(walipaper)Â
Você acorda todo pimpão, afinal, é um novo dia… então, o que uma pessoa de sucesso tem que fazer logo ao acordar?
Comer uma banana, pegar um ursinho de pelúcia, uma televisão e se trancar no armário? …hm, não.
É claro! Abrir a caixa de e-mails para ver se tem alguma surpresa e ficar mais motivado ainda.
ERRADO!
A autora estadunidense, Julie Morgenstern, consultora para empresas como American Express, FedEx, Microsoft desde o fim dos anos 80, autora de textos sobre organização e gestão de tempo para Forbes e New York Times, escreveu um livro só sobre esse assunto, “Nunca verifique o e-mail pela manhã”.
Segundo o Huffington Post, a autora afirma que “se você começar o seu dia, respondendo e-mails, nunca mais vai se recuperar. Esses pedidos, as interrupções, as surpresas inesperadas, aqueles lembretes e os problemas, são infinitos… há muito pouco que não pode esperar um mÃnimo de 59 minutos.”
O e-mail funciona de forma reativa e não pró-ativa, segundo Julie, ou seja, você pula de Ãtem para outro Ãtem, e seu dia fica dependente dessa escalada. O ideal é, ao começar seu dia, se atentar à uma tarefa que necessite foco.
“É difÃcil ir da sua parte rasa do seu cérebro, o córtex frontal, para as outras partes onde a estratégia e relações acontecem”, disse Morgenstern. “É mais fácil começar na parte mais profunda do cérebro e ir para as rasas.”
O fundador do Tumblr, David Karp, que vendeu sua empresa ao Yahoo por $1,1 bilhões de dolares, disse recentemente a Inc.: “Eu tento muito não checar meus e-mails até chegar ao escritório. (…) Ler e-mails em casa nunca é bom, nem produtivo”.
O blogueiro Sid Savara, reconhecido como um dos melhores treinadores de desenvolvimento pessoal do mundo, argumenta que o e-mail pode distraÃ-lo do que você realmente quer e precisa trabalhar. “Assim que você se levantar, trabalhe em algo importante por 30-45 minutos, e só depois verificar sua caixa”, Savara sugere. “Se você pode suportar, espere ainda mais. Alguns dias eu não verifico meus e-mails até depois do almoço.”
Assim como Julie, Savara explica que o e-mail te força ler Ãtem a Ãtem, e-mail a e-mail, tarefa a tarefa, em vez de definir uma agenda.
E tem outro motivo, que pra mim é a mais importante de todos, se você abrir algum e-mail que não é tão bacana assim, uma bronca do chefe por exemplo, seu humor vai embora, fato. Pois é na manhã que configuramos o tom que levamos para o resto do dia.
Portanto, vai tomar seu café da manhã, ler seu jornal, faça uma tarefa com prioridade já estabelecida, então, depois, abra seu e-mail.