Você acha chique fumar? Ou não, você acha isso muito ridículo?
“Que isso cara, eu não acho nada, só fumo e pronto.”
“Que Zé Roela, empesteia o ambiente e ainda fica com bafo de privada”
A briga entre fumantes e não fumantes não vem de hoje, afinal tem gente que ama, e outros que não podem nem sentir o cheiro, literalmente. Para munir os que são a favor do Bem Estar, foi criado o projeto Tobacco Body (em inglês), pela Sociedade Finlandesa do Câncer, para mostrar de forma interativa os danos que o cigarro traz.
Essa organização finlandesa tem o intuito de fazer você pensar duas vezes antes de acender um cigarro.
No site do projeto você tem um olhar de corpo inteiro, podendo observar o que acontece quando fuma a longo prazo, tanto para o homem, quanto para mulher.
Além de elevar o risco de câncer de pulmão, muitos dos efeitos que o site menciona são estéticos. Por exemplo, os fumantes são mais propensos a ter acne por causa da má circulação de sangue na pele. (Embora alguns estudos científicos, como este, não confirme isso essa afirmação.)
Fumantes tendem a desenvolver unhas e dentes amareladas por conta da nicotina, e correm o risco de rugas prematuras. Fumar acelera o processo de envelhecimento da pele, e não apenas em seu rosto, de acordo com a Clínica Mayo .
Fumar também não é bom para a saúde reprodutiva. Fumar diminui a densidade do esperma nos homens, e pode prejudicar fetos em mulheres grávidas. Ele também pode contribuir para uma queda no desejo sexual e disfunção erétil.
O site afirma que homens e mulheres fumantes são mais propensos a ter úlceras de estômago. E, embora muitas pessoas dizem que cigarros ajuda a relaxar, fumar agride seus níveis gerais de estresse, diz o site. Um estudo de 2010 descobriu que as pessoas que param de fumar percebem uma queda no estresse, após um ano, em comparação com outras que continuaram fumando.
E aí, em qual time você joga?
Fonte: NY Daily News