Veja a seguir outras dicas que rodaram no Almanaque SOS para acender a sua churrasqueira com facilidade:

  • Papel toalha + Óleo

  • Pão francês (velho) + Álcool em gel

  • Algodão + Cera

  • Soprador de churrasqueira com Garrafa PET

 

Tudo pronto para você poder testar esse truque. Porém, nem todo cuidado é pouco, por isso, separamos outra dica incrível sobre usar refrigerante como extintor de incêndio. Vai que precisa, né?

Fonte(s): CNET, Outdoor Life, Governo de Utah (EUA)
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!