Se você quer ver o futuro, acha que assim vai ser melhor.
Só que nada é tão seguro.
Pode ser até pior.
Você pode não ter os poderes da Raven, mas lê horóscopos diários e acredita que astros influenciam sua vida?

(imagem: astronomia)
Traduzindo: quem nasceu em primeiro de maio e acredita que o seu signo seja touro, na verdade é de gêmeos, por conta do eixo de rotação da terra, o que mudaria as posições dos astros.
Para tirar isso a limpo, procuramos verificar essa história com especialistas. Afinal, será que astrologia é a maior balela da história da humanidade?
Desvendando a polêmica!
Para o Prof. Dr. Roberto D. Dias da Costa, cientista e chefe do Departamento de Astronomia do IAG/USP, as constelações dos zodíacos existem bem mais que 2000 anos, talvez mais de 3000 anos, pois foram estabelecidas pelos babilônicos, que herdaram essa tradição dos Caldeus e outros povos, ainda mais antigos.
“A precessão dos equinócios, ou seja, o fato de que o eixo de rotação da Terra gira como um pião, com período de 26.000 anos, de fato faz com que o Sol não esteja nas constelações em que os astrólogos alegam estar nas datas previstas pelos horóscopos. Mas mesmo que isso fosse corrigido, ainda assim não há relação de causa e efeito entre as posições dos planetas no céu e o comportamento humano. ”, afirma Costa.

A polêmica divulgada pelo 9gag pontua o fato científico de que o sistema zodíaco está errado em cerca de 30º, mas segundo Costa, isso é apenas um erro adicional, não é determinante para a falta de caráter científico da astrologia, embora ela não possua algum.
“Os resultados obtidos pela astrologia não seguem o método científico, não são passíveis de ser testados (…), vários testes estatísticos já foram tentados para validar resultados astrológicos e todos eles falharam. ”, finaliza o professor.
A diferença entre Astrologia e Horóscopo
Embora a astrologia não siga um método científico tradicional, muitas pessoas acreditam e se identificam, e ela já chegou a ser considerada “a grande ciência”, no passado.
“A própria Astronomia nasceu da Astrologia. Costumamos dizer que são irmãs (…), antes a Astrologia era muito mais utilizada para o contexto coletivo, social/político e passou a ser mais aplicada ao ser humano só num tempo mais recente”, afirma a astróloga e pesquisadora de comunicação da Cásper Líbero, Titi Vidal.
Segundo a astróloga, a astrologia é um estudo complexo que inclui outros saberes, além da astronomia, como mitologia, psicologia, e política, podendo ter outras narrativas que são mais abrangentes que o horóscopo – uma previsão feita considerando apenas o signo solar -, logo ambos não são a mesma coisa, sendo um assunto polêmico dentro da própria astrologia.
Há uma forte divisão em torno do horóscopo, embora profissionais específicos sejam contratados por revistas e jornais para fazer as previsões, acreditando que seja uma forma de divulgar mais a astrologia, “de alguma maneira os astrólogos são “obrigados” a fazer horóscopo, se querem divulgar algum outro conteúdo astrológico mais profundo, pois essa é a demanda da mídia e do público”, aponta Titi.
Imagem de capa: institutoreikianahata
Fontes: 9gag | Superinteressante