• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Acendedor para churrasqueira feito de algodão usado

Veja como começar o churrasco ou fazer uma fogueira com ingredientes que iam pro lixo.

Bruno Oliveira Publicado: 04/07/2022 11:09 | Atualizado: 04/07/2022 11:09

Fazer um churrasco perfeito é um talento para poucos. Pode até não parecer, mas um dos maiores desafios para fazer um bom churrasco é aprender como acender o fogo de forma rápida e eficiente. Afinal, esse é apenas um dos motivos pelos quais o amigo churrasqueiro sempre é chamado para as festas.

Se você também quer aprender uma técnica para acender fogueiras de acampamento, fogão a lenha, lareira etc, o Almanaque SOS traz uma dica para fazer um acendedor usando apenas restos de vela e algodão usados. Se liga!

 

Como fazer um acendedor caseiro com algodão e vela usada

Os materiais para fazer o acendedor são os seguintes:

  • Discos de Algodão (pode ser o mesmo que você já usou no skincare)

  • Restos de Cera de Vela

 

Passo a Passo

O primeiro passo é separar os restos de vela que você vai usar. A quantidade depende de quantas unidades você vai fazer, porém basta encher um copinho ou xícara de chá. Também não tem problema se sobrar alguns pedacinhos de pavio em meio à cera.

O segundo passo é quebrar, cortar ou ralar a cera em pedaços e derretê-las até que vire um líquido. Você pode fazer isso no micro-ondas, verificando de 30 em 30 segundos se já derreteu, ou em banho maria, lentamente. Nunca derreta diretamente no fogo, dessa forma a cera pode evaporar, conforme explicaremos mais à frente neste artigo.

 

Com a cera completamente derretida, mergulhe os discos (ou pedaços) de algodão na substância e deixe secar. É importante ressaltar que esse processo precisa ser feito com a cera ainda quente, caso contrário ela vai endurecer novamente.

 

Por fim, com o algodão completamente seco, rasgue uma parte e acenda com uma fonte de fogo convencional (isqueiro, fósforo, fogão, acendedor). Uma vez em chamas, o fogo continua aceso por minutos, o suficiente para queimar o seu carvão (lenha) e começar o churrasco (fogueira).

 

Por que a cera de vela queima tão bem?

A cera da vela é feita de um combustível que alimenta a chama: a parafina. Derivada do petróleo e composta por elementos inflamáveis conhecidos por hidrocarbonetos, quando aquecida, a parafina libera um vapor que mantém o fogo aceso.

Ademais, a parafina cria uma capa protetora ao redor do pavio, fazendo com que esse não seja consumido tão rapidamente pelas chamas. No caso da nossa dica, o que funciona como pavio é o algodão.

 

Queimar o algodão usado pode fazer mal?

Essa foi a dúvida trazida pelo Luiz Phellipe, em nosso TikTok:

“Os químicos usados na rotina facial não podem fazer mal quando incendiados?”

A resposta é não!

O motivo principal disso é que a dica se trata de uma solução para gerar uma chama que será mantida por outra matéria prima, como carvão ou madeira, por exemplo.

Dessa forma, os vapores provenientes dos produtos no algodão ou até mesmo da própria vela são expelidos muito antes do fogo virar brasa, ou seja, antes de ter contato com qualquer tipo de alimento.

O que nos leva para o comentário do Claudio dos Santos, que alertou em nosso Facebook:

“O problema no caso é se a churrasqueira não tiver como escorrer a parafina, pois a alta temperatura pode fazer a parafina emitir gases tóxico para sua carne ou narinas, se isso ocorrer uma vez na vida outra na morte tudo bem, mas se o cabra faz churrasco direto então…”

Não é bem por aí…

No comentário acima, não foi considerado que a cera (parafina) precisa evaporar para poder cumprir o seu propósito, que no caso é o de manter a chama acesa. Vejamos uma explicação mais detalhada feita pela especialista Grace Young do portal House Fragrance:

“As moléculas de hidrocarboneto, como são chamadas, podem queimar completamente, o que fica evidente quando a cera perto do pavio derrete em um líquido. Conforme a chama vai queimando, esse líquido é vaporizado e interage com o oxigênio do ar. Por meio dessa combustão, a chama seguirá consumindo a vela por completo e não deverá deixar qualquer resquício de cinza ou resíduo da cera.”

Em outras palavras, quando o acendedor terminar de queimar, todas as substâncias da vela e do algodão terão ido direto para a atmosfera e não para sua comida. Tá tranquilo, tá favorável.

Gostou da solução mas não tem nenhum dos materiais por perto? Se você tiver algum salgadinho à disposição, confira a nossa dica sobre como fazer um acendedor de fogo usando salgadinho!

Fonte(s): Superinteressante
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui