• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Abacate fresco por mais tempo: técnica do papel toalha!

Dessa forma, o abacate dura cerca de sete dias na geladeira sem escurecer.

Bruno Oliveira Publicado: 30/06/2022 09:32 | Atualizado: 30/06/2022 18:38

Essa é para quem ama abacate ou conhece seus benefícios para a saúde. Existe um truque super simples para evitar o famigerado abacate escurecido na geladeira. Para guardar o abacate sem deixar escurecer, você precisa apenas de papel toalha. Se prepare, pois você vai se abacaixonar!

 

Abacate em discos e Papel toalha molhado

Tudo que você vai precisar é do seu abacate maduro e uma folha de papel toalha. Mas antes, é importante que o abacate seja fatiado da maneira “correta”, para essa técnica funcionar da melhor forma, como na imagem.

Maneira correta à esquerda | Maneira convencional e incorreta (para essa técnica) à direita

 

Quando for cortar o seu abacate, corte-o em formato de ‘discos’. Assim você tem maior controle sobre o que vai consumir e a técnica do papel toalha irá funcionar da melhor maneira.

 

Em seguida, umedeça uma folha de papel toalha com água.

 

Uma vez que você retirou a parte que vai consumir, cubra o restante que sobrar (a área que ficou exposta após o corte) com o papel toalha umedecido e guarde-o na geladeira.

Dessa forma a fruta vai ficar menos exposta ao oxigênio do ar (que é o que faz ele escurecer, como já explicamos neste artigo) e a fruta vai continuar verdinha por até sete dias!

 

Ao armazenar, retira-se o caroço do Abacate?

A Débora Martins, uma de nossas seguidoras, comentou uma dúvida interessante em nosso TikTok:

“Mas e quando chega no caroço, faz o quê? Contorna ele?”

A semente não diminui o escurecimento do pedaço que sobrou do abacate, apenas protege a área da fruta que ela tampa, da mesma forma que o papel toalha faz ao limitar a interação do alimento com o oxigênio, como explica Raymond Mahoney, Ph.D., professor de química de alimentos da Universidade de Massachusetts ao site Self.

Mas antes de descartá-lo, vale dizer q o caroço também pode ser aproveitado na cozinha em receitas como sopas, saladas, vitaminas e até em sucos.

Além disso, é no caroço do abacate que se encontra a maior parte dos antioxidantes presentes na fruta. Confira na íntegra a nossa publicação para saber mais sobre a natureza do poder do caroço de abacate.

 

Outras formas de armazenar o Abacate aberto

É o que contou a Lessandra Maria em nossa publicação no Instagram:

“Eu passo plástico filme nele todo e dura dias. Aqui tá 13 reais o quilo, não desperdiço nada.”

A melhor parte é que essa dica está correta! Conforme explicamos previamente neste artigo, o contato com o ar é o que faz a fruta oxidar (escurecer), portanto, protegê-la com o plástico filme também é uma solução viável – porém, menos sustentável.

Vale dizer que armazenar o abacate aberto na água também tem o mesmo potencial.

Além do clássico truque de pingar limão (que pode azedar um pouco a fruta), você pode guardá-lo juntinho de uma cebola cortada, em um pote hermeticamente fechado.

As cebolas são conhecidas por terem compostos naturais de enxofre que impedem a reação de oxidação no abacate fatiado. Isso torna o armazenamento de cebolas com abacate eficaz para prolongar o frescor da fruta por dias em vez de horas.

Fonte(s): Fala Quimica
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui