Colunas

Qual a quantidade mínima de exercício que devo fazer para ser saudável?

30 de novembro de 2020
Postado por Daniel Senna

Dar uma caminhadinha até a padaria da esquina ou pegar pesado na academia todos os dias? Um estudo revelou a quantidade exata de exercícios que precisamos fazer para ter uma vida saudável.

 

Em tempos de isolamento social, a atividade física é ainda mais importante. Isso porque, a prática de exercícios físicos melhora a saúde mental, reduz o estresse e ainda diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose etc.

Mas entre o famoso “levantamento de copo” e passar 3 se exercitando no mesmo dia, qual é o caminho do meio? Afinal, qual é a quantidade ideal de exercício que devemos fazer para sermos saudáveis?

 

Qual a quantidade exata de exercício que devemos fazer?

De acordo com o estudo da American College e American Heart Association, deve-se fazer 2h30 de atividade física em intensidade moderada por semana. Isso significa uma média de 30 minutos por dia, cinco vezes por semanas.

Agora, você deve estar se perguntando: a minha rotina de trabalho está muito pesada e os dias estão muito corridos. O que fazer então?

Nesse caso, ao invés de fazer 30 minutos de atividades diárias, pode-se fazer os 150 minutos de atividade física em um ou dois dias da semana. Dessa forma, você faria os exercícios nas suas folgas.

Porém, ainda segundo o estudo, há o risco de lesões devido ao longo período de esforço e também pelo fato de você ter ficado muitos dias sem fazer nenhuma atividade física.

 

Quais as atividades físicas você pode fazer?

Mas não se preocupe, puxar ferro ou correr uma maratona são duas das diversas formas de atividade física que você pode fazer. Entre elas estão andar de bicicleta, nadar, dançar ou até mesmo caminhar.

Todas proporcionam diversos benefícios para a saúde. Não há uma resposta exata sobre qual é o melhor exercício. O importante é manter a frequência das atividades, bem como buscar alternâncias entre elas.

A combinação de diferentes as atividades aeróbicas (subir e descer escadas, caminhadas e corridas, pular corda, pedalada, burpee, dança) e anaeróbicas (inclui movimentos de alta intensidade em curto período, como a musculação, exercícios de velocidade, natação, pilates, sprints, yoga) ajuda as pessoas a aproveitarem, ao máximo, os benefícios da prática de exercícios físicos.

Agora se tá difícil começar a caminhar ou fazer qualquer atividade física por 30 minutos, 5 vezes na semana, existem duas técnicas interessantes que podem te ajudar:

 

Quais os benefícios dessas práticas?

Quem faz atividades físicas regularmente tende a sentir melhor e melhorar a performance em diversos aspectos na vida. Além disso, a prática também proporciona muitos benefícios para a saúde e entre eles estão:

  • ajuda no tratamento da ansiedade, depressão e distúrbios relacionados ao sono;
  • diminui o risco de infarto;
  • previne diabetes;
  • reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial.

CNN, Centro Médio Martins

MATÉRIAS RELACIONADAS