• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

A difícil (e deliciosa) trajetória da Vegetariana, Carnívora de Coração

Virar vegetariana, pra mim, foi como parar de fumar.

Eu amo carne.

Mas vamos pensar um pouco além. No Brasil existe mais boi que gente. São 212 milhões de cabeças de boi e 202 milhões de seres humanos. Uma das maiores ameaças às florestas e ao aquecimento global é a pecuária, grande causadora de desmatamentos. E não estou nem entrando na questão dos maus tratos, da crueldade…

Fato é que muitas pessoas adotaram uma alimentação vegetariana, ou vegana, como um caminho mais harmonioso para si próprio e para o mundo. Eu sou uma dessas pessoas.

Mas, pasmem, eu realmente amo carne. Virar vegetariana, pra mim, foi como parar de fumar. E eu acabei sacando algumas coisas que me ajudaram.

A primeira coisa que você tem que entender antes de virar vegetariano no Brasil é que nosso país tem a carne como a base da alimentação. Carnes e grãos. O prato básico do brasileiro é bife, arroz e feijão. O famoso PF.

Isso foi moldando nossa ideia de que é impossível viver sem ela. Mas deixa eu te contar um segredo: existe basicamente 4 tipos de carne pra centenas de tipos de verduras, legumes e frutas!

Armandinho 1

tirasarmandinho

Por isso, no começo, não arrisque ir em restaurantes “comuns”, simplesmente porque esses restaurantes baseiam seu cardápio na carne e a única opção para nós será o acompanhamento das carnes. Eles não pensam em receitas vegetarianas e o que vai acontecer é que você só vai ter arroz, batata e macarrão pra comer e ficará frustrado.

Então, a grande sacada pra quem acabou de virar vegetariano é frequentar locais vegetarianos, veganos ou que tenha essas opções no cardápio. Aí você vai descobrir que comer sem carne é uma delícia! E mais do que uma dieta é um novo estilo de vida.

Eu moro na cidade de São Paulo e aqui, nos últimos dez anos, mais que triplicou a oferta para vegetarianos e veganos. Pra todos os gostos e todos os bolsos.

Além disso, apareceram apps incríveis que listam os restaurantes vegs mais próximos de você pela sua localização:

  • O que eu uso é o SPVeg (disponível para Android e iOS). Ele já me salvou várias vezes em que deu a hora do almoço e eu estava em um bairro que não conheço direito;
  • Para quem mora em outras cidades, tem o BeVeg (disponível para Android e iOS), que lista restaurantes no Brasil inteiro;
  • E o Meatless (disponível para Android), que lista os deliverys vegs!

Armandinho 2

tirasarmandinho

Outra coisa que me irrita é quando colocam “comida vegetariana” como uma categoria gastronômica. Ela não é uma categoria, ela é uma outra forma de preparar as refeições. Então você pode ter cozinha italiana vegetariana, pizza vegana, tortas vegetarianas, comida gourmet vegetariana, X-burguer vegetariano, doceria vegana, etc…

Só que aí vem um segundo problema: sair com os amigos que não são vegs. Eles torcem o nariz. Acham que em restaurante vegetariano só tem alface, quinoa e uma gororoba que nós chamamos de carne de soja. (e isso não é verdade).

Por isso, pra você que está dando os primeiros passos nesse caminho lindo, eu listei cinco restaurantes vegetarianos que até os carnívoros vão adorar (pode confiar, já testei todos com amigos que adoram carne). Quem sabe eles não amam e aderem ao movimento. 

5 Restaurantes vegetarianos que até os carnívoros vão adorar (São Paulo)

1 e 2. Gopala Madhava | Gopala Hari 

Ambos são bem parecidos, já foram dos mesmos donos, mas agora se separaram. Eles são restaurantes de culinária indiana, vegetarianos, mas com opções veganas. Abrem no almoço e cobram um preço fixo que inclui refeição, suco a vontade e sobremesa.

Para mais informações acesse o site do Gopala Madhava e do Gopala Hari.

restarante1_sosolteiros

ecoera

3. Barão Natural 

O Barão Natural é um restaurante de “comida de todo dia” e totalmente vegano. Mas o diferencial é que, além de magicamente delicioso, ele tem um preço mais acessível. (15 reais em Pinheiros e Tatuapé e 12 reais o do Centro) pra comer a vontade!

restaurante2_sososteiros

dicadeamigue

4. Goa

Goa é um restaurante mais gourmet. A proposta do chef Augusto Pinto é unir bom gosto com o menor impacto ambiental possível. Ele tem opções vegetarianas e veganas e não vende nada industrializado para minimizar o uso de embalagens e produtos químicos. O ambiente é lindo e o cardápio é bem sofisticado.

goa_sosolteiros

aventure-se

5. Prime Dog 

Fast food vegano. Não acredita? Então vai lá e veja com seus próprios olhos. O Prime Dog é uma lanchonete do lado do metrô Ana Rosa. Eles fazem verdadeiras mágicas com hambúrguer, x-burguer, hot dog, nuggets, maionese, milk shake, tudo vegano! Quem disse que vegano tem que só comer “saudável”?

prime

justfound

Viu? Comida vegetariana tem pra todo gosto. Agora você já tem resposta quando te perguntarem: “Virou vegetariano? Mas, então, o que você come?”

– Escreva aqui nos comentários o restaurante vegetariano da sua cidade que deixa muita churrascaria no chinelo.

Roberta Nader
Ativista pra mudar o mundo. Roteirista, cronista, editora, observadora de bichos e plantas, mergulhadora, leitora compulsiva. Viajante dos mundos: o nosso e o meu. mais em: robertanader.com

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui