A nossa querida Catuaba pode salvar vidas, revela estudo da USP
Além de fazer muitas noites maravilhosas Brasil afora, agora foi descoberto que nossa amada catuaba pode, literalmente, salvar vidas!
Segundo o site da Superinteressante, uma equipe da USP, liderada pelo professor Irineu Tadeu Velesco do Departamento de Clinica Médica da universidade, usou um composto da planta da catuaba em um coração “problemático” de um coelhinho, e pasme, segundo os especialistas, o coraçãozinho do animal voltou a bater normalmente.
O composto, que recebeu o nome de “Catuama“, ainda possui ingredientes como gengibre, guaraná e muirapuama, e, de acordo com o professor, seu poder é tão notável que em 6 ou 7 anos poderá ser usado como substituto do desfibrilador, o aparelho de choque usado em paradas cardíacas, dando uma economia de 30 mil dólares (por aparelho) aos hospitais.
Segundo publicação do Jornal da USP, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que finalmente a Catuama comece a ser usada nos hospitais, e um investimento de 500 milhões deverá ser empregado ao estudo.
Enquanto a gente aguarda, continuemos a fortalecer nosso coração como já fazemos aos finais de semana.