• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

A ‘Metáfora do Bombom’ vai calar a sua boca

Como explicar sua ideologia de maneira simples, economizando o tempo que gastaria com um textão.

Ah, o Facebook, o lugar onde todos dão suas opiniões em textões, mas não aceitam ideias contrárias. Afinal, quem nunca discordou de alguma publicação e começou uma discussão infinita pra tentar defender seu ponto de vista?

Com a Metáfora da Caixa de Bombom, feita pelo canal do Clarion de Laffalot, você terá como explicar sua ideologia de uma maneira simples e vai economizar muito do tempo que gastaria escrevendo textão por aí.


Passo a Passo

A Metáfora da Caixa de Bombom

A metáfora é feita com duas caixas de bombons concorrentes e um recipiente:

A_Teoria_do_Chocolate_vai_calar_a_sua_boca

A caixa da Garoto representa a ideologia A, que pode ser qualquer coisa como: descriminalização da maconha, casamento homossexual, etc.

A_Teoria_do_Chocolate_vai_calar_a_sua_boca(2)

A caixa de bombons da Nestlé, obviamente, representa os pontos contrários à ideologia A: a possível apologia às drogas, com a liberação da maconha ou à favor da família tradicional.

A_Teoria_do_Chocolate_vai_calar_a_sua_boca(3)

Geralmente as pessoas pensam que, se você gosta de algum bombom (ideia) da caixa da Garoto (ideologia A), é obrigado a gostar de todos os outros bombons (ideias) que a compõe, ou seja, da caixa inteira (toda a ideologia) – e não é bem assim.

A_Teoria_do_Chocolate_vai_calar_a_sua_boca(6)

Mas caso você não goste de algum bombom (ideia), automaticamente te empurram a outra caixa de chocolate inteira (ideologia) e te obrigam a aceitar tudo, sem antes perguntar se você gosta ou não.

A_Teoria_do_Chocolate_vai_calar_a_sua_boca(7)

Para deixar tudo equilibrado, basta selecionar os bombons (ideias) que você gosta da caixa da Garoto (ideologia A) e, claro, dispensar aqueles que você não gosta.

Ou seja, se você é à favor da descriminalização da maconha, mas não concorda com a venda em massa, leve em consideração somente o que te agrada dentro desta ideologia.

A_Teoria_do_Chocolate_vai_calar_a_sua_boca(12)

Depois é só repetir o processo de seleção de bombons (ideias) com a outra caixa (ideologia). Usando a ideologia contrária da descriminalização a maconha: se permanecer como droga ilícita, o uso será restrito, mas poderá incentivar o contrabando e o tráfico.

Assim, é possível agregar ideias de ideologias opostas e criar sua própria opinião. Sem ter que aceitar e concordar absolutamente com nenhuma.

A_Teoria_do_Chocolate_vai_calar_a_sua_boca(13)

No fim, você terá seu próprio ideário, sua própria opinião, e somente com partes das ideologias que você concordar e achar necessário levar em consideração para usar como argumento.

Então galera, vamos parar de discussão desnecessária, pois uma ideologia não está centrada numa única questão, nós temos sim que questionar todas suas vertentes, absorver as que mais nos agradam e mais expressam os nossos ideais. Afinal, nem só de “sonho de valsa” se sustenta uma caixa, né?

Imagens: Youtube

Fonte: Awebic

Amanda Conte
Filmes infantis são seus favoritos, mesmo tendo 23 anos. Chocolate e livros são seus únicos vícios. Jornalista, escritora independente e paulistana até a alma.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui