• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Exercícios de perda de peso: abdominal asiática vira febre no Brasil

Desafio de 15 dias da abdominal coreana (que é vietnamita) funciona mesmo? Fomos investigar.

Junio Silva Publicado: 27/07/2020 11:46 | Atualizado: 27/07/2020 14:41

O desafio da abdominal coreana (que na verdade é vietnamita) causou furor em algumas bolhas da internet. No Tik Tok, mulheres do mundo todo estão mostrado os resultados desse exercício, que promete perda de peso. Segundo profissionais da área, a técnica pode causar lesões por esforço repetitivo.

 

“Diminua a barriga em apenas 15 dias com a abdominal asiática”

Com objetivo de alcançar uma barriga chapada, livre das indesejadas gordurinhas localizadas, muitas pessoas acabam se jogando nos exercícios abdominais, por acreditar que podem emagrecer, além de fortalecer e definir os músculos da região.

Na internet, muitas técnicas costumam bombar prometendo emagrecimento rápido e fácil, como o caso do desafio lançado pela vietnamita Thanh Lê que viralizou no Tik Tok: “diminua a barriga em apenas 15 dias com a abdominal asiática”.

@thezbdanceTập luyện theo em gái xinh đẹp nè 👯‍♀️ ##tiktok ##zumba ##giamcan ##giammo ##tapluyen ##theduc ##fyp♬ original sound – Bài tập giảm cân

Como fazer:

  1. Fique de pé e contraia o abdômen;

  2. Não mova os pés nem joelhos em momento algum: o movimento deve ser todo realizado pela região do core;

  3. Em um movimento simples, “desloque” o quadril de forma a levá-lo para frente enquanto a região da barriga se “encolhe” para trás;

  4. Em outro movimento simples, expanda a região peitoral, levando a barriga para frente e o quadril para trás.

Para o desafio, é proposto 30 minutos a 1 hora de movimentação, ao longo de 15 dias

Conversamos com a estudante Quezia Athaide, uma das brasileiras que resolveu entrar na onda das abdominais asiáticas e divulgar seu processo de evolução.

Seguindo uma rotina diária de 30 minutos do exercícios, a jovem relata que a prática realmente funciona com ela: “Eu notei muita diferença pois eu tinha uma pochetinha na barriga que me incomodava muito, mas acabei perdendo”.

@queziaathaide###exercicio ##30mindedança ##tiktoker ##tiktokbrasil ##vemprotreino ##vamos ##vemprotreino ##abdominalescoreanos ##exerciciocoreano ##tiktok♬ nhạc nền – CATUN

 

Abdominais não emagrecem áreas localizadas

Pois é. Ao contrário do que muita gente que pensava, abdominal não é tipo de exercício mais indicado para quem pretende ficar com a barriga fininha (ou magrinha). A função dessa atividade física é tonificar os músculos da região e não queimar gordura localizada.

Estudos indicam ainda que não perdemos gordura de uma parte específica do corpo apenas realizando exercícios específicos para essa área. Não podemos “optar” por perder gordura dos quadris, abdômen ou coxas; nesse caso, perdemos gordura de todo o corpo.

Tanto a pesquisa que analisou o efeito do exercício abdominal na gordura da região, quanto o levantamento sobre exercícios resistidos na área abdominal de pessoas obesas, concluíram que não há correlação de perda de gordura nessa área.

Vale dizer, inclusive, que fazer abdominais nem é o melhor exercício para definição da barriga – aposte em alguns minutos na prancha.

 

Técnica pode reduzir a flacidez

Como detalhado em reportagem da Vix, os movimentos ensinados pela profissional vietnamita são originários de um treinamento chamado ginástica hipopressiva, que é realizada principalmente na área abdominal.

Apareceu em 1997 como uma fisioterapia e terapia de recuperação pós-parto, para fortalecer a área pélvica e ajudar a combater a flacidez.

 

Para emagrecer, atenção ao prato!

Um fator determinante na perda de gordura é o que comemos, pois a relação entre a quantidade de calorias consumidas e gastas durante um dia é o que age diretamente nesse processo.

Quando gastamos menos calorias do que consumimos, essas energias acabam se convertendo, muitas vezes, em gordura. Guilherme Lima, personal trainer, explica que os exercícios abdominais não emagrecem sozinhos, e alerta:

“Para você perder peso, além de uma alimentação específica para cada individuo, você precisa estar em déficit calórico.

Ou seja, se você consome mil calorias por dia, por exemplo, é necessário que passe a consumir apenas 900, para ao final de uma semana de atividades você ter um gasto de 700 calorias a menos do que se tivesse consumido mil”.

Ao ingerir menos calorias e gastá-las cada vez mais (déficit calórico), como através abdominais que geram gasto calórico, o corpo acaba emagrecendo, afinal, começa a utilizar aquela reserva de nutrientes que estava armazenada sem ser utilizada.

E para emagrecer, não adianta pular o café da manhã se você continua jantando. Diversos estudos já demonstraram que o organismo faz uma digestão mais eficiente se você respeitar o ritmo circadiano. Ou seja, comer mais pela manhã e menos à noite.

 

O que profissionais da área pensam sobre a abdominal asiática?

Ainda que pessoas tenham encontrado resultados, alguns profissionais da área alertam que a forma como os movimentos são apresentados no vídeo podem trazer problemas.

Guilherme Lima realizou o exercícios, assim como nos vídeos que viralizaram na internet, e afirma, “ele trabalha mais a parte da lombar, atrás das costas, na parte inferior do quadril”.

A repetição desses movimentos, principalmente na coluna lombar, pode causar algumas lesões causadas por esforço repetitivo. É o que explica a profissional de educação física, Ariane Abreu.

“Por se tratar de uma atividade nova, que não tem artigo cientifico sobre ela, e sabendo que esses movimentos repetitivos podem causar, por exemplo, uma hérnia de disco, quem faz esse exercícios pode estar sujeito a sofrer esse tipo de lesão.

Pode ser que em um primeiro momento ela não sinta dor nenhuma, mas a longo prazo pode surgir algo”.

Gabriela Martos, estudante, estava sedentária há mais de 5 meses, sem praticar atividade física, comendo muito pelo estresse causado pela quarentena, quando conheceu a técnica e decidiu testá-la por curiosidade.

Ao final de 15 dias de exercício, sem dieta ou exercícios complementares, os resultados surgiram, mas só após mudar a forma como estava fazendo.

@gagmartos_Prometi e Cumpri!! Tá aí gente! Sem alterar a velocid pra vcs verem com calma e sem dúvidas ##exercicioemcasa ##exerciciocoreano ##gagtestando♬ BLING BLING – iKON

De início, a jovem não buscou orientação profissional e dores lombares começaram a surgir.

Foi quando decidiu se informar com um educador físico, que a orientou a tomar cuidado para não machucar ou sentir algum lugar doer.

“Quando eu fiz exatamente como no vídeo, senti dor na lombar, então parei de fazer e fui adaptando o exercício conforme meu corpo mesmo me orientava“, conta Gabriela.

Outro ponto questionado por profissionais é o real resultado que esses exercícios podem trazer em apenas 15 dias.

“Se uma pessoa sedentária começa a dançar qualquer tipo de dança, ela vai acabar emagrecendo pois, por não realizar nenhum tipo de atividade física, qualquer estímulo que seu corpo receber, seja através de dança, caminhada, academia, ele vai emagrecer.

Isso é um fato, quanto mais sedentário a pessoa é, mais rápido ela emagrece.

Porém, com o tempo, conforme o ex-sedentário praticar exercícios físicos, o corpo dela se adapta e o emagrecimento se torna mais lento”, revela a profissional de educação física, Ariane Abreu.

Fonte(s): Thezbdance - TikTok, Gagmartos - TikTok, Biquyet Giacan - TikTok, Ecofit, Wefashiontrends, A Revista da Mulher, Daguanatural, Inove Nutrition, Gagmartos - TikTok (2), GauchaZH, QueziaAthaide - TikTok, QueziaAthaide - TikTok (2), Vitonica, Vix
Junio Silva
Jornalista, cronista, e ex-futura promessa do futebol.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui