• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Recicle as esponjas velhas: ação reverte o que era lixo em dinheiro para doação

Menos lixo e mais dinheiro. O ambiente e a sociedade agradecem.

Depois de descobrimos que desinfetar a esponja de louça não é eficiente quanto pensávamos, trocá-la com mais frequência virou uma questão de necessidade.

Além de cuidar da saúde, que tal dar uma força para a natureza?

Essa é a proposta de uma iniciativa que propõe facilitar o caminho para que suas esponjas usadas sejam recicladas da maneira correta.

A marca de produtos de limpeza Scoth-Brite se uniu ao site especializado em reciclagem, TerraCycle para criar uma ação nomeada como “Brigada de Esponjas Scotch-Brite”, que consiste em fazer as esponjas usadas recicladas (de qualquer marca) se “transformarem” em doações para entidades sem fins lucrativos ou escolas da sua região.

Para participar, o interessado deverá formar um time de pessoas que topam participar, pode ser a galera do condomínio, o pessoal da firma ou da escola; ou então, através do site, encontrar um time já formado próximo a sua região. Agora é só ir guardando as esponjas velhas e entregá-las no ponto de coleta estipulado pelo time.

O responsável pelo time deverá preencher um breve cadastro no site, depois, após conseguir coletar um mínimo de 500 gramas de esponjas (e embalagens), basta colocar tudo dentro de uma caixa, imprimir uma etiqueta fornecida pelo site e enviá-las gratuitamente para a reciclagem.

Cada 8,5 gramas de resíduos (peso de uma esponja) equivalerá à 2 pontos que valem R$0,02 centavos. Você poderá acumulá-los e depois transferir como doação para alguma instituição sem fins lucrativos ou escolas escolhidas por você e pelo seu time. Se a caixa tiver mais de 7 quilos, são 500 pontos computados, o que vale cerca de R$5.

Você não pagará nadinha para o envio, se livrará da esponjas e ainda fará um bem danado à muita gente. Para saber mais, clique aqui.

Outros produtos e alternativas

Seguindo essa iniciativa, muitas outras empresas também fizeram o mesmo tipo de parceria com o site TerraCycle, tendo também o objetivo de ajudar na reciclagem das embalagens de seus produtos.

Entre as empresas, o Grupo L’Occitane (exclusivo para produtos da marca), Avon, Faber-Catell, Colgate, e também há o Programa Nacional de Reciclagem de Embalagens de Protetor Solar e o Reciclo, um programa para reciclar cápsulas de café das marcas L’OR Espresso, Pilão Espresso e Pelé Graníssimo.

Abaixo o vídeo publicado pelo canal do TerraCycle Brasil com o passo a passo de como participar da “brigada de esponjas”:

Fonte(s): Razões para Acreditar
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook e Instagram .

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui