• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Como abrir coco seco no micro-ondas: testamos a técnica!

Apenas 4 minutos no micro-ondas e a casca sai facilmente, será mesmo?

Daiane Oliveira Publicado: 12/04/2022 10:44 | Atualizado: 14/04/2022 09:28

Como abrir o coco seco com facilidade? Abrir coco no micro-ondas é seguro? Como tirar a polpa do coco? Descubra tudo a seguir.

 

Viral: forma fácil de separar a polpa da casca do coco

Coco é uma fruta extremamente versátil: aproveitamos a água, a polpa e até mesmo a casca pode ser utilizada para fins artesanais. Sua polpa é saudável, nutritiva e pode ser consumida pura, ralada (em preparações tanto doces quanto salgadas), além de ser matéria-prima de farinhas e leites vegetais. Sucesso total.

Uma grande questão pode ser abrir o coco e separar a polpa da casca. Mas até para isso a internet parece ter um jeito. Será mesmo? Uma dica compartilhada no Instagram por Enok Miranda promete facilitar este processo.

E não teria mistério algum, bastaria tirar a água do coco, levá-lo ao micro-ondas por 4 minutos e, com uma pancada com a faca, abri-lo facilmente retirando a casca.

Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?

 

Teste: como abrir coco seco no micro-ondas

Para começar, precisamos retirar a água do coco, já que a orientação é que a fruta vá ao micro-ondas sem água dentro (para não explodir lá dentro).

Para tirar a água do coco, fizemos 2 furos em um dos três “olhinhos” do coco. Fazer apenas 1 furo funciona também, mas demora mais por conta da pressão interna.

 

Em seguida, levamos o coco para o micro-ondas durante os 4 minutos indicados.

A fruta saiu bastante quente. Bastante mesmo!

 

Em seguida, batemos no coco com as “costas” da faca.

Batemos muito, muito, muito… E nada!

 

Como não tivemos sucesso, recorremos aos nossos arquivos de dicas. Em uma pesquisa rápida no site do Almanaque SOS, encontramos o artigo “como abrir coco seco” – sem precisar do micro-ondas.

Resumidamente, diz para bater com um martelo cada uma das 3 linhas protuberantes que encontramos na casca da fruta.

 

Com o auxílio de um martelo, batemos nestas linhas:

 

E, enfim, conseguimos abrir a difícil casca do coco.

O mais interessante é que, diferente do vídeo original (que ensina a tirar apenas a casca), em nosso teste a pele da ‘castanha’ também saiu completamente, liberando toda a carne. Aí sim, vimos vantagem!

 

Resultado: abrir coco seco no micro-ondas funciona?

Funciona, principalmente porque pode soltar toda a carne! 

Mas… a técnica da faca não funciona. Neste caso, vale utilizar o martelo, como ensinamos. Inclusive, não precisa do micro-ondas para fazer isso, ou seja, não precisa aquecer a fruta.

Então, na técnica que testamos ainda existe o problema com coco cozido. Ao aquecer a fruta, a carne vai cozinhar um pouco e vai perder aquela textura mais “crocante”.

Nas redes sociais, nossos seguidores deram outras dicas para abrir o coco e tirar a polpa:

“Coloca ele diretamente na boca do fogão até ele rachar. Sim, o coco sai inteiro. Se não sair, fica mais fácil tirar a casca assim. Eu comprovo, porque sempre faço isso“, comentou uma seguidora em nosso Instagram.

Vale dizer que já testamos essa dica citada pela seguidora, e realmente funciona. Outros seguidores sugeriram deixar o coco no congelador de um dia para o outro facilita ainda mais na hora de retirar a casca, evitando uso do micro-ondas.

no TikTok, uma inscrita deu uma dica genial: utilizar o saca-rolhas para retirar a água do coco. Já anotamos para os próximos testes.

 

O que você precisa saber sobre esta dica

  • Levar o coco seco ao micro-ondas pode facilitar a retirada da polpa da fruta;
  • Fazer dois furos na fruta, libera mais água do que apenas um;
  • Bater com a faca não resolveu, usamos martelo;
  • Ao aquecer a fruta, ela vai cozinhar um pouco, mudando de textura;

Assista aqui o vídeo completo, com mais informações.

Daiane Oliveira
Jornalista, artesã, feminista, acadêmica de Literatura e mãe. Discute religião, política, sexo, hábitos sustentáveis e amenidades. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui