• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Abacate aberto? Guarde-o em um pote com água!

Aprenda em apenas 3 passos como conservar o abacate por até cinco dias!

Bruno Oliveira Publicado: 30/03/2022 18:25 | Atualizado: 02/04/2022 13:14

Como fazer o abacate aberto durar mais tempo? Guardar abacate em um pote com água estraga? Abacate e geladeira combinam? Neste artigo vamos te explicar tudo!

 

Como evitar que o abacate escureça rapidamente

Esse é o processo mais fácil. O que faz o abacate escurecer é o contato dele com o ar por um certo tempo. Entre 10 a 15 minutos exposto ao ambiente e você verá que ele já começa a escurecer naturalmente.

Pra evitar que isso aconteça, preparamos uma gambiarra bem fácil e com apenas três passos que vai te ajudar a manter os seus abacates verdinhos por pelo menos 5 dias.

Vire o abacate ao contrário em uma vasilha, pode ser com caroço ou sem caroço, o importante é que ele esteja com a parte cortada virada pra baixo, como na imagem:

 

Em seguida, encha essa vasilha com água, de preferência filtrada (mas pode ser da torneira). A água deve cobrir o abacate até a parte que já foi cortada, evitando contato com o ar.

 

O último passo é levar essa vasilha com o abacate pra geladeira e manter ele lá. Só precisa trocar a água de tempos em tempos pra não ficar com aspecto ruim.

Feito isso o seu abacate vai continuar verdinho por até 5 dias! Fácil né?

 

EXTRA. Abacate sem estragar por semanas!

O casal esponhol-inglês, Manel e Hanna fizeram um teste ainda mais radical, deixando o abacate na geladeira, dentro de um pote com água, por 3 semanas. O resultado foi um sucesso total. Vale dizer que a fruta não estava aberta, o que aceleraria a oxidação.

“Quando o abacate estiver perfeitamente maduro, coloque-o completamente coberto em uma jarra (ou tigela ou qualquer recipiente hermético) de água e mantenha-o na geladeira por semanas!”

 

Por que o abacate escurece?

Que o abacate é uma das frutas mais amadas pela América Latina e principalmente por nós brasileiros, isso não é novidade pra ninguém. Desde que chegou em nossas terras em 1893, o abacate conquistou facilmente a nossa mesa e o nosso coração.

O problema é que o abacate é uma fruta que escurece muito rápido depois de cortada.

O que acontece é que quando o abacate é exposto ao ar do ambiente ele produz uma enzima chamada polifenol oxidase. Essa enzima libera uma substância natural que faz com que a fruta sofra uma polimerização e produza melanina, um pigmento que além de dar uma cor mais escura ao abacate também está presente na nossa pele.

 

Comer o abacate escurecido faz mal?

A resposta é não, e sim.

O que acontece é que a enzima em si não é maléfica pro nosso organismo, porém se o abacate cortado ficar exposto por muito tempo ao ambiente ele pode ser contaminado por outras bactérias externas e isso, sim, em alguns casos, pode tornar a fruta imprópria para o consumo.

Fora isso pode ficar tranquilo que se a fruta estiver escurecida, mas não estiver estragada, comer ela não vai ser um problema. Neste caso, você só precisa se preocupar se estiver deixado a fruta exposta ao ar por algumas horas.

 

E como saber se o abacate está estragado?

Existem alguns truques fáceis que podem te ajudar a descobrir se o seu abacate está estragado ou não, olha só:

  • Dê uma boa examinada na fruta: você pode tentar tirar o talinho dele e observar como ele se comporta. Se ele sair fácil, está maduro e pronto para o consumo, se estiver tendo dificuldades pra tirar ele está verde, então é melhor esperar um pouco mais pra que ele amadureça;
  • Preste atenção no cheiro e na textura da casca: se ele estiver muito manchado por fora e essas manchinhas se parecerem com fungos, cheire a fruta. Se o cheiro não estiver agradável quer dizer que ele está podre. Outro truque é tocar o abacate com mais firmeza, se o seu dedo afundar muito fácil também é possível que a fruta esteja podre;
  • Observe depois de cortado: a coloração natural do abacate é verde clara. Ou seja, se você acabou de cortar ele, mas encontrou várias manchas escuras estranhas, também é um indicativo de que ele está estragado;
  • Prove um pedaço: se você já fez todos os passos anteriores e ainda está com dúvidas, experimente um pedaço da fruta que não estiver escurecido. O esperado aqui é que a fruta esteja macia, cremosa e um pouco adocicada, caso contrário é melhor não se arriscar pois a fruta pode estar podre.

 

O que aprendemos com essa gambiarra?

  • Dá pra manter o abacate verdinho por até 5 dias usando apenas água;
  • Se ele for armazenado sem cortar, já maduro, pode durar semanas em um pote com água, na geladeira;
  • O escurecimento natural do abacate não quer dizer que ele está estragado.

Fonte(s): G1, Fala Química, SciELO, Quora, WikiHow, Folha de São Paulo
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui