“Abrace árvores no isolamento social”, recomenda oficiais islandeses
-
Na Islândia, ‘abrace árvores’ tem sido estimulado. Segundo o gerente geral de florestas do leste país, a sensação é relaxante e energizante.
Não tem sido fácil lidar com tantas incertezas que a pandemia pelo novo coronavírus trouxe para todos nós. O isolamento social impacta diretamente em simples tarefas cotidianas como dar uma volta para espairecer, sair com amigos e abraçar pessoas queridas, por exemplo.
Falando especificamente em abraços, se você tiver uma árvore no seu terreno, pode se sentir uma pessoa privilegiada.
Para entender melhor: na Islândia, a população tem sido estimulada a abraçar árvores. É isso mesmo! Já que abraços entre seres humanos não são recomendados nesse período de isolamento, a população tem abraçado elas, as árvores.
Falamos aqui no SOS sobre como o contato com a natureza pode servir com uma verdadeira terapia e é nesse sentido que os responsáveis pela Reserva Florestal Hallormsstadur – a maior floresta da Islândia – têm orientado os islandeses.
Thor Thorfinnsson, gerente geral de florestas do leste país, descreveu a BBC que a sensação de abraçar e se conectar com as árvores é relaxante e energizante.
“É bom fechar os olhos enquanto abraça uma árvore. Pressiono minha bochecha contra ela e sinto o calor fluindo da árvore para dentro de mim”, destacou.
Uma prova de que esse lance de abraçar árvores não é papo de “bicho grilo” está neste estudo japonês, que constatou que o simples fato de observar a natureza por cerca de 20 minutos pode reduzir os níveis de cortisol salivar em 13,4%. Um dos motivos em se ter o nível de cortisol alto é o estresse.
Já os estudos sobre aterramento (grounding), revelou que pisar diretamente na terra ou abraçar árvores (por conta do aterramento das raízes no solo) pode funcionar como um potente tratamento à uma variedade de doenças, inclusive as crônicas e degenerativas, devido à carga rica em elétrons presentes na terra, que funcionam como poderosos antioxidantes.
Então já sabe:
-
Fique em casa;
-
Se precisar sair, use máscara;
-
Lave as mãos frequente e corretamente;
-
Se tiver no seu quintal, abrace árvores.
ATENÇÃO: não saia por aí abraçando árvores na rua e demais locais de circulação pública, afinal, elas podem ter sido tocadas por pessoas infectadas. Cuidado!