Então você esta caminhando pela rua, ouvindo aquela música gostosa nos fones e pensando no que fazer para o jantar. Tudo parece tranquilamente bem, até que a pessoa que caminha na sua frente muda tudo.
Num movimento rápido e sem anúncios, ela espirra, e você, que está logo atrás, é presenteado com uma névoa de saliva, bactérias e vírus.
O fato é que isso não é apenas anti-higiênico, pode afetar a saúde das outras pessoas, ainda mais agora com o surto da gripe suína (influenza), causada pelo vírus H1N1, que já provocou várias mortes no Brasil.
Por isso, consultamos especialistas para descobrir direitinho o jeito certo de espirrar.
A etiqueta do espirro
Para o infectologista da plataforma Doctoralia, Dr. Renato Ferneda de Souza, tomar alguns cuidados no dia a dia e no modo de espirrar, podem evitar com que gotículas de vírus se espalhem no ar com mais facilidade.
“ O modo mais correto de espirrar seria com a proteção do antebraço. Com isso, evita-se o espalhamento de gotículas com vírus pelo ar ou pelas mãos que os portadores colocarão em portas, maçanetas e locais diversos, permitindo a propagação do vírus em quaisquer locais. ”, aponta.
Para o Dr. Leonardo Albuquerque, médico clínico do Hospital São Luiz, a maneira certa de espirrar também é a utilização do antebraço para cobrir a boca e evitar o contato com as mãos.
“Com as mãos você costuma cumprimentar outras pessoas, ou até mesmo encostar em objetos e elas podem transmitir perdigotos, que são micropartículas contaminadas com o vírus.”, afirma.
Ajuda Ilustrada
A página do Facebook Pictoline Brasil compartilhou uma ilustração bem bacana sobre como espirrar corretamente e ótima para compartilhar com os amigos, veja só:
Outras formas de se cuidar
O Dr. Renato Ferneda de Souza ainda citou outras formas de se prevenir contra a H1N1 e outros tipos de gripe. Veja:
- Frequente higienização das mãos, principalmente se a gripe estiver em vigência;
- Ter hábitos e alimentação saudáveis, porque evitam o contágio de gripes;
- Manter locais arejados;
- Evitar contato próximo à pessoas com sintomas de gripe.
Ainda sobre a gripe H1N1, o Dr. Leonardo Albuquerque acrescenta outra dica que não deve ser esquecida: a vacina, principalmente para grupos de risco como gestantes, idosos, indígenas, doentes crônicos, crianças (inclusive entre 6 meses a 2 anos) e profissionais da saúde.
Informações Extras (e importantes)
A vacina também protege contra os vírus H3N2 e tipo B e estão sendo oferecidas nos postos de saúde. A campanha contra a gripe H1N1 começa no dia 30 de abril e vai até o dia 20 de maio.
Fique ligado, e lembre-se, se espirrar utilize o seu braço. O mundo agradece.